6 dicas para depilar a virilha e evitar pelos encravados

Não adianta, com os dias cada vez mais corridos e curtos, a praticidade sempre leva vantagem sobre qualquer outra característica, e assim, quando o assunto é depilar a virilha, a primeira escolha acaba sendo mesmo a mais fácil e rápida, que é a boa e velha lâmina de barbear, que ainda é a forma mais prática de remover os pelos da virilha.

Ok, mas a gente sabe que nem sempre essa prática acaba bem, podendo surgir bolinhas, vermelhidão e pelos encravados.

Por isso, resolvemos mostrar algumas dicas para evitar que esses problemas aconteçam e poder desfilar no verão de biquíni, livre dos pelos encravados.

Veja: Dicas e métodos para depilar virilha

1. LÂMINA CERTA

Nada de se depilar com a primeira lâmina que aparecer pela frente, isso pode resultar em inúmeros problemas.

É preciso utilizar uma lâmina de barbear nova e afiada, tomando o cuidado de substituí-la a cada mês.

E fica a dica, lâminas sem corte não arrancam os pelos e pegam a pele, causando cortes.

E as lâminas velhas estão mais propensas a espalhar bactérias. O correto é investir em um aparelho com mais de uma lâmina e flexível, para deslizar com facilidade na virilha, que é uma superfície irregular e super sensível.

Veja: Dicas para depilar com lâmina sem cortes e irritação

2. O MOMENTO CERTO

Não caia no erro de fazer a depilação logo que você entrar embaixo do chuveiro ou na banheira, deixe para fazer no fim do banho, que é quando a pele e os pelos estão mais macios,. O calor do vapor abre os folículos pilosos (onde nascem os pelos) e os torna mais maleávei.

Veja: Faça sua depilação durar mais tempo

3. CUIDADOS ANTES DE DEPILAR

Ninguém quer pelos encravados, nem a pele da região irritada, então, a dica é ter alguns cuidados antes de depilar.

Assim, antes de remover os pelos, invista em uma esfoliação com uma bucha e um sabonete de corpo hidratante por 20 segundos. Depois, enxágue e passe um condicionador de cabelo nos pelos para amolecê-los.

Uma outra dica é escovar os pelos com uma escova de dente dura (isso deve ser feito antes de entrar no banho, com a pele seca) na direção do crescimento para manter as pontas do pelo para cima e para fora da pele.

Mais: Depilação a Laser: Conheça as principais técnicas

4. PROTEJA A PELE

Uma dica, para proteger a pele, é tentar criar uma barreira de proteção com um creme de barbear, um óleo, um sabonete de corpo hidratante ou um condicionador de cabelo, antes de passar a lâmina, ou seja, proteja a pele! Usando um produto que lubrifique a pele, a lâmina irá deslizar mais facilmente.

Veja: Como cuidar, depilar e clarear as Axilas

5. ACERTE A DIREÇÃO

É preciso, antes de mais nada, cortar os pelos com uma tesoura de unha para garantir que eles não vão entupir sua lâmina, claro, se eles estiverem muito compridos.

Depois, é só raspar contra o crescimento dos pelos para ter um resultado mais eficaz. Mas, atenção, caso sua pele seja muito sensível, é melhor raspar na direção do crescimento.

Veja: O melhor método de depilação definitiva

6. CUIDADOS PÓS

Ok, você já se depilou, fez tudo certinho, mas, os cuidados não devem parar por aí. Depois de se depilar, é preciso aplicar uma loção hidratante livre de corantes e fragrâncias. E caso tenha se cortado durante a depilação, a dica, nesse caso, é aplicar uma pomada para evitar infecções.

Outro cuidado é procurar usar roupas largas por algumas horas após a depilação, para evitar possíveis irritações na pele. E se tiver alguns pelos encravados, a dica, então, é usar um esfoliante.

Veja: Como remover pelos encravados sem danificar a pele

Remédios caseiros para a irritação causada pela lâmina

Remédios caseiros para a irritação causada pela lâmina
Caso você tenha feito tudo certinho mas, mesmo assim, acabar surgindo uma irritação na pele causada pelo uso da lâmina, nada de se desesperar, veja abaixo algumas dicas de remédios caseiros que vão resolver seu problema:

Mais: Diga adeus aos pelos encravados

Adstringentes

Sabe aquele adstringente que você usa como tônico para o rosto? Pois é, ele também é um ótimo anti-sépticos que pode ser usado para aliviar possíveis irritações causadas pela lâmina.

A dica é molhar um pedaço de algodão com bastante adstringente e passar sobre a área afetada, terá um alívio rápido. Use logo após a depilação para evitar a irritação.

Veja: Adstringente caseiro: as 4 melhores receitas

Bicarbonato de sódio e água

Outra receita é fazer uma pasta simples de bicarbonato de sódio com água, é super eficaz também para suavizar a irritação causada pela lâmina.

Encha um copo com 1/4 de bicarbonato e adicione água para formar uma pasta, depois é só espalhar a mistura sobre a área afetada e deixar agir por alguns minutos. Então, enxague a pele e pronto, a irritação terá diminuído.

Mais: 8 Receitas Caseiras com Bicarbonato de Sódio

[ninja-inline id=9469]

Aloe vera

Outra dica é apelar para a Aloe vera, também conhecida como babosa, é ótima para acalmar pele irritada, pois possui propriedades calmantes e anti-sépticas.

Aplique o gel de Aloe vera duas vezes ao dia, por três dias seguidos. Para melhores resultados, a dica é apostar na Aloe vera pura, que vem em tubos, ou ainda, na própria planta vendida em mercados ou lojas especializadas.

Veja: Como fazer hidratação no cabelo com babosa: 5 Receitas Caseiras

Sair da versão mobile