12 coisas que acontecem com seu corpo quando você começa a comer ovos

Comer ovos deve ser a maneira mais fácil, barata e versátil de aumentar a dose de proteína da sua alimentação.

Cada ovo com 85 calorias possui sete gramas sólidas de proteína. Além disso, ele é um alimento que melhora a saúde: os ovos estão cheios de aminoácidos, antioxidantes e ferro.

O melhor de tudo é que você não precisa comer apenas a clara dos ovos para ficar saudável. A gema possui um nutriente que mata gordura chamado colina. Então, se você optar por comer ovos por inteiro, você pode diminuir o seu índice de gordura.

Quando você for comprar ovos, preste atenção nos rótulos. Você precisa comprar produtos orgânicos, sempre que possível. Os orgânicos geralmente são livres de pesticidas e hormônios. Quanto à cor dos ovos, quem decide é você. A diferença na cor varia de acordo com a raça da galinha.

Veja Também: Tome um chá de banana e canela uma hora antes de dormir e veja o que acontece!

12 coisas que acontecem com seu corpo quando você começa a comer ovos

Dito isso, aqui estão 12 efeitos incríveis que um simples ovo pode fazer no corpo humano:

1. Você vai melhorar seu sistema imunológico

Se você quer evitar infecções, vírus e doenças, adicione um ovo, ou dois, na sua dieta diária. Apenas um ovo grande contém quase um ¼ do selênio do seu DNA, que é um nutriente que auxilia o sistema imunológico e regula os hormônios da tireóide.

Crianças, em especial, devem comer ovos por isso. Se crianças e adolescentes não ingerem selênio suficiente, eles podem adquirir doenças principalmente cardíacas e nos ossos e cartilagens.

Veja Também: Isso é o que acontece com seu corpo quando você faz uma dieta líquida

2. Você vai melhorar seus índices de colesterol

Há três ideias sobre o colesterol que quase todo mundo sabe:

Os médicos geralmente se preocupam mais com os índices de bom colesterol (HDL) e de mau colesterol (LDL).

Um ovo grande possui 212 mg de colesterol, mas isso não significa que ele vai aumentar o índice do ruim no seu sangue. Nosso corpo produz colesterol constantemente e várias pesquisas provam que os ovos realmente podem melhorar esse índice.

Como?

Ovos aumentam o colesterol HDL a medida que as partículas de LDL aumentam em nosso corpo fazendo com que o índice geral fique harmonizado.

Veja: 3 coisas surpreendentes que acontecem quando você para de beber leite

3. Comer ovos diminui o risco de doença cardíaca

O colesterol LDL ficou conhecido como “mau” porque as partículas de LDL transportam moléculas de gordura às paredes das artérias, o que pode fazer com que elas fiquem entupidas.

As partículas do HDL, pelo contrário, pode remover essas moléculas de gordura das artérias, mas nem todas as partículas de LDL são iguais. Existem vários subtipos que se diferenciam em tamanho. Quanto maior, melhor – muitas pesquisas mostram que pessoas que possuem partículas menores de LDL têm um risco maior de doença cardíaca.

Dito isso, aqui está a beleza em comer ovos: mesmo se os ovos tendem a aumentar o colesterol LDL em algumas pessoas, estudos mostram que as partículas desse colesterol se transformam de pequenas e densas a grandes ao ingerir o alimento, o que diminui o risco de problemas cardiovasculares.

Veja: 5 coisas que acontecem quando você começa a tomar café da manhã

4. Você vai ter mais energia

Apenas um ovo contém quase 15% de vitamina B da dieta recomendada para um adulto. A vitamina B ajuda o corpo a converter comida em combustível, que é usado para produzir energia.

Veja: 4 coisas que acontecem quando você para de comer carne

5. Sua pele e cabelo vão ficar mais bonitos

O completo de vitamina B também é necessário para a saúde da sua pele, cabelo, olhos e fígado. Ele também ajuda a melhorar as funções do sistema nervoso.

Veja: Como usar água de arroz para cuidar da pele e dos cabelos

6. Você protege seu cérebro

Comer ovos é como alimentar o cérebro. Isso se deve ao nutriente chamado colina, que é um componente das membranas celulares e necessário para sintetizar a acetilcolina, um neurotransmissor.

Pesquisas mostram que a falta de colina no organismo está relacionada a desordens neurológicas e diminuição da função cognitiva.

Veja: 8 coisas que podem acontecer se você parar de comer pão

7. Você vai salvar sua vida

Os ovos podem fabricar 11 aminoácidos essenciais para o sustento da vida. Nosso corpo precisa de 20 aminoácidos essenciais. Adivinhe onde os outros nove são encontrados? A falta desses aminoácidos pode deteriorar os músculos, o sistema imunológico, causar fraqueza, fatiga e mudar a textura dos cabelos e pele.

Confira: 5 razões para você parar de beber refrigerante

8. Você terá menos stress e ansiedade

Se você tiver deficiência nesses nove aminoácidos que podem ser encontrados nos ovos, seu cérebro também pode ser afetado. Essa deficiência pode aumentar os níveis de stress e ansiedade que podem ser facilmente diminuídos ao comer ovos.

Conheça: 8 alimentos que melhoram humor

9. Você vai proteger seus olhos

Os antioxidantes encontrados em ovos – luteína e zeaxantina – possuem efeitos poderosos de proteção dos olhos e eles só estão presentes na gema.

Esses antioxidantes diminuem consideravelmente o risco de degeneração e cataratas, que estão entre as principais causas de cegueira.

Veja Também: Dieta da clara de ovo emagrece até 5 Kg em um mês

10. Você vai melhorar os ossos e dentes

Os ovos também estão ente as poucas fontes naturais de vitamina D, que é importante para a saúde dos ossos e dentes. A vitamina D auxilia na absorção do cálcio, que também é bom para a saúde do coração, do colón e do metabolismo.

Mais: 10 dicas para ter dentes bonitos e saudáveis

11. Você vai se sentir mais cheio e comer menos

Os ovos são uma fonte tão boa de proteína que todas as outras fontes de proteína são medidas através dele. Muitos estudos demonstram que alimentos com bastante proteína afetam diretamente o apetite.

Mais: 10 dicas para saciar a fome

[ninja-inline id=9469]

12. Você vai perder gordura

Principalmente pelo efeito de satisfação, os ovos estão lincados à perda de peso.

Uma pesquisa norte-americana teve resultados notório: em um período de oito semanas, pessoas comeram café da manhã com ovos, ou pães, que possuem a mesma quantidade de calorias. O grupo dos ovos perdeu 65% a mais de medidas, 16% a mais de gordura e 34% a mais de redução na circunferência da cintura.

Veja: O que comer em cada refeição para emagrecer de vez e manter o peso ideal

Sair da versão mobile