Cronograma para fazer o cabelo crescer mais rápido

No decorrer do dia a dia, os fios vão perdendo seus nutrientes e propriedades naturais e, certamente, você já ouviu de alguém: “cortando as pontas, a cada três meses, o cabelo cresce mais rápido”, mas os resultados não foram tão satisfatórios assim, não é?

Para realmente ajudar os cabelos crescerem fortes e saudáveis, é importante contar com o auxílio de um cronograma capilar, afinal, sabemos que, somente um cabelo saudável e forte é capaz de crescer mais rápido.

Neste post, você vai entender melhor o que é o cronograma para fazer o cabelo crescer, qual é a melhor opção para os seus cabelos e receitas caseiras para cada etapa.

+ Os 7 melhores produtos naturais para acelerar o crescimento do cabelo

Cronograma para fazer o cabelo crescer

Como funciona o cronograma para fazer o cabelo crescer?

Um cronograma capilar, nada mais é do que uma rotina de cuidados com os cabelos. É um tratamento indicado para todos os tipos de cabelo, geralmente feito por quatro semanas. Nesse tempo é possível fornecer os nutrientes necessários aos fios, restaurando a saúde capilar. De maneira geral, esse cronograma tem três etapas bem definidas, sendo elas:

A Hidratação: É o procedimento responsável pela reposição de água e nutrientes aos fios. Cabelos ressecados, opacos, que embaraçam facilmente, necessitam de hidratação.

A Nutrição: É o procedimento responsável pela reposição de lipídeos aos fios. Os lipídeos são os responsáveis pela proteção e retenção da hidratação dentro dos fios. Cabelos porosos, com frizz e volume excessivo, necessitam de nutrição.

A Reconstrução: É o procedimento responsável pela reposição de proteína aos fios. Cabelos quebradiços, porosos e frágeis, necessitam de reconstrução.

A seguir, vamos te dar dicas de como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer, observando as principais necessidades dos seus fios.

+ 10 erros que acabam com a beleza e saúde dos cabelos

Cronograma capilar para cabelos com poucos danos

1ª semana – Hidratação – Nutrição – Hidratação.

2ª semana – Hidratação – Nutrição – Nutrição/Umectação (com óleos vegetais)

3ª semana – Hidratação – Nutrição – Hidratação.

4ª semana – Hidratação – Nutrição (usando óleos vegetais) – Reconstrução (usando queratina).

+ Xampu caseiro para o cabelo crescer urgente: 3 receitas para estimular o crescimento dos fios

Cronograma capilar para fios danificados

1ª semana – Hidratação – Nutrição – Reconstrução (usando queratina).

2ª semana – Nutrição/Umectação (usando óleos vegetais) – Hidratação – Nutrição.

3ª semana – Hidratação – Nutrição – Reconstrução (usando queratina).

4ª semana – Hidratação – Hidratação – Nutrição/Umectação (com uso de óleos vegetais).

+ 3 coisas que você deve levar em conta antes de optar por um alongamento de cabelo

Receitas caseiras para acelerar o crescimento dos cabelos

Receita de Hidratação com café

O café é um dos produtos caseiros mais utilizados em um cronograma para fazer o cabelo crescer. Ele age limpando profundamente o couro cabeludo, estimulando o crescimento capilar.

Ingredientes:

Como Fazer:

Todos os ingredientes deverão ser misturados até chegar a uma mistura homogênea.

Aplicação:

Comece lavando o cabelo com o shampoo de se preferência. Após, com os cabelos ainda úmidos, aplique a mistura, mecha a mecha, massageando suavemente. Use uma touca plástica para cobrir, aguarde o tempo de ação de 40 minutos. Enxague com água fria e então, use o seu condicionador favorito. Aguarde que seque naturalmente.

+ Hidratação bomba de café para o cabelo crescer mais rápido e disciplinado

Receita de Nutrição com gengibre e óleo vegetal

O gengibre é rico em vitaminas, fósforo e zinco, propriedades excelentes para restaurar cabelos secos e quebradiços. Atua estimulando os folículos capilares, acelerando o crescimento, protegendo, hidratando, evitando a caspa e a queda capilar.

Já o óleo vegetal, age evitando o ressecamento dos cabelos, conferindo maciez e hidratação aos fios.

Ingredientes:

Como Fazer:

Misture os ingredientes até que fiquem homogêneos, se preferir pode usar o liquidificador para bater, obtendo assim, um resultado mais consistente.

Aplicação:

O seu cabelo deve estar seco e de preferência com um pouco de oleosidade natural. Aplique essa mistura, no couro cabeludo e, por todo o comprimento dos cabelos, massageando bem. Use uma touca para proteger e durma com o seu cabelo umectado. No dia seguinte, lave com seu shampoo e condicionador favorito.

+ Como preparar em casa um creme nutritivo para ter cabelos saudáveis

Receita de Reconstrução – Máscara de gelatina

O colágeno e o açúcar presente na gelatina, auxiliam na reparação dos cabelos danificados, devolvendo a elasticidade, deixando-os mais alinhados.

Ingredientes:

Como Fazer:

A gelatina deverá ser dissolvida na água ou leite quente. Depois de esfriar, acrescente a máscara de cabelo e misture bem.

Aplicação:

Aplique a mistura no comprimento do cabelo, evitando a raiz. O tempo de ação deve ser de 30 a 40 minutos, coloque uma touca de plástico para potencializar o resultado. Depois, lave o cabelo como de costume.

+ Saiba como fazer reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos

Dica bônus – Como fazer reconstrução capilar com queratina líquida?

Ingredientes:

Como Fazer:

Comece lavando o cabelo com shampoo antirresíduo. Depois, remova o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Separe os cabelos em mechas e borrife, em cada uma delas, queratina líquida da raiz as pontas. Com o secador, a uma boa distância do cabelo, seque-o e espere 20 minutos.

Enquanto isso, num recipiente a parte, misture a máscara de reconstrução (entre 2 e 3 colheres – depende do comprimento do seu cabelo), com uma colher de sopa da ampola escolhida.Após ter secado o cabelo e ainda com a queratina, aplique essa mistura nas mechas. O tempo de ação é de mais 20 minutos.

Depois, enxague bem com água fria, aplique condicionador somente no comprimento dos fios e enxague novamente. Para que as cutículas sejam seladas, aplique um sérum reparador. Espere secar naturalmente, se preferir, pode finalizar secando o cabelo com secador, mas sem esquecer de, antes, usar um protetor térmico.

Sair da versão mobile