Cupcake delicioso passo a passo

Quem não se derrete diante dos cupcakes? Eles são irresistíveis, não é à toa que viraram uma febre, são chamados de queridinhos, fofos, delicinha…O fato é que eles vêm roubando a cena em casamentos, batizados, aniversários (não só de crianças!). E o sucesso é tal que esses minibolinhos vem sendo até usados como presentes! E não pense que eles são difíceis ou muito trabalhosos…não, apesar de charmosos, eles são bem fáceis de fazer, é ótimo para fazer para a criançada, basta soltar a imaginação e sair criando diferentes combinações de massas e coberturas.

Curso de Cupcake

cupcake passo a passo


Ele não é nenhuma novidade não, nasceu no Reino Unido, por volta do século XIX, era conhecido como fairy cake (bolo das fadas), segundo dizem…passou a se chamar cupcake quando desembarcou nos EUA. Antes, porém, eram cozidos em copos de cerâmica individuais, por isso o nome, e ainda existe uma outra teoria que defende que o nome “cup” não advém apenas das formas em que eram assados, mas também da maneira de medir os ingredientes: por xícaras (cups). Bem, de qualquer forma, isso foi uma novidade para as confeitarias e muito funcionais, já que, por serem levados ao forno em pequenos recipientes, demoravam menos tempo para assar, agilizando a produção.

Curso Chocolates – Aprenda fazer Ovos de Páscoa, Trufas, Bombons e muito mais

cupcake delicioso

Bem, agora que vocês já sabem sua origem, vamos ao que realmente interessa…à receita!

Receitas de sucos funcionais para o verão

Cupcake de chocolate com ganache de frutas vermelhas

Cupcake de chocolate com ganache de frutas vermelhas

Preparo: 10 minutos
Cozimento: 35 minutos
Rendimento 12 unidades grandes, se feito em forma de muffim

Ingredientes
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 xícara de chocolate em pó
– 1 xícara de açúcar
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 pitada de sal
– 1 xícara de leite ¼ de xícara de óleo
– 1 ovo
– 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo
Unte as forminhas e separe. À parte, misture a farinha de trigo, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente, junte ao leite, o óleo, o ovo e a essência de baunilha. Una as partes – o líquido e a mistura inicial – de uma só vez e mexa suavemente. Não é necessário bater a massa, o objetivo é que ela fique irregular mesmo. Derrame a massas nas forminhas até 3/4 da altura. Asse e vigie. Sempre testando o ponto com o palito.

Ingredientes da cobertura:

– 1kg de chocolate branco picado
– 1/2 xícara de chá de creme de leite
– 1/2 xícara de chá de geleia de frutas vermelhas
– 3 colheres de sopa de inho do Porto

Modo de preparo
Em um refratário, coloque o chocolate e o creme de leite e derreta no micro-ondas, em potência média (50%), por 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Ao final do tempo, mexa bem para que o recheio fique uniforme.

Acrescente a geleia, o vinho do Porto e misture bem até obter um creme homogêneo. Coloque 1 ½ xícara (chá) desse creme em um saco de confeitar com o bico perlê médio e reserve. Coloque o creme restante em uma vasilha tampada e leve à geladeira por 3 horas ou até que esteja com a consistência bem firme.

Com o bico perlê do saco de confeitar reservado, fure o centro de cada cupcake e preencha-os com o recheio.Quando a cobertura estiver bem firme, transfira-a para a vasilha da batedeira e bata por 2 minutos. Passe para um saco de confeitar com bico pitanga e decore os cupcakes. Caso não disponha desse acessório em sua cozinha, apenas espalhe a cobertura sobre o minibolo usando uma colher.

Cobertura: A cobertura também pode ser feita com outros sabores, como: brigadeiro preto e branco, chantilly branco ou colorido, etc. Para finalizar poderá usar chocolate granulado, coco, confeitos coloridos, confete de chocolate, pedaços de frutas, etc.

Veja abaixo um vídeo bem legal com uma receita básica e várias formas de rechear seu cupcake:

Dicas para o sucesso do seu cupcake

1) Utilize forminhas de papel firmes, mas se preferir, pode encaixar as forminhas dentro da assadeira própria para cupcake, mas, neste caso, espere que o bolinho esfrie totalmente antes de tirá-lo da forma, para que o papel não desgrude da massa;

2) Use um pegador de sorvete para distribuir a massa crua nas forminhas;

3) Não esqueça de preencher apenas metade da forminha com a massa crua, pois ao assar ela irá crescer, e assim sua superfície ficará nivelada com a borda, sem correr o risco de escorrer;

4) Opte pela versão em gel dos corantes, caso use corante na preparação da cobertura, pois ele se integra com facilidade, ele é fácil de achar em lojas especializadas em produtos para confeitaria e doces;

5) Jamais guarde o cupcake na geladeira depois de assado, pois a massa resseca e fica horrível!

Dicas para o sucesso do seu cupcake
Opte por forminhas de papel coloridas em massas claras, para que se destaquem, afinal, além delas darem um charme a mais aos bolinhos!

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.