Como se livrar da cor amarelada e esverdeada dos cabelos loiros

Quem tem cabelos loiros, naturais ou não, sabe que para mantê-los lindos e saudáveis é preciso um trabalho extra, especialmente no que diz respeito à cor dos fios.

Veja Também: Cabelo loiro e crespo: 5 dicas para mantê-lo bem cuidado

Sol, praia, mar, piscina e até o suor acabam interferindo na coloração das madeixas, que por vezes ganham cor amarelada ou esverdeada, derrubando o visual da dona dos maravilhosos cabelos loiros.

Mas afinal, por que isso acontece? O resultado desastroso na verdade é consequência de uma combinação simples. O cloro e o sal, presentes no mar e na piscina, deixam a água de ambos alcalina.

Veja Também: Como tirar o amarelo do cabelo loiro em casa

O pH alcalino dilata os fios, facilitando a penetração de sulfato de cobre (presente na água) nos cabelos. Parece complicado, mas é questão de colorimetria: o sulfato de cobre, que é azul, em contato com o amarelo do loiro resulta no verde.

Veja Também: Dicas para cuidar do cabelo loiro na praia

como evitar a cor amarelada do cabelo loiro

A cor amarelada ocorre principalmente em mulheres que possuem fios escuros e realizam procedimentos químicos de clareamento.

Quando o cabelo é descolorido, o pigmento amarelado dos fios castanhos se revela.

Por isso, geralmente, com o passar do tempo e das lavagens, a temida cor amarelada dá o ar da graça e acaba com a beleza daquele cabelo lindo de quem acabou de sair do salão.

Vale lembrar que para as loiras platinadas, a cor amarelada tem menos chance de aparecer.

Felizmente, sempre há um jeito de resolver estes percalços. Não é preciso abrir mão dos cabelos loiros, mas lançar mão de alguns cuidados para tê-los sempre em ordem.

Veja Também: Como cuidar do cabelo loiro platinado

Dicas para você se livrar da cor amarelada nos cabelos

Xampu com pigmentos violetas

Este tipo de xampu deve ser usado uma vez por semana. Eles são indicados, especialmente, para neutralizar a cor amarelada dos fios loiros, pois é preciso uma cor oposta para atingir este fim.

Após a aplicação, recomenda-se aplicar um produto de forte hidratação, pois os xampus de pigmentos violetas ressecam o cabelo.

Veja Também: Aussie 3 Minute Miracle: Hidratação intensa em 3 minutos

Tchau esverdeado!

O tom esverdeado oferece duas opções de salvamento: tirá-lo ou anulá-lo. Para dar adeus de vez a cor, lave os cabelos com xampu anti resíduos duas ou três vezes seguidas.

Este processo elimina o cobre do cabelo. Em seguida, hidrate o cabelo, pois estes xampus ressecam os fios.

Atenção, os xampus anti resíduos retiram a química de alisamentos, como o caso da progressiva e, fragilizam os fios loiros. Use com parcimônia!

Veja Também: Cabelo – Cuidados, Cortes e Coloração

Tonalizante

A melhor forma de manter os fios loiros sempre impecáveis é tonalizar. Este processo não dispensa os cuidados com hidratação semanal, mas a cada 45 dias, em média, é responsável por recuperar de vez o tom adquirido no salão.

Bons tonalizantes podem ser encontrados em qualquer perfumaria, farmácia ou loja virtual. Devem ser aplicados a cada 30 ou 45 dias, dependendo da necessidade.

Veja Também: 10 mandamentos para ter cabelos loiros perfeitos

Fios hidratados

Para garantir um tom bonito e não precisar se desesperar com a temida cor amarelada dos cabelos, o ideal é manter os fios sempre hidratados.

Invista em óleos e bom finalizadores, de preferência com proteção solar.

Estes produtos selam as escamas dos fios, devolvem os nutrientes perdidos durante o processo de coloração e protegem contra agressões externas do dia – a – dia, como a luz do sol, capaz de desbotar facilmente a cor. Melhor do que remediar é prevenir!

Veja Também: Aprenda importar Aussie 3 Minute Miracle passo a passo

Matizar

Se nada der certo e o estrago for grande, vale a pena correr para o salão e matizar os fios para dar adeus à cor amarelada.

Este processo neutraliza, acrescenta ou intensifica alguma cor nos cabelos loiros naturais, descoloridos ou com luzes.

Veja Também: Hidratação caseira para cabelos com luzes, mechas ou tinturas

No caso das luzes, por exemplo, a matização é realizada para retirar alguma cor indesejada e garantir o loiro perfeito.

[ninja-inline id=9469]

Matizar o cabelo, além de recuperar a cor, fecha a cutícula dos fios, o que ajuda a manter das madeixas. Vale lembrar que este procedimento só deve ser realizado por um profissional da área. Não tente fazer em casa!

Veja Também: Cabelos com luzes e mechas: Veja como cuidar

O loiro deslumbrante é desejo de muitas mulheres. O resultado de salão nem sempre dura o tempo que se imaginava e o trabalho na manutenção chateia.

Porém, antes de se desesperar e pensar em radicalizar, há soluções para recuperar o tom perdido e voltar a desfilar por aí com os cabelos maravilhosos.

Sair da versão mobile