Seu cabelo é seco ou ressecado? Saiba como tratá-los!

Você já teve ou tem essa dúvida? Normalmente denominamos os fios ásperos como fios secos ou mesmo ressecados e de fato não há muita diferença entre ambos. Tanto o cabelo seco como o ressecado possuem as cutículas capilares abertas e desprotegidas e pioram ainda mais com os fatores ambientais, como vento, Sol, poluição e agressões químicas com produtos e uso contínuo da chapinha e do secador.

8 penteados para cabelos crespos e cacheados

(Curso) Cuidados com os Cabelos

Seu cabelo é seco ou ressecado?

CABELOS SECOS

O cabelo seco surge pela falta de hidratação dos fios e não por processos químicos. Geralmente o cabelo seco está associado ao uso contínuo da chapinha. A falta de hidratação é a falta de água nos fios. Quando você passa a chapinha nos fios, note que sobe um vapor, uma fumacinha, logo, a chapinha retira toda a água que seu cabelo necessita para ser saudável e como consequência seu cabelo vai ficando SECO.

Cabelos Secos precisam de Cuidados Especiais

Outro fator associado ao cabelo seco é a hereditariedade. Como as glândulas sebáceas produzem muito pouco gordura, o cabelo é por natureza opaco, sem muito brilho, é um cabelo SECO. As escamas dos cabelos secos se abrem muito facilmente e os fios ficam ainda mais vulneráveis.

CABELOS RESSECADOS


O cabelo ressecado é um cabelo SECO PIORADO. É um cabelo ainda mais agredido que o seco. As cutículas do cabelo ressecado são ainda mais abertas que as cutículas do cabelo seco, estas se enroscam entre si, deixando o cabelo todo embaraçado. Geralmente o cabelo ressecado é causado por agressões químicas, como relaxamento, alisamento, descoloração, luzes entre outros. Os processos químicos pelos quais os cabelos passam, mudam a estrutura dos fios, aumentam o pH do cabelo, causando o ressecamento. Além da água perdida, o cabelo ressecado perdeu também proteínas.

Aprenda a fazer alisamento com maisena e leite – Receita caseira

O ressecamento pode afetar qualquer tipo de cabelo, o seco, o oleoso ou misto. Portanto, mesmo que você tenha um cabelo oleoso e não fez nenhum tipo de química, mas abusa do uso da chapinha e secador, seu cabelo pode passar de seco para ressecado, tamanha as agressões sofridas. O uso da chapinha, os fatores ambientais e a falta de hidratação, agridem ainda mais os cabelos ressecados.

Chapinha passo a passo sem danificar o cabelo

O cabelo seco surge pela falta de hidratação dos fios ou por ser hereditário. Já o cabelo ressecado é um cabelo seco piorado e surge principalmente pelos processos químicos pelos quais passam”

TRATAMENTO PARA CABELOS SECOS E RESSECADOS

Mesmo surgindo por motivos diferentes, estes tipos de cabelos se beneficiam com os mesmos tratamentos, porém o tratamento dos fios ressecados precisam ser um pouco mais intensificados.

Especialmente o cabelo ressecado costuma ficar com os fios porosos, principalmente devido ao uso de produtos químicos. Estes, como citados acima elevam o Ph dos fios e suas cutículas ficam bem abertas.

O tratamento ideal é fazer uso de xampus, condicionadores e máscaras com Ph baixo (ácido). O tratamento contínuo com produtos de Ph baixo irão fechar as cutículas do cabelo, tornando-os mais sedosos e brilhantes.

Como escolher o shampoo certo para o seu cabelo

Algumas máscaras bem vendidas nas lojas de cosméticos que cabem no bolso e auxiliam muito nesta luta diária são:  máscaras da linha Novex em sua grande maioria possuem pH baixo, em 3,5, na embalagem já vem informando seu pH. Seda Profissional Regeneração Capilar (Ph 3,3). Haskel Mandioca e Quina Rosa (Ph 3,5), esta linha é um pouco mais cara, mas nada absurdo. Tresemmé (Ph 3,3).

Quem tem cabelo seco e ressecado deve fazer hidratação uma vez por semana ou pelo menos a cada 15 dias, com máscaras nutritivas, hidratantes e umectantes.

Cabelos: Hidratação caseira à base de cenoura

Saiba como escolher a máscara de hidratação certa para seu cabelo com o Hairstyle Rodrigo Cintra. Vale a pena ver!

[youtube

Fazer umectações com óleos ou manteigas vegetais são tratamentos muito eficazes para cabelos secos e ressecados, eles formam uma camada protetora nos fios, retendo e mantendo mais a umidade dos cabelos, deixando-os mais hidratados.

5 dicas para manter o visual do cabelo espetacular

A umectação com óleos pode ser feita da seguinte maneira: esquente o suficiente de óleo para seu cabelo em banho maria (até ficar morninho) e passe no cabelo seco (não precisa estar lavado) mecha a mecha. Depois lave normalmente com o xampu e condicionador Quanto mais tempo você deixar, melhor será o resultado. Tem que deixar umas 4 ou 5 horas, algumas pessoas fazem à noite e lavam no outro dia. Você também pode aproveitar e misturar estes óleos na máscara de hidratação.

7 dicas infalíveis para evitar o “Bad hair day”

Alguns óleos muito utilizados para fazer a umectação são: óleo de coco, de rícino (mamona), de abacate, de uva, azeite de oliva extra virgem. As manteigas vegetais são também muito utilizadas, como, de cacau e karité. Você encontra estes produtos em qualquer loja de cosmético.

As ampolas de hidratação fazem efeito imediato, pois, possuem altas concentrações de vitaminas e hidratantes. Misturadas às máscaras de hidratação, potencializam ainda mais os resultados.

Veja como usar corretamente as ampolas de hidratação com o Hairstyle Rodrido Cintra

[youtube

Os finalizadores são excelentes produtos para melhorar o aspecto seco dos cabelos. Produtos à base de queratina e ceramidas são os que propiciam os melhores resultados. De preferência ao sérum, ao invés do creme de pentear, pois, ele deixam os fios muito mais macios e brilhosos. Faça o teste.

“Cabelos cacheados estão mais propensos a ficarem ressecados, pois, a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebáceas, chegam com mais dificuldade até as pontas.”

Seu cabelo é seco ou ressecado? O que você faz/usa para melhorá-lo? Conte-nos, é sempre bom saber um pouco mais!!

Imagem: Reprodução/Internet.

Sair da versão mobile