Como é a recuperação da abdominoplastia

A recuperação da abdominoplastia é uma das etapas mais importantes do procedimento. Afinal de contas, de nada adianta realizar a cirurgia e não tomar os cuidados necessários no pós-operatório, como o uso de cintas, antibióticos, anti-inflamatórios e outros. Para ter ainda mais garantias de sucesso, é sempre recomendado que o cirurgião plástico responsável seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quer saber mais sobre a recuperação da abdominoplastia, quais são os principais cuidados e como evitar problemas? Então, confira abaixo!

Veja Também:

Como é feita a abdominoplastia?

Como é feita a abdominoplastia?

O objetivo desse procedimento é a redução do volume abdominal, o que pode ser alcançado por meio da remoção do excesso de gordura ou/e excesso de pele flácida. Essa pele pode se acumular após a realização de uma cirurgia de redução de estômago, após uma gestação ou outras situações. Outra recomendação para essa cirurgia é para os casos de diástase, quando ocorre a separação dos músculos da barriga.

O procedimento é feito em 4 passos basicamente:

Diversas são as causas para a perda de elasticidade no abdome: cirurgia hereditariedade, oscilação de peso (o conhecido efeito sanfona), predisposição genética para acumular gordura, gestação e envelhecimento são algumas.

Lembrando que a abdominoplastia não substitui o esforço necessário para quem precisa perder peso. O que ela faz é um remodelamento do abdome, deixando-o mais plano e com uma aparência visual melhor.

Veja Também:

Quais são os cuidados após a abdominoplastia?

A recuperação da abdominoplastia dura, em média, 2 meses. É normal que, nas primeiras 48 horas, o paciente sinta dor, afinal de contas, foi realizado um corte na pele. Porém, tanto a dor quanto os hematomas — que também podem aparecer — vão desaparecendo com o passar dos dias.

É muito importante não realizar nenhum tipo de atividade física durante a recuperação da abdominoplastia sem autorização do médico responsável. É no abdome que está o nosso centro de gravidade e durante o exercício ele é bastante requisitado. Portanto, evite ao máximo o esforço durante o período de recuperação.

Aplique óleos e cremes indicados pelo médico para facilitar o processo de cicatrização e evite se expor ao sol. Essa prática pode deixar a cicatriz mais escura, com um tom de pele diferente do seu. É indicado que o paciente utilize a cinta cirúrgica por cerca de 1 mês, mas esse tempo vai depender de como anda o processo de recuperação.

Cuidar bem da cicatriz da abdominoplastia é essencial principalmente por dois motivos: o estético e a saúde. Cuidar bem da cicatriz durante a recuperação da abdominoplastia é o que proporcionará excelentes resultados após 12 ou 18 meses. É só após esse período que o paciente poderá ver o resultado definitivo do procedimento. É claro que os cuidados iniciais são bem maiores e intensos, e isso evita problemas típicos desse momento delicado como infecção ou processo inflamatório.

Sair da versão mobile