Cabelo: 8 verdades sobre o frizz

Seja loiro, ruivo, preto, castanho, o frizz pode aparecer em qualquer tipo de cabelo, mesmo fino, grosso, liso ou enrolado, não escolhendo também idade, cor da pele, ou sexo, enfim, esses teimosos fios rebeldes que teimam em ficar fora do lugar podem aparecer em qualquer tipo de cabelo.

Veja: 10 soluções caseiras para eliminar o frizz dos cabelos

Mas, a boa notícia é que, assim como quase tudo na vida, esse problema também tem solução, e acredite, bem simples de resolver. Então, veja abaixo essas 8 verdades sobre esse terrível detonador de look.

Cabelo: 8 verdades sobre o frizz

1. Cabelos maltratados resultam em frizz

Para quem não sabe, o frizz é, principalmente, formado pela umidade do ar, por isso, em regiões mais úmidas, como é o caso da maior parte do Brasil, é mais do que comum surgirem esses fios rebeldes, por uma questão de eletricidade estática: ou seja, quando o cabelo está seco e entra em contato com essa umidade, os fios acabam se repelindo, causando o frizz.

É fundamental que os cabelos estejam com seus componentes em equilíbrio, como água e sais minerais, pois o frizz é, justamente, a falta disso, resultando em um cabelo nada saudável.

E cuidado com a tendência das colorações cada vez mais claras, já que elas dão aos cabelos muita carga negativa, então os fios não se juntam, se repelindo e arrepiando.

Veja: Frizz: Saiba como prevenir e combater

Mais: Cuidados para Cabelos Cacheados

2. Nem todo volume significa Frizz

Nem sempre o volume quer dizer frizz, além dos fios encaracolados, que já são mais armados pelas próprias características dos fios, os cabelos sem saúde, por falta de hidratação ou pelo excesso de procedimentos, também tendem a ficar mais volumosos.

Na verdade, muitas vezes os fios estão carentes de alguns componentes, ou até, muito danificados por processos químicos e acabam ficando porosos, então armam por qualquer coisa. E as pessoas confundem, achando que tudo é frizz.

Vale saber, aqueles cabelos menores, que se repelem uns dos outros, são a verdadeira definição de frizz, sendo fundamental identificar o real problema para chegar à melhor solução.

Recomendo: Descubra passo a passo todos os segredos para transformar o seu visual sem sair de casa

Mais: Hidratação caseira para cabelos com luzes, mechas ou tinturas

3. As vezes o Frizz é resultado de desidratação


Às vezes, o cuidado com a hidratação e manutenção dos fios fica de lado, o que não é nada bom. Hoje, existem produtos específicos para cada necessidade, e acaba se dando pouco valor para o que realmente está faltando, que na maioria das vezes, é penas água.

A hidratação é fundamental para proteger os fios e deixá-los no lugar, por isso, os melhores tratamentos para reduzir o frizz são aqueles que hidratam.

Veja: Máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados

Mais: Receitas caseiras para hidratar os cabelos

4. Nem toda química é prejudicial

Ao contrário do que muita gente imagina, os processos químicos, como a tintura, não são os principais culpados pelo frizz, mas, claro, é preciso tomar muito cuidado com os produtos utilizados e se certificar de que o procedimento seja feito por um profissional.

Hoje em dia, é possível tratar o cabelo com coloração, mas tudo depende do produto e da técnica utilizada. As cores não são prejudiciais ao cabelo, mas existem processos mal feitos e produtos de baixa qualidade.

Veja: Como preparar o cabelo antes de fazer luzes e outras químicas

Mais: 12 Ideias incríveis para mudar a cor do cabelo

5. Vale a pena investir em Leave In

Quer evitar o frezz? Então, invista em um leave in, pois como vivemos em um país tropical e convivemos com a umidade em nosso dia a dia, portanto, precisamos aprender a lidar com isso.

6. Tratamento ideal

É preciso conhecer o próprio cabelo para escolher o melhor tratamento, é importante usar o produto ideal para cada tipo de cabelo.

É muito importante conhecer o próprio cabelo e saber o que utilizar para tratá-lo adequadamente. No caso do frizz, o segredo está em tratar, hidratando o fio.

Saiba: Como fazer Umectação nos cabelos em casa

Mais: 3 tratamentos caseiros para o crescimento do cabelo

7. Aposte em produtos profissionais


Muitas mulheres temem que produtos que eliminam o frizz, como leave in e fórmulas baseadas em óleo, acabem deixando os cabelos pesados e oleosos, mas, isso depende da textura e expessura de cada cabelo – e, por isso, é importante escolher a versão de produto mais adequada para cada tipo.

Existem produtos de manutenção para qualquer cabelo, mas vale a pena investir em produtos profissionais, que apesar de mais caros, funcionam muito melhor (e em menor quantidade).

Muitas vezes o que causa esse aspecto pesado ou o volume é usar um produto que, apesar de qualidade, não serve para aquele tipo de cabelo, por isso a recomendação de um profissional é importante.

Conheça: 25 itens fundamentais para os cabelos

Mais: Aprenda diminuir o volume do cabelo

8. Invista em um ritual diário

Se deseja cuidar melhor dos fios no dia a dia, a dica é evitar o frizz desde a lavagem, lavando o cabelo com shampoo (específico para o cuidado com frizz), condicionando e aplicando algum produto de manutenção – que dá resposta imediata ao cabelo, principalmente quando se seca com o secador. Com isso irá conseguir fios soltos, leves, brilhantes e maleáveis pela ação da água – ou seja, muito mais saudáveis. O ritual diário é muito importante, já se reduz 50% do frizz fazendo isso. Os outros 50% são responsabilidade do leave in, que fecha as cutículas dos fios e evita que eles fiquem arrepiados. O sérum, aplicado depois que o cabelo seca, também ajuda muito nesse processo, mas é importante não exagerar na quantidade.

Sair da versão mobile