11 dicas para reduzir a dor durante a depilação com cera

Um verdadeiro pesadelo, assim a maioria das mulheres consideram o momento da depilação com cera.

Vamos combinar, puxar os pelos, realmente, não é nada agradável, pois os fios são arrancados inteiros, com o bulbo capilar, nessa técnica, o que quer dizer que é preciso, realmente, ser muito macho para encarar esse desafio.

Mas porque para muitas mulheres esse momento não é assim tão sofrido?

A resposta é simples, claro, que esse momento não é fácil para ninguém, e o sofrimento com a depilação com cera é inevitável, mas, a verdade é que existem algumas atitudes que ajudam a tornar esse processo menos traumático. Quer saber quais?

Veja: Dicas para depilar com lâmina sem cortes e irritação

11 dicas para reduzir a dor durante a depilação com cera
Veja abaixo 11 dicas para reduzir a dor e o desconforto durante a depilação com cera:

1- Beba bastante água

Primeiramente, é preciso que a pele esteja bem hidratada, pois assim estará saudável, e, claro, sofrerá menos na hora da depilação, pois o pelo estará menos quebradiço, ficando mais fácil se desprender completamente.

Isso sem falar que uma pele seca tem a terminações nervosas mais expostas, que ficam mais sensíveis e transmitem mais impulsos de dor na depilação. Acredite, a melhor forma de hidratar a pele é de dentro para fora, ou seja, bebendo muita água.

Conheça: 5 maneiras geniais para você beber mais água

2 – Não use hidratante no dia da depilação

Muita gente acha que se entupindo de hidratante no dia da depilação irá compensar a pouca ingestão de água, mas esse é um grande erro, e só vai servir para piorar a situação, pois o hidratante cria uma pequena película sobre a pele, devido a suas substâncias mais oleosas, dificultando a aderência da cera, ou seja, ela não gruda na pele e, consequentemente, o pelo não consegue ser puxado. Resultado…mais dor!

Veja: 6 dicas para depilar a virilha e evitar pelos encravados

3- Não se depile no período pré-menstrual


A té a depilação fica mais complicada nesse período que antecede a menstruação.

Acredite, no período pré-menstrual a condução de dor é muito maior, pois os nervos aumentam as sinapses realizadas, intensificando as sensações.

Embora esse problema tenha dias específicos para acontecer, normalmente três dias antes e dois depois do início da menstruação, a dica é deixar para depilar após essa fase.

Veja: O que você precisa saber antes de suspender a menstruação

4- Evite o café antes de se depilar

E não só o café, na verdade, qualquer bebida estimulante, alguns refrigerantes e energéticos devem ser evitados por três horas antes da depilação. Isso porque a cafeína presente nesses itens faz com que os impulsos nervosos sejam aumentados na pele, tornando a dor ainda mais intensa.

Portanto, deixe o café ou refrigerante para depois, ok?

Veja: Dicas e métodos para depilar virilha

5- Tome um banho quente

Experimente um banho quente antes de se depilar, pois o calor do banho atua de forma semelhante ao calor da cera, dilatando os poros e permitindo que os bulbos capilares dos pelos passem com menos resistência, reduzindo a dor.

Mas, vale lembrar que a água muito quente remove a camada córnea da pele, que a protege, deixando-a mais sensível!

Veja: Sobrancelhas: Métodos de depilação

6- Faça uma esfoliação na região

Experimente também esfoliar a área que será depilada, pois isso ajuda a retirar as células mortas, facilitando a saída dos pelos, causando menos dor. Mas, é importante fazer esse processo constantemente, e não só antes da depilação.

Procure, no entanto, usar produtos indicados pelo dermatologista, pois alguns esfoliantes caseiros podem ter superfície irregular, e acabar causando lesões na pele, e isso pode causar ainda mais dor durante a depilação!

Conheça: O melhor método de depilação definitiva

7- Espere os pelos crescerem antes de depilar


É fundamental deixar os pelos crescerem entre uma depilação e outra, pois os pelos mais longos grudam com mais facilidade na cera e consequentemente saem com mais rapidez, enquanto os mais curtos demandam mais tentativas, ou seja, causarão mais dor ainda.

Saiba: Como cuidar, depilar e clarear as Axilas

8- Evite remédios para dor!

Para muitos os medicamentos significam uma saída fácil para a dor, mas não são, embora muita gente insista em tomar analgésicos ou mesmo passar xilocaína na região que será depilada, isso pode acabar trazendo mais sofrimento depois que o efeito passar.

E mais, o remédio pode mascarar a dor, e você acabar não sentindo o calor da cera, provocando queimaduras na região.

Mais: Faça sua depilação durar mais tempo

9- Escolha a cera certa

Vale ter em mente que nem toda cera é igual! É possível se depilar usando a cera quente ou fria, e a segunda costuma causar muito mais desconforto. Isso porque a cera quente, ao ser aplicada, faz com que os folículos se abram e o pelo saia mais facilmente.

Portanto, a dica é optar pela cera quente, principalmente em áreas mais sensíveis, como a virilha.

Mais: Depilação a Laser: Conheça as principais técnicas

10- Aposte no gelo

Outra dica é apelar para o gelo, apesar de contrair os folículos, tem alta ação analgésica na pele, reduzindo a dor no momento da aplicação.

No entanto, para não deixar o local molhado com o gelo que derreterá no contato com a pele, a dica é investir em placas térmicas, que tornam o local gelado sem umedecer a região.

Conheça: Técnicas naturais para eliminar os pelos do buço

11- Relaxe o corpo

[ninja-inline id=9469]

A tensão dificulta a saída dos pelos e quando estamos com o corpo tenso, duro, a dor é mais intensa, sem falar que a antecipação à dor também atrapalha, pois o paciente já está focado nela desde o começo.

Por isso, quando for se depilar, procure se distrair e relaxar.

Sair da versão mobile