CrossFit: vantagens e desvantagens

O CrossFit é um estilo de treino bastante utilizado como integrante do programa de condicionamento físico nas academias de polícia e unidades especiais dos Estados Unidos – a SWAT e o Exército Americano, por exemplo – além de fazer parte do treinamento de diversos atletas de elite.

Este tipo de treino chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já vem ganhando adeptos e visibilidade ao longo dos anos.

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A melhor definição para o estilo de treino CrossFit é amplo e generalizado.

Ao fazer este tipo de exercício físico, você trabalhará todo o corpo realizando os chamados movimentos funcionais, ou seja, aqueles que o ser humano já realizada normalmente – ou realizaria, se ainda lutássemos por sobrevivência na natureza.

Estes movimentos funcionais são básicos como ficar em pé, sentar, levantar-se, empurrar ou puxar pesos, subir e correr.

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Com o CrossFit, você aumentará a sua força e condicionamento físico – além de desenhar o corpo e perder peso – ao fazer exercícios variados, combinando treinos de força (musculação), exercícios calistênicos – exercícios onde você usa o próprio peso corporal como resistênciaginástica e treinos de resistência.

O seu principal equipamento é o seu próprio corpo.

É possível potencializar os exercícios utilizando diferentes técnicas e equipamentos específicos, como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros.

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CrossFit

Bases do CrossFit

O CrossFit se baseia nos seguintes parâmetros básicos:

1) Exercícios de alta intensidade: o treino é composto por exercícios explosivos e pesados, além de ser bastante cansativo.

2) Intervalos curtos: há curtas pausas entre os exercícios de alta intensidade, o que eleva a queima de gordura tanto durante quanto após o treino, maximizando a perda de peso.

O corpo passa a queimar o estoque de gordura para recuperar o corpo do exercício intenso, o que é muito importante para o emagrecimento.

3) Movimentos Funcionais: são realizados movimentos funcionais com diferentes intensidades e variados a cada treino, para que o corpo seja desafiado a cada sessão de exercícios.

Isso evita com que o efeito platô se estabeleça, e auxilia na perda de peso.

4) Exercícios globais: no CrossFit o corpo é trabalhado como um todo, por meio da realização de movimentos que demandam diversos grupos musculares para serem realizados.

Além de aumentar a queima calórica, este tipo de treino estimula o ganho de massa muscular, auxiliando a manter o metabolismo acelerado e aumentar a perda de peso.

5) Treinos de curta duração: o treino de CrossFit é organizado como um treino intervalo de alta intensidade.

Sessões curtas de treino pesado estimulam a liberação de GH e testosterona, hormônios que contribuem para o ganho de massa muscular e queima de gordura, além de reduzirem a produção de cortisol – hormônio que provoca o acúmulo de gordura, prejudicial ao emagrecimento.

Passar horas e horas na academia também aumenta os níveis de cortisol no sangue, por isso escolha o seu treino de forma inteligente.

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Vantagens e Benefícios do CrossFit

  • Aumento da Força e Condicionamento físico
  • Redução de Medidas e definição corporal
  • Queima de gordura durante e após o treino
  • Melhora na flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio
  • Melhora no funcionamento do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório – prevenindo assim doenças em ambos os sistemas
  • Aumento da resistência e ganho de massa muscular
  • Redução de stress e aumento da autoconfiança
  • Aumento da energia e autoestima
  • Fortalecimento corporal
  • Alta demanda metabólica
  • Pode ser utilizado como treino preparatório para provas físicas
  • Pode ser realizado por qualquer pessoa – desde que acompanhado por um profissional especializado.

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Desvantagens do CrossFit

  • Exige muito nos treinos, a extrema fadiga e cansaço pode desmotivar o praticante
  • Ocorrências de lesões devido a alta carga de intensidade dos exercícios
  • Iniciantes podem ter dificuldades para pegar o ritmo do treino

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Exemplos de treinos de CrossFit

Os exercícios descritos abaixo são bem conhecidos e fáceis, a princípio, de serem realizados.

É importante lembrar que o Crossfit é um modelo de treino de exercícios curtos de alta intensidade, por isso cada movimento precisa ser realizado o mais rápido possível com a maior intensidade possível, para maximizar o gasto calórico (após o treino) e a perda de peso.

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É muito importante ressaltar que antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é muito importante haver um acompanhamento médico.

Apenas um profissional capacitado poderá dizer se você está apta ou não a fazer exercícios.

O acompanhamento de instrutor físico – principalmente em um treino como o CrossFit, é essencial, pois evita o surgimento de lesões e outros problemas graves.

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Veja abaixo alguns exemplos de treino:

Treino 1:

Faça 3 séries de 2 minutos com um intervalo de 30 segundos entre elas.

Exemplo: 2 minutos de flexões, 30 segundos de pausa, 2 minutos de abdominais, 30 segundos de pausa, 2 minutos de agachamento, 30 segundos de pausa.

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Treino 2:

Faça 4 séries de exercícios o mais rápido que você conseguir – dando um intervalo de pelo menos 1 minuto entre as séries.

  • 15 flexões
  • 30 saltos pulando corda
  • 45 abdominais

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Treino 3:

De maneira análoga ao treino 1, faça os exercícios abaixo no menor tempo possível, sempre dando um intervalo curto entre eles.

  • 10 burpees
  • 25 agachamentos

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Se você tem alguma dúvida sobre como fazer os exercícios acima, assista aos vídeos a seguir:

1-Flexão de Braço:
2-Abdominais:
3-Agachamento:

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