Como fazer uma dieta saudável

Fazer dieta não é fácil. Não existe milagre e a quantidade de informações é tanta que confunde quem busca formas e alternativas que funcionem.

A primeira coisa que todo mundo precisa saber é que dieta não significa passar fome para emagrecer ou controlar o peso.

A dieta tem relação com a rotina alimentar de cada indivíduo, com os hábitos alimentares.

Neste artigo vamos dar 10 dicas de como fazer uma dieta saudável que vai ajudar na reeducação alimentar e na perda de peso a longo prazo (6 dicas de ouro para uma reeducação alimentar saudável).

Seguir uma dieta saudável é mudar o nosso estilo de vida. Mas, não tente mudar drasticamente. Muitas pessoas desistem quando mudam de estilo de forma brusca. São pequenos passos que podemos adotar um de cada vez.

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como fazer uma dieta saudável

1 – Coma de forma fracionada

Não fique muito tempo em jejum. Quando você não faz pequenos lanches durante o dia, você tende a comer muito na hora das refeições.

Coma de três em três horas, faça um pequeno lanche antes do almoço, no meio da tarde e antes de se deitar para evitar a hipoglicemia (redução da quantidade de glicose no seu sangue) e ganhar mais disposição em suas tarefas diárias, além de aumentar a capacidade do organismo de emagrecer com saúde.

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2- Água = calorias zero

Sempre escolha água em detrimento de sucos e refrigerantes (5 maneiras geniais para você beber mais água). Além de ter zero de caloria, a água faz bem para o corpo como um todo, inclusive pele e cabelos. O consumo ideal é de 1,5 a 2 litros por dia.

Para dar um sabor refrescante e apetecível, adicione algumas folhas de hortelã ou gotas de limão.

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3. Prefira alimentos integrais

Os alimentos integrais possuem poucas calorias e são ricos em fibras, sais minerais, vitaminas e ajudam a diminuir a absorção do colesterol, fornecem energia e são um ótimo aliado para o funcionamento correto do aparelho digestivo.

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4. Elimine a fritura para fazer uma dieta saudável

Elimine frituras da sua vida e substitua por assados e grelhados.

alimentação saudável versus alimentação gordurosa

5. Prefira carne branca à carne

Sempre que possível substitua a carne vermelha à carne branca (frango, peru, principalmente o peixe que é rico em Ômega 3)

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6. Reduza o açúcar e o sal

Reduza o número de colheres usadas para adoçar o café e prefira consumir sucos e chás puros.

O sal em excesso é uma verdadeira bomba relógio para o seu coração. Reduza e substitua por especiais e ervas aromáticas para temperar os alimentos.

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7. Escolha laticínios magros

Há uma enorme variedade de leite, iogurte e queijos. No entanto, dê preferência pelos desnatados e frescos. Eles têm cinco vezes menos colesterol.

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8. Prefira alimentos frescos aos industrializados

No intervalo das refeições, dê preferência aos alimentos frescos como frutas e legumes que são ricos em fibras, vitaminas e minerais (Comer mais frutas e legumes nem sempre ajuda a perder peso).

Os alimentos industrializados possuem excesso de corantes, gorduras, conservantes e sódio e retêm líquidos prejudicando a saúde.

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9 – Corte o refrigerante

Os refrigerantes fazem mal até mesmos aos ossos. Além de serem extremamente açucarados e calóricos, eles possuem uma grande quantidade de fosfato que libera o cálcio e enfraquece os ossos, podendo causar até osteoporose.

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10. Ceda uma vez por semana às tentações

Você pode seguir uma dieta saudável e equilibrada, mas pode ceder à tentação de comer um mousse de chocolate, uma cheesecake ou uma fatia de pizza, pelo menos, uma vez por semana. Saboreie esses pequenos prazeres da vida e coma sem sentimento de culpa.

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Uma dieta saudável precisa ter todos os grupos alimentares e consumir alimentos de qualidades que oferecem vitaminas, minerais, fibras e tudo aquilo que é necessário para o bom funcionamento do seu organismo.

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