Como ser multitarefa sem pifar o cérebro

Muita empresa espera que seus colaboradores sejam capazes de fazer várias atividades ao mesmo tempo. No entanto, será que é possível ser multitarefa?

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Notificações.

Essa palavra inoportuna é o mal do século e mesmo que você não seja uma pessoa multitarefa, foi obrigado a se tornar uma após a invenção dos aplicativos “obrigatórios”.

A lista é infinita e mesmo deixando a irrelevância de lado, os emails não param.

Daí você pensa: “Meu Deus!”

Bom, se você tem dificuldade de manter os quase 1 milhão de tarefas no eixo, sem perder a motivação e o foco, bem vindo ao time.

Portanto, vamos te tirar de uma vez por todas desse sufoco, e te mostrar como ser multitarefas sem perder a boa capacidade do seu cérebro.

E vê se não vai ler aquele whatsapp enquanto a gente conversa hein!

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Multitarefa: É possível ou é só ficção?

Como ser multitarefa sem pifar o cérebro
Imagem: shutterstock

Até parece que, aquele seu amigo supertasked e workaholic, nunca vai ter um treco por fazer tantas coisas ao mesmo tempo.

Pois acredite, ele pode estar tendo um nesse exato momento.

Isso porque é cientificamente comprovado que fazer milhões de coisas de uma só vez, dá vitória certa ao grande vilão do nosso cérebro, o cortisol.

Dessa forma, você fica com:

  • mente cansada
  • pouco produtivo
  • dificuldade de tomar decisões

E o pior, motivação zero!

É, a dopamina toma um nocaute bonito e mesmo com aquele comprimido turbo de vitaminas do complexo B, ela continua lá, sem fôlego nenhum.

“Tá, mas então se ser multitarefas é tão ruim, como fazer para dar conta de tudo?”

É o que você vai ver agora com…

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3 formas de ser um super multitarefa e sair ileso do cortisol

Maneira de ser multitarefa e sair ileso do cortisol
Imagem: shutterstock

1. Desligue o wifi do seu celular ou coloque-o em modo avião

Sim!

No início dói, mas é preciso arrancar o curativo de uma vez só.

Boa parte das notificações vem de aplicativos conectados a rede como:

  • Whatsapp
  • E-mail
  • Messenger
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Twitter

Agora pense da seguinte maneira…

Imagine dar uma festa e colocar todas essas pessoas na sua humilde casa.

A pergunta é: Iria caber?

Simples.

Por mais que você more em uma mansão com vários hectares, a resposta é não, não iria caber, e da mesma forma é com o funcionamento do seu cérebro.

Portanto, mesmo que não seja possível se desconectar totalmente para focar no seu trabalho, desligue as notificações dos apps menos importantes, como os 5 últimos daquela listinha ali em cima.

E mesmo assim, siga a nossa próxima dica.

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2. Para ser um multitarefa eficaz, estipule um tempo de foco total no seu trabalho

Com certeza você já deve ter ouvido falar da famosa técnica pomodoro, aquela em que se trabalha 25 minutos e descansa em 5, sucessivamente.

Pois é, essa pode ser uma das formas de amenizar o cansaço mental.

Porém, mesmo que não funcione para você, experimente adequá-la a seu perfil.

Se você é uma pessoa que se distrai fácil por exemplo, coloque um prazo de 2 horas para focar totalmente em seu trabalho, com descansos de 15 minutos depois.

Assim, nesse intervalinho você vai lá:

  • lava o rosto
  • dá uma espreguiçada
  • estica as pernas
  • belisca um lanche

E o melhor, faz aquilo que você deixou de fazer na nossa dica 1: responder as suas notificações.

Até aqui está tranquilo né?!

Mas como a verdade dói e incomoda, pode ser que você não fique tão feliz com a próxima forma de ser multitarefa sem pifar o cérebro.

Veja Aqui Como Identificar e se Defender De Assédio Moral no Trabalho

3. Elimine a bagunça, se organize!

Tem sido cada vez mais aceito, que a desorganização também influencia na nossa capacidade de ordenar os pensamentos.

É como se fosse um arquétipo, que fica ali, influenciando na sua energia.

Só que nesse caso, de uma forma negativa.

Tanto, que isso tem se tornado cada vez mais relevante em processos seletivos, chegando a até mesmo eliminar os candidatos.

“Mas qual é a sugestão?”

Acontece que a chave para solucionar esse problema, está tanto dentro da tela do computador, quanto fora dela, ou seja, organize tudo:

  • área de trabalho
  • abas no navegador
  • pastas
  • arquivos soltos
  • programas desnecessários abertos

Se você trabalha com o sistema operacional Windows 10, tem mais um desafio:

  • desligue os blocos dinâmicos dos apps
  • desligue as notificações ou a cortana
  • use o mínimo de recursos que possam te atrapalhar, ou poluir visualmente a tela

Já com o seu ambiente de trabalho, não precisa nem mencionar né?!

Ou seja, deixe tudo em seu devido lugar e nada de papel de bala na mesa.

Assim, o seu cérebro consegue se organizar melhor, quando finalmente tudo em volta está impecável.

Veja aqui 4 coisas que mulheres extremamente bem sucedidas fazem antes do almoço

Dicas Bônus

Se mesmo com todas essas formas de ser multitarefa sem pifar o cérebro, você ainda acha que o cortisol pode estar liderando um motim na sua cabeça, talvez você já esteja em estado de burnout.

Isto é: estado de estresse onde o esgotamento mental e físico tomaram conta de você.

Para isso, indicamos alguns métodos que podem te ajudar:

Veja aqui 8 Sinais de que você pode ser demitida em breve

Pratique yoga

Essa prática milenar também ajuda a manter a mente limpa, especialmente quando se é uma pessoa multitarefa.

Veja aqui 10 motivos para praticar Yoga

Pratique técnicas para neutralizar a ansiedade

Essas técnicas são ótimas para ajudar a relaxar no dia a dia, tanto que fizemos um post inteirinho falando sobre elas.

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