Dicas imperdíveis para aliviar os sintomas da TPM

Agora vamos falar de um problema que atinge muitas mulheres mensalmente e que, mesmo sem querer, acaba respingando nos que estão em volta, ou pais, filhos, maridos, namorados, chefes, colegas de trabalho, enfim, um problema que acaba sendo geral, de todos, que de uma forma ou outra, convivem com quem sofre com a maldita TPM.

Certamente, em função disso, para algumas mulheres (na verdade muitas), determinados dias do mês se transformam em verdadeiros sacrifícios, sempre envolto de grande tensão. Dores de cabeça, inchaço, irritabilidade, ansiedade, aumento de apetite, mudanças de humor, acnes, são alguns dos muitos sintomas assinalados por quem sofre esse problema – direta ou indiretamente- enfim, que atingem o público feminino durante o ciclo menstrual.

mulher na TPM

Nessas horas, qualquer medida para diminuir esses sintomas é de grande ajuda, tanto para quem sofre como para quem é obrigado a conviver com as vítimas , diretas, da TPM, e, acredite, a alimentação pode ser uma importante aliada no combate à TPM.

Principalmente nesta fase em que o organismo demanda mais nutrientes para se manter em equilíbrio, os alimentos são fontes de nutrientes, ou seja, uma boa alimentação pode ajudar, e muito a amenizar os sintomas. Uma importante dica recomendada pelos nutricionistas é acrescentar à dieta alimentos com magnésio, cálcio, potássio e complexo B.

Imagens: we heart it

Inclua na alimentação:

Chocolate? Pois é, a boa notícia é que pode sim, na verdade o chocolate, para alegria geral da mulherada, está liberado, pode ser consumido já que, comprovadamente, faz bem para o humor, pois na composição do chocolate está presente o cacau, que é rico em um aminoácido que ajuda na produção da serotonina. Serotonina, para quem não sabe, é um neurotransmissor conhecido como um dos “hormônios da felicidade”, o que explica aquela sensação boa quando comemos chocolate. E não precisa muito, pois em uma pequena quantidade de 15g, por exemplo, já é bastante benéfica para esse período.

Porém, muita calma nessa hora, como tudo que é demais faz mal, com chocolate não seria diferente, portanto, nada de consumir carboidratos e alimentos ricos em açúcar em excesso, pois isso pode fazer, justamente, o efeito inverso e piorar a TPM.

Vale a dica, o ideal sempre é manter uma alimentação balanceada, de preferência com a orientação de uma nutricionista, que sabe identificar as carências nutricionais de cada um, prescrevendo uma alimentação mais equilibrada baseada nas necessidades particulares de cada paciente.

INFOGRÁFICO DA TPM

Sair da versão mobile