Como Engrossar Cabelos Finos ou Ralos

Com alguns cuidados especiais!

Muitas de nós mulheres sonham em ter cabelos longos, volumosos, brilhantes e saudáveis, certo? Mas, também sabemos que: Sempre queremos dar “aquela mudada no visu”, com isso surgem as inúmeras colorações, descolorações, progressivas, etc.

O problema, é que ao submetermos nosso cabelo aos chamados “processos químicos”, os fios vão perdendo massa capilar, queratina e nutrientes, dando origem a cabelos ralos e sem volume.

Além desses problemas, devemos levar em conta que, nem todas foram agraciadas pela genética com madeixas volumosas e com movimento. Mas, em entrevista ao site Dermoclub a médica dermatologista Paola Costa afirmou que:

“Apesar de não ser possível mudar a característica genética dos fios, uma rotina diária de cuidados é essencial para dar saúde e resistência aos cabelos”.

A médica alertou ainda sobre a importância de aderir a um cronograma capilar.

Sendo assim, mesmo com caraterística genética para ter cabelos finos, tomando os cuidados necessários, certamente você conseguirá dar mais volume e movimento aos fios.

Pensando nisso vou te ensinar alguns cuidados especiais para engrossar cabelos ralos ou finos e dar fim a esse drama.

Veja aqui 7 hábitos que deixam seu cabelo ralo e fino

A origem dos cabelos finos ou ralos

Em entrevista ao site Dermoclub a médica dermatologista Paola Costa explicou que:

“Cabelos ralos, indicam a quantidade de fios existentes no couro cabeludo. Já os cabelos finos tem como característica a estrutura mais fina da haste”.

A médica explicou ainda que, esses dois fatores podem ocorrer por característica genética ou por outros motivos que podem alterar a estrutura dos fios, fazendo com que fiquem finos e ralos, como deficiência nutricional, doenças como alopecia androgenética, alopecia fibrosante frontal, dentre outros.

Também alertou quanto a utilização de produtos, procedimentos químicos, uso de secadores e chapinhas, que também fazem com que a estrutura dos fios se perca, fazendo-os ficar cada vez mais finos.

Veja aqui como preparar o cabelo antes de fazer luzes e outras químicas

Dicas de como engrossar cabelos finos ou ralos

Como engrossar cabelos finos e ralos

1 – Hidrate uma vez por semana

Cabelo hidratado é cabelo saudável que por sua vez representa cabelo bonito. Sendo assim tenha alguns cuidados com as suas madeixas como, por exemplo, hidrata-las uma vez por semana em casa.

Para fazer essa hidratação você pode usar uma máscara caseira ou então comprar uma máscara numa loja de cosméticos que ofereça como diferencial encorpar os fios. Se possível faça uma hidratação no salão uma vez por mês.

Hidratação caseira para o cabelo: 5 receitas que fortalecem os fios

2 – Invista em reconstruções capilares

Para quem não conhece, o procedimento de reconstrução capilar tem como objetivo oferecer a ação de agentes que vão a fundo para melhorar a estrutura dos fios.

Se você está com o seu cabelo fino ou ralo devido a procedimentos químicos, a dica é fazer uma reconstrução a cada 15 dias, pois assim conseguirá promover a devolução de nutrientes que são fundamentais para que seu cabelo se torne mais encorpado.

Para quem tem cabelos naturalmente finos, a dica é fazer uma reconstrução por mês.

Aprenda aqui como fazer reconstrução capilar ácida com vinagre de maçã

3 – Procure por aminoácidos

Cerca de 85% do nosso cabelo é formado por queratina (proteína bastante conhecida por nós mulheres, não é mesmo?). Essa queratina é produzida por 19 tipos de aminoácidos.

Vou te contar agora a importância dos aminoácidos para os fios!

Nosso cabelo, é agredido diariamente sem que percebamos, a poluição, o sol e o suor são algumas das agressões sofridas pelos fios no decorrer do dia.

Além do mais, quem de nós vivemos sem um bom secador, chapinha, babyliss…? Difícil né? Pois bem, tudo isso faz com que os aminoácidos presentes nos fios se percam, causando a queda e a quebra capilar, deixando os cabelos finos ou ralos.

Daí a importância da reposição dos aminoácidos. Ao repô-lo, você estará reconstruindo a fibra capilar, fortalecendo e dando resistência aos fios.

Portanto, na hora de escolher seu shampoo, condicionador, creme para pentear, máscaras… recomendamos que você dê atenção à presença de aminoácidos na fórmula dos produtos.

Veja Também: A Queratina Líquida é a Salvação para Cabelos Muito Danificados: veja a maneira certa de usar

4 – Gelatina em pó no shampoo

Quem, até aqui, achava que não teria como engrossar cabelos finos ou ralos em casa, vai se surpreender com essa receita caseira que pode ajudar a deixar o cabelo mais grosso e com aspecto menos fragilizado.

Modo de preparo:

Adicione duas colheres da gelatina em pó (incolor e sem sabor hein!) dentro do seu vidro de shampoo e misture bem. Quando for lavar o cabelo, faça uma boa massagem nos fios e espere que haja por 5 minutos.

Para finalizar, enxágue os fios com água fria e então aplique o condicionador de sua preferência.

Mais: Os 10 Melhores Shampoos para Queda de Cabelo

5 -Vitamina H (Biotina)

Muitas de nós já conhece a que chamamos de “vitamina da beleza”. Isso mesmo, a biotina é uma vitamina essencial para manutenção da saúde e beleza da nossa pele.

Além do mais, a biotina atua no fortalecimento das unhas e cabelos, impedindo a queda e auxiliando no crescimento saudável das madeixas.

Alguns estudos afirmam que a biotina está ligada à produção da queratina. E, como citamos cima, nosso cabelo é basicamente composto por ela. Sendo assim, chegamos à conclusão que, a deficiência dessa vitamina no organismo, pode fazer com que os fios fiquem fracos e quebradiços.

Você encontra a biotina em capsulas prontas, mas a vitamina também está presente em alguns alimentos como:

Você pode procurar um médico ou um nutricionista para saber como engrossar cabelos finos ou ralos com a suplementação alimentar.

Veja: Nutrição poderosa para dar peso ao cabelo fino e com pouco volume

6 – Uso de óleos vegetais

Já faz algum tempo que os óleos vegetais – como o óleo de argan, óleo de coco entre outros – tem ganhado destaque no mercado de produtos cosméticos devido a sua intensa hidratação. Esses óleos dão mais peso para as madeixas tornando-as mais encorpadas.

Você pode incluir esses óleos nos seus cuidados diários com os cabelos.

Veja Também: Top 6 Óleos Vegetais Para Cabelo: Deixe os Fios Brilhosos, Fortes e Macios

7 – A maionese é uma ótima aliada

A maionese é rica em proteína e óleo, ingredientes essenciais para hidratar profundamente os cabelos, afinal o ressecamento é uma das causas para o afinamento dos fios.

Como fazer:

Aplique maionese em todo o seu cabelo, mecha a mecha, com movimentos suaves. Após deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois lave com shampoo e condicionador de sua preferência.

Hoje, já existem no mercado, algumas marcas que criaram uma versão própria para cabelos. O legal é que, por ser específica para tratamento capilar, não tem os conservantes e a grande quantidade de sódio presente na maionese alimentar.

Lembre-se que: Só um médico especialista é capaz de determinar os motivos pelos quais seus cabelos ficaram finos ou ralos. Não deixe de procurar ajuda médica!

Sair da versão mobile