Como aliviar dor de varizes

Quem não quer se livrar delas…as varizes? Muitas são as mulheres que sofrem deste mal, e junto com as varizes normalmente vem, claro, a dor.

Aliviar a dor de varizes pode envolver boa alimentação, exercícios físicos e também medicamentos.

Embora não existam remédios para evitar o surgimento das varizes, os medicamentos melhoram os sintomas, como a dor e o inchaço. Inclusive as cãibras podem aparecer.

Comprimidos por via oral, ou cremes podem ser aplicados, com prescrição médica, e assim aliviar a dor de varizes.

Veja: 5 dicas para prevenir e minimizar varizes

As varizes podem levar à complicações sérias. Mas, o mais comum são as queixas envolvendo a sensação de peso e cansaço.

As dores podem aparecer também depois de um longo período em pé. Varizes acontecem pela dilatação dos vasos sanguíneos, são veias com deformações e de cor azulada.

Veja: Varizes: causas, sintomas e tratamentos

Em casos mais graves há ocorrência de manchas na pele; um tipo específico de dermatite; flebite; trombose; hemorragias e por fim as úlceras, que são feridas significativas na pele.

São mais comuns em pessoas idosas. Nesta situação, o tratamento é mais difícil para eliminar, ou mesmo evitar a dor de varizes e possíveis infecções.

Aliviar a dor de varizes é mais difícil nas mulheres durante a menstruação e também na gravidez, os sintomas nestes períodos tendem a piorar muito.

Veja: O que você precisa saber antes de suspender a menstruação

Alívio da dor em oito passos

Não há milagres, entretanto, uma ótima maneira de aliviar as dores é manter uma vida saudável. Parece clichê, mas o cuidado com a saúde de um modo geral fará com que as dores diminuam ou até desapareçam.

1- Evite o excesso de peso – tenha uma alimentação balanceada com frutas e fibras para manter seu intestino funcionando adequadamente (Se você ingerir esses alimentos vai emagrecer naturalmente);

2- Tome muita água –ao menos dois litros por dia, isso ajuda em todo o funcionamento do corpo e auxilia na eliminação de toxinas (5 maneiras geniais para você beber mais água).

3- Elimine o sal – evite os embutidos e enlatados, para que não haja a retenção de líquidos (10 opções para você substituir o sal e desinchar);

4- Levante as pernas – durma com as pernas levemente levantadas, o inchaço e as dores devem diminuir;

5- Faça uso de meias de compressão – quando preciso e recomendado pelo médico.

6- Evite roupas muito justas – assim, a sua circulação não fica ainda mais prejudicada;

7- Faça uso de plantas medicinais como a Aloe Vera – creme indicado para aliviar a pressão das varizes. Faça massagens regularmente, se indicado pelo médico.

Veja Também: Varizes: Mitos e Verdades

8- Pratique exercícios físicos aeróbicos (Veja Porque: Exercício aeróbio não emagrece).

Escolher os exercícios físicos certos para evitar a dor de varizes é importante. Todos os tipos de atividades físicas são ótimos, mas para prevenção das varizes devem ser realizados os exercícios aeróbicos e evitados aqueles que precisam de força muscular.

Caminhar, nadar, andar de bicicleta, por pelo menos 20 minutos por dia, previne e melhora a dor de varizes.

Conheça: Os benefícios da caminhada para saúde

varizes nas pernas

Tratamentos

Nos casos de varizes superficiais, injetam-se medicamentos para necrosar as veias, assim não produzem mais sangue. Esse procedimento precisa de algumas aplicações, mas não é indicado em casos de veias profundas.

Entretanto, o tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas. Este procedimento é rápido, o tempo de hospitalização não é longo e a recuperação é em casa, por algumas semanas.

E lembre-se: é muito importante a caminhada diária para estimular a circulação do sangue para que novos vasos saudáveis possam surgir e assim evitar a dor de varizes.

Veja Também: 10 dicas para ter pernas mais bonitas no verão

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.