Ciência revela o exercício secreto que promete aumentar a longevidade

Se você se matricula em uma academia com o objetivo de cuidar da saúde do seu coração, é provável que passe boa parte dos treinos se dedicando a exercícios de cárdio. Já se a sua meta for aumentar a massa muscular, certamente, tenha que entrar de cabeça nos exercícios de resistência.

Mas qual seria o tipo de exercício que nós, humanos, podemos fazer para viver mais? Uma pesquisa científica realizada pela Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, promete ter encontrado a resposta.

O estudo analisou, durante cinco anos, a rotina de exercícios de 30 mil idosos americanos. Os cientistas descobriram que pessoas mais velhas que praticaram, durante esse tempo, exercícios de força, pelo menos duas vezes por semana, cortaram quase pela metade a probabilidade de morrerem em decorrência das causas que mais afetam homens e mulheres nesta faixa etária.

Ciência revela o exercício secreto que promete aumentar a longevidade

Idosos que praticaram exercícios de força em treinos de musculação, pelo menos dois dias por semana, apresentaram 46% menos chances de virem a falecer em consequência de qualquer causa natural.

Desses, 41% apresentaram menor incidência de morte por doenças do coração e 19% de mortes em virtude de câncer. A pesquisa foi publicada pelo jornal médico “Preventive Medicine”, dos Estados Unidos.

“O segredo para uma vida longa e saudável não está em cartelas de comprimidos ou ingestões excessivas de medicamentos. Na verdade, a chave para uma vida longa e feliz pode estar bem perto, em um aparelho de musculação”, revela a médica Jennifer Kraschnewski, professora assistente do curso de medicina e saúde pública da Faculdade de Medicina de Penn State, que conduziu o estudo.

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Enquanto a pesquisa não conclui quais as causas e os efeitos que relacionam a prática de musculação com longevidade, Dra. Kraschnewski segue convicta de que existe uma conexão clara entre este tipo de treino e o aumento da expectativa de vida. “Treinos de força podem reduzir, substancialmente, os riscos de mortalidade”, diz.

Uma boa notícia é que você não precisa ir até a academia para praticar musculação. Flexões, abdominais, afundo e agachamentos são exercícios que não requerem equipamentos e que são excelentes para construir a musculatura.

Exercitar-se com elástico de resistência é outro método simples e barato para treinar os principais músculos do seu corpo. Os elásticos de resistência podem ser encontrados em qualquer loja de artigos esportivos ou em comércios online.

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Treine corretamente

Além de aumentar a longevidade, a musculação oferece outros benefícios à saúde. Confira abaixo alguns deles:

  • Melhora a densidade óssea: A musculação promove o aumento do fluxo sanguíneo nos ossos;
  • Aumenta a massa muscular: A massa muscular diminui com a idade. A musculação interrompe essa deterioração – E acaba com as gordurinhas indesejadas.
  • Impulsiona a qualidade de vida: Praticando musculação, você aumenta exponencialmente a sua performance nas atividades do dia a dia. Treinos de força também ajudam a controlar o peso.

exercícios na terceira idade

No entanto, é preciso cautela na hora de praticar qualquer exercício, pois até mesmo a musculação pode oferecer riscos quando executada da maneira incorreta. Por isso, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA dá os seguintes alertas para quem deseja iniciar a prática de atividades físicas:

  • Evite bloquear suas articulações enquanto utiliza os pesos;
  • Se você pretende executar algum exercício em casa utilizando uma cadeira, certifique-se que ela é resistente e estável o suficiente para suportar o seu peso durante o exercício.
  • Converse com o seu médico caso esteja indeciso se um determinado exercício é seguro para você. Essa recomendação serve, principalmente, para pessoas que já passaram por algum procedimento cirúrgico na região dos quadris, joelhos ou costas;
  • Quando você estiver utilizando pesos no exercício, faça o movimento de elevação ou descida, de modo que o deslocamento dure três segundos. Segure nesta posição por um segundo. Volte para a sua posição inicial, contando mais três segundos. Tome cuidado para não retornar à posição, ou muito rápido, ou de qualquer jeito. Além de ser perigoso, você pode perder todos os benefícios proporcionados pelo exercício.
  • Respire. Expire soltando o ar pela boca quando subir ou empurrar o peso. Inspire puxando o ar pelo nariz quando estiver em posição de repouso;
  • Não segure a respiração durante a prática de exercícios de força. Isso pode levantar a sua pressão arterial, especialmente se você sofrer de doenças do coração;
  • Faça movimentos suaves e estáveis. Evite movimentos bruscos;

Fonte: http://www.institutefornaturalhealing.com/2016/05/researchers-uncover-exercise-secret-that-boosts-lifespan/

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