Chapinha passo a passo sem danificar o cabelo

Cabelos domados, sem frizz e brilhosos é o desejo de todas a mulheres. Levantar de manhã, pentear os cabelos, alinhando-os rapidamente sem ter que fazer aquele ritual, não há preço que pague.

7 dicas para acabar com a queda de cabelo

E muitos destes efeitos são facilmente conseguidos pela uso da chapinha, que propicia cabelos bonitos e menos rebeldes, sem contar como facilita nosso dia a dia, pois, é só pentear e está pronto.

Como escolher o shampoo certo para o seu cabelo

Todos temos consciência que o excesso da chapinha prejudica os cabelos, deixando-os ressecados, ásperos e sem brilho. E a situação piora quando não tomamos os devidos cuidados que minimizam futuros estragos, pois, ao contrário da hidratação que devolve a água necessária aos cabelos, a chapinha retira a umidade que é essencial para manter os cabelos macios. Estes cuidados devem ser redobrados quando não temos condições de tratar os cabelos com um profissional mensalmente.

Cabelos com luzes e mechas: Veja como cuidar

chapinha passo a passo

Chapinha: Orientações para você ter um bonito e bem cuidado

Não faça chapinha com os cabelos molhados ou ainda úmidos. Se você já tentou fazer isso, provavelmente deve ter ouvido uns estouros ou um barulho semelhante de quando você coloca o dedo molhado no ferro pra ver se esquentou. Estes barulhos significam que seus fios estão queimando. Agora imagina fazer este processo direto? Os fios devem estar secos para receberem o calor da chapinha, pois, prejudica menos e alisa mais rápido, ao contrário do cabelo molhado, que primeiramente a chapinha vai secá-lo para depois alisar.

Prancha Luxor Alisa e Modela Bivolt Luxor

O mercado oferece algumas chapinhas desenvolvidas para alisar cabelos úmidos com a proposta de secar e alisar ao mesmo tempo, mas seu cabelo precisa estar minimamente úmido para a prancha secar. Caso contrário terá que passar várias vezes na mecha para secá-lo e este processo é prejudicial.

Prancha Taiff Ceramica Bivolt 180° Unissex Taiff

Use protetores térmicos: estes produtos termoativos protegem os fios do calor da prancha ou do secador, diminuindo consideravelmente os danos. Além de proteger, os protetores térmicos minimizam o frizz e deixa os fios macios. Então antes de fazer a chapinha aplique um protetor térmico e espere secar totalmente. Se optar em fazer escova antes, aplique o protetor nos cabelos úmidos e comece a escová-los. Hoje existe uma variedade de protetores no mercado atendendo as necessidades de cada tipo de cabelo, inclusive os próprios leave in já vem com proteção térmica para chapinha e secador.

Tendências de cabelos para 2014

Faça hidratações: quem faz uso da chapinha diariamente ou pelo menos toda semana, tem obrigação de hidratar os cabelos toda semana para repor os nutrientes perdidos pelo uso da prancha. Nenhum cabelo aguenta tanto calor, sem ser danificado. É preciso recuperar os fios para que os danos não se agravem. Mesmo tratando em casa, o ideal seria uma vez por semana fazer um tratamento profissional.

Cabelo oleoso: saiba como cuidar

Deslize a prancha rapidamente: não demore muito nas mechas e muito menos deixe ela parada nos fios. Quanto mais lento você desliza a chapinha mais danos ela vai causando. Assim que você fechar a chapinha na mecha, já deslize-a rapidamente.

Agora vamos as orientações para que a chapinha fique bem feita

Além de aplicar o protetor térmico que é um excelente aliado da chapinha, siga as orientação abaixo:

Não faça chapinha com o cabelo sujo: é mais que comum ver que a maioria das mulheres gostam de retocar a chapinha nos cabelos. Quando você quer retocar uma mecha por exemplo, porque molhou sem querer ou armou, até aí não há muitos problemas. Mas, refazer a chapinha no cabelo todo novamente, vai deixar seus fios pesados, com aspecto mais sujo e o único brilho que terá será da oleosidade que a chapinha vai espalhar para o resto do cabelo. Mesmo que você tenha lavado os cabelos no dia anterior, não refaça a chapinha, tanto pelos motivos citados acima e também pelo fato que você estará danificando duas vezes seus fios em curtos períodos.

8 penteados para cabelos crespos e cacheados

O tamanho das mechas: ao separar as mechas para fazer a chapinha, estas não devem ser grossas demais e nem muito finas, pois, a prancha não conseguirá segurar adequadamente as mechas grossas e consequentemente não vai alisar. Quanto as mechas muito finas, a prancha irá repuxar muito os fios, quebrando-os facilmente. O tamanho adequado da mecha deve estar entre as duas medidas, médio (de 2 a 3 dedos de largura). A prancha deve fechar, segurar e deslizar pelos fios adequadamente.

Trança espinha de peixe passo a passo

Vire as pontas do cabelo: alise as mechas de maneira reta até as pontas. Quando já estiver liso e do seu gosto, passe a chapinha na mecha novamente e quando for chegando perto das pontas, vá virando a chapinha pra dentro levemente até o final. Esta é uma maneira de deixar o cabelo mais natural e evita aquele cabelo reto com as pontas espigadas e sem balanço.

A importância do condicionador para o cabelo

Finalize com reparador de pontas: ao terminar a chapinha, aplique um reparador de pontas. Quem tem cabelos muitos secos, pode passar no cabelo todo, pois, ficará mais macio.

OBS: o reparador de pontas precisa ser bom, tem que ser concentrado. Caso contrário, os fios não o aderem e o cabelo fica com um aspecto oleoso. Uma dica para saber se o reparador é bom: vire-o de cabeça para baixo. Quanto mais rápido o reparador subir para o fundo, pior ele é, quanto mais devagar, mais concentrado e bom ele será.

Como cuidar de cabelos cacheados

A chapinha ideal: há inúmeras chapinhas no mercado, de todo tamanho e toda marca. Quanto ao tamanho a melhor escolha seria uma chapinha média a fina (mas, não muito fina). A prancha mais larga não alisa direito a raiz do cabelo pelo fato de ser muito grande. A fina demais te dará o dobro de trabalho, pois, você terá que dividir o cabelo em inúmeras mechinhas. Portanto uma chapinha de espessura média garante um melhor resultado e torna tudo mais ágil.

Aprenda a fazer alisamento com maisena e leite – Receita caseira

Outra orientação é dar preferência para as chapinhas de cerâmica, pois, estas distribuem o calor uniformemente e alisam melhor o cabelo. Estas chapinhas emitem ions que são responsáveis por fechar as cutículas do cabelo, logo seu cabelo ficará mais alinhado e sem frizz. Hoje você pode encontrar chapinhas que regulam a temperatura de acordo com sua necessidade, mas, o ideal é não ultrapassar os 180 graus.

3 lindos penteados para festa – passo a passo para fazer em casa

UMA DICA IMPORTANTE

Segundo o Hair Stylist Rodrigo Cintra, se você tem cabelos enrolados, antes da chapinha tire as ondas do seu cabelo com o secador. Não é necessário fazer uma escova perfeita, simplesmente vá secando os fios com ajuda de uma escova, somente para desfazer os cachos. Isto é necessário porque a principal função da chapinha é para dar acabamento nos fios e não alisar. Caso contrário, você terá que passar a prancha muito mais vezes no cabelo, forçando o alisamento e seus fios ficarão ainda mais ressecados.

Imagens: Reprodução/Internet.

Sair da versão mobile