Dicas para cuidar do corpo durante a gravidez

Que a gravidez deixa as mulheres mais bonitas…isso todo mundo já sabe.

A pele fica mais viçosa e os seios dão aquela turbinada, só que, claro, toda a gestante precisa dar uma atenção especial aos cuidados com o corpo e rosto durante a gravidez, para que essa fase não deixe lembranças desagradáveis, então, anote essas dicas para poder aproveitar sem medo esse momento mágico na vida de qualquer mulher.

Veja Também: 32 brincadeiras para chá de bebê, as mais divertidas

Mais: Gravidez sem estrias é possível, saiba como!

cuidados com a pele na gravidez

Cuidados com o corpo na gravidez

Rosto – Ao mesmo tempo que os hormônios deixam a pele das gestantes mais hidratada e viçosa, inclusive vindo a desaparecer a acne lá pelo quarto mês, e se não sumirem pode apelar para limpeza de pele e tratamentos como peeling de cristal depois do primeiro trimestre. As manchas são motivos de muitas queixas das futuras mamães, tudo por causa da produção de melanina, que fica estimulada, alterando a pigmentação da pele, o que acaba favorecendo o surgimento de sinais amarronzados. Uma importante dica, é caprichar no protetor solar com FPS acima de 30 e… evitar o sol. Mas, se mesmo assim elas aparecerem, não precisa entrar em desespero, geralmente elas vão embora lá pelo quarto mês após o parto. E se seu caso for daqueles bem acentuados, seu dermatologista poderá indicar um creme clareador próprio para gestantes

Como acabar com a acne na idade adulta

13 Dicas para você ter uma pele linda e saudável

Seios – Os seios já ficam bem maiores logo no primeiro mês, e à medida que a gravidez vai avançando, as aréolas podem ficar mais escuras se tornando salientes. Como a pele dessa região se distende rapidamente, a grávida corre o risco de as fibras se romperem, causando as famosas e mal vindas estrias. A dica é caprichar na hidratação com muitos óleos e cremes à base de elastina e silício, aplicados até duas vezes ao dia. Porém, não deve se passar nada nos mamilos nem nos bicos, para não afinar a pele, o que pode prejudicar mais tarde a amamentação.

Cuidados com a pele: 5 maneiras de manter suas mãos jovens

Saiba como hidratar o corpo

Mãos e unhas – Se durante a gravidez você perceber que apareceu uma vermelhidão na palma da mão no segundo trimestre, não fique nervosa, é comum aparecer o eritema palmar, que nada mais é que um distúrbio vascular causado pela elevação dos hormônios estrogênicos, mas sempre desaparecem entre seis e sete semanas depois do parto. E uma outra ameaça para as mãos e unhas são as infecções por fungos, vírus e bactérias, pois a imunidade nessa fase diminui, a dica é prevenir, sempre secar bem as mãos ao lavá-las, usar luvas nos serviços domésticos e não tirar a cutícula, que é uma proteção natural. Os esmaltes estão liberados, mas na hora de retirar, substitua a acetona por removedor hipoalergênico.

Barriga – Valorize sua barriga com roupas que realçam a silhueta, mas não descuide da hidratação e a nutrição da pele da região, que fica altamente sujeita a estrias, devido ao estiramento excessivo. Apesar de o terceiro trimestre ser o mais crítico, os cuidados devem estar presentes desde o início da gravidez. Mas cuidado, as grávidas não podem usar substâncias antiestrias, como o ácido retinoico, nem hidratantes à base de ureia, que têm ação mais intensiva, então, a dica é abusar muito, desde cedo, dos cremes especiais para grávidas.

Como prevenir a celulite: saiba mais

Drenagem Lipossônica Ativa, o tratamento do momento

Pernas – Uma preocupação entre as futuras mamães são as pernocas, onde podem aparecer inchaço, celulite e varizes, e, claro, as varizes são uma dor de cabeça e tanto, e têm como causa dilatação das veias e aumento do sangue em circulação. E muita calma nessa hora, o excesso de peso agrava o risco, principalmente para quem tem predisposição genética. A dica é procurar não engordar muito, apenas o indicado pelo médico, evite também passar muitas horas em pé ou sentada e faça repousos diários com as pernas elevadas. Veja se o médico recomenda meias elásticas. E adote, do segundo trimestre em diante, com autorização do obstetra, massagens, como drenagem linfática, pois elas descansam, diminuem o inchaço, melhoram a circulação e previnem contra celulite. Em casa, procure recorrer a aplicação de cremes e óleos em movimentos ascendentes antes de dormir, pois isso ativa a circulação e alivia tensões.

Dor de cabeça: Dicas para entender e combater

5 Dicas para ter pés de princesa

Pés – Infelizmente, os queridos pés acabam sofrendo com a retenção de líquido desde o início da gravidez, muitas vezes, agravando o inchaço no terceiro trimestre, e o aumento de peso predispõe a fissuras nos calcanhares e a queda de imunidade favorece micoses. Por isso, adote sapatos adequados, por exemplo, de bico arredondado, salto de até 3 centímetros, boa forração interna e sem costuras, que causam atritos e a formação de calos. Uma dica é também comprar sapatos, nessa fase, um número maior. Mas cuidado, evite sandálias, principalmente rasteiras, pois favorecem as rachaduras. Descarte calçados de material sintético, que não permitem boa respiração e propiciam alergias e a proliferação de fungos. Depois do banho, seque bem os pés. Um hidratante mentolado ou óleos de amêndoa e de semente de uva completam os cuidados e combatem as rachaduras.

Sair da versão mobile