Detox capilar caseiro: 4 receitas para tratar cabelos oleosos ou com acúmulo de resíduos

Diminuindo alguns incômodos, como oleosidade excessiva dos fios, acúmulo de resíduos e o surgimento da caspa.

O detox capilar caseiro é capaz de diminuir alguns incômodos, como oleosidade excessiva dos fios, acúmulo de resíduos e o surgimento da caspa. Se você nunca ouviu falar, descubra nesse artigo o que é e como preparar o seu!

Veja Também: Top 12 pecados que pioram cabelo oleoso

O que é o detox capilar caseiro

O detox capilar caseiro é uma maneira de desintoxicar o couro cabeludo e os fios, bem como fortificá-los. Para isso, é utilizado uma mistura caseira que pode ser preparada de diversas formas, com resultados diferentes.

Fato é que, no dia a dia, o cabelo sofre diversas agressões, como a exposição ao sol, ventos, suor ou poluição. Além disso, o uso dos mais variados cosméticos também acabam agredindo o cabelo ao deixar excessos de resíduos no couro cabeludo.

Esses resíduos acabam por tampar os folículos capilares, deixando os cabelos oleosos. Por conta dessas agressões é que se faz necessário um detox capilar caseiro. Ou seja, para fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo e nos fios.

Para fazer o seu detox não é preciso muitos ingredientes. Entretanto, alguns deles podem não ser muito fáceis de serem encontrados. Confira quatro receitas:

Veja aqui 7 coisas que estão deixando seu cabelo oleoso sem você perceber

1 – Detox capilar orgânico

Misturinha caseira para fazer um detox capilar caseiro

Ingredientes:

Modo de preparo:

Para preparar esse detox capilar caseiro, ferva aproximadamente 300 ml de água com as cascas de barbatimão. Após a fervura, retire do fogo e adicione o gengibre e o alecrim. Tampe o recipiente com a mistura e deixe em infusão até que esfrie.

Em um recipiente separado, adicione a argila verde em pó e vá adicionando a infusão até atingir a textura de um condicionador.

Modo de usar:

Para fazer uso dessa mistura, você precisará aplicá-la sobre o couro cabeludo e nos cabelos quando estiverem secos e sujos. Para que a aplicação seja feita de modo mais eficiente, faça uso de um pincel e aplique dividindo as mechas de cabelo.

Não é necessário uma quantidade grande nos cabelos, uma fina camada já será suficiente para retirar os resíduos. Deixe a mistura agir por em média 30 minutos. Após isso, lave com água e um shampoo livre de sulfatos.

Veja Também: 4 maneiras de controlar a oleosidade do cabelo e fazer as pazes com as madeixas

2 – Receita com bicarbonato e vinagre

Ingredientes:

Modo de preparo:

Esse é um detox bastante simples de fazer, basta misturar o bicarbonato de sódio em água até que se forme uma pasta.

O vinagre deve ser misturado na seguinte proporção: uma parte de vinagre para quatro partes de água. Reserve essa mistura para enxágue.

Modo de usar:

Nessa receita serão feitos dois processos: a aplicação da pasta de bicarbonato e a lavagem com vinagre de maçã.

Esse detox deverá ser feito com o cabelo sujo e úmido.

Para aplicar a pasta de bicarbonato, recomenda-se que o cabelo seja separado em mechas de modo que a pasta possa ser aplicada também no couro cabeludo. Após a aplicação, deixe agir por 20 minutos. Após os 20 minutos, deverá ser feito o enxágue com a mistura de vinagre e água.

Nunca utilize apenas água. Isso porque a pasta de bicarbonato de sódio, deixará o cabelo ressecado e com frizz devido a suas propriedades alcalinas. O vinagre de maçã será capaz de neutralizar os fios e devolver a eles o brilho e a maciez.

Veja aqui como recuperar os cabelos danificados em 5 minutos

3 – Receita com babosa

Modo de preparo:

Para o preparo dessa receita será usado a babosa, que auxilia na limpeza dos fios e do couro cabeludo e, o açúcar, capaz de esfoliar a área para remover células mortas.

Portanto, para unir os ingredientes, basta misturar o gel da babosa ao açúcar em um recipiente e misturá-los até que eles atinjam uma consistência cremosa.

Modo de usar:

Aplique a mistura no couro cabeludo e massageie. Deixe agir por cerca de 10 minutos. Enxágue e, após o enxágue, lave os cabelos com um shampoo neutro.

Veja aqui receita caseira com óleo de babosa para fazer o cabelo crescer

4 – Receita com óleo essencial e aveia

Ingredientes:

Modo de preparo:

Para essa receita basta misturar todos os ingredientes até que se forme uma pasta cremosa.

Modo de usar:

Os óleos essenciais dessa receita, possuem propriedades antifúngicas e anti inflamatórias que auxiliam no combate a caspa. Por isso, atente-se a aplicar a mistura no couro cabeludo para que ela aja limpando-o.

Aplique também nos fios, para que o bicarbonato auxilie na retomada da oleosidade natural do cabelo.

Com essas receitas, seu cabelo retomará a saúde, o brilho e a oleosidade natural dele. Depois de fazer o seu detox capilar caseiro, conte pra gente aqui nos comentários o que achou!

Sair da versão mobile