Saiba como cuidar corretamente de suas botas

Os dias mais frios chegaram e com eles, claro, as roupas mais pesadas e no lugar das sandálias e calçados mais abertos entra em cena a bota.

Coura, camurça, entre tantos outros materiais, tanto faz, o fato é que o inverno é dela.

Mas será que você sabe cuidar corretamente de suas botas?

Pois é, vamos combinar, não apenas pelo fato do país viver uma crise nunca antes vista, a bota é um calçado nada barato, geralmente feita com materiais mais nobres e, por isso mesmo, precisam de um cuidado maior que os outros calçados.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui um guia bem prático para lhe ajudar a limpar e armazenar suas botas de couro, camurça, nobuck e outros materiais! Veja:

Veja Também: Saiba como guardar e limpar sua bolsa

Botas de couro, camurça e outros materiais

Saiba como cuidar corretamente de suas BOTAS

Na hora de prolongar a vida de sua bota, a pressa e a preguiça são as maiores inimigas, portanto, nada de escolher o caminho mais fácil, pois nem sempre é o melhor.

Acredite, utilizar o método errado de limpeza pode danificar permanentemente sua bota, por isso, todo cuidado é pouco na hora de deixá-las limpinhas.

E é preciso ter em mente que o que vai determinar como você deve limpá-la é, basicamente, o seu material. Veja abaixo como limpar couro, camurça e etc:

Veja Também: Saiba como combinar a bota com a roupa certa

Couro autêntico

Descubra o material de sua bota, se ela for de couro mesmo, um pano úmido já será o suficiente para limpá-la, porém, se a sujeira for mais persistente, nesse caso, o jeito é apelar para o bom e velho sabão neutro (com a ajuda de uma escova de cerdas macias), ou produtos específicos para a limpeza desse material, seguindo as devidas instruções do fabricante.

Veja: Como usar Vestido com Botas

Couro com textura

Muita gente não sabe, mas existem diferentes texturas de couro, como o de cobra ou crocodilo, que bastam um paninho macio seco ou uma flanela, para retirar as sujeiras acumuladas nas texturas.

Veja Também: Bota montaria: Como usar este clássico calçado

Verniz

Já, para limpar o couro envernizado, a dica é evitar qualquer material que possa riscar a bota – como as escovas, por exemplo. Em vez disso, utilize panos macios e pouco umedecidos.

Confira: Dicas de como usar botas de cano longo

Camurça e Nobuck

Tanto camurça como nobuck, uma escova própria para esse tipo de material é o mais indicado– e muito cuidado, a escovação é feita a seco e deve ser feita sempre na mesma direção. E em casos de manchas mais insistentes, a dica é usar produtos específicos ou mandar lavar em uma lavanderia especializada.

Vale saber que a camurça é um dos materiais que mancham mais facilmente, portanto, aposte em um impermeabilizante específico e evite chuva para preservar ainda mais sua bota.

Veja Também: Saiba escolher a bota certa para seu corpo

Couro sintético

Já se sua bota for de couro sintético, nesse caso, pode ser usada uma esponja úmida com algumas gotinhas de detergente neutro, depois, é só retirar o detergente com um pano úmido.

Veja Também: Aposte no charme das botas estilo coturno

IMPORTANTE:

Tenha em mente que no solado é onde se acumulam mais de resíduos, a dica é limpá-lo com um pano molhado. E procure limpar sempre antes de guardar suas botas.

Conheça: Botas femininas exclusivas para as estações

NA HORA DE SECAR:

Ao finalizar a limpeza, deixe a bota para secar à sombra, independente do tipo de material.

NA HORA DE GUARDAR:

Botas de cano longo precisam ser guardadas sempre com o cano esticado, para isso, a dica é utilizar enchimentos específicos, ou mesmo improvisados, como uma garrafa pet ou papel cartão enrolado. Já, no caso de botas over the knee, feitas em camurça ou veludo maleáveis, a dica é armazená-las com boia espaguete cortada na medida do cano.

Tanto as botas de cano longo como as de cano curto devem ser guardadas em lugares arejados, porém, para evitar que elas fiquem expostas, a dica é guardá-las em sacos de TNT ou na própria caixa (faça furos na caixa para que o calçado possa “respirar”).

Guarde SEMPRE suas botas limpas e secas.

Confira: Os 7 tipos de sapatos que ditam a tendência absoluta para 2016

DICAS PRECIOSAS:

Pronto, agora é seguir essas dicas com a garantia que suas botas estarão como novas por muito mais tempo.

E você, tem alguma dica? Divida com a gente!

Sair da versão mobile