Conheça os benefícios do chocolate para a saúde

Quem não resiste a um chocolate delicioso? É muito difícil encontrar uma pessoa que não gosta de comer chocolate, pois ele é muito saboroso. Mas, além de ser delicioso, o chocolate bem dosado e do tipo certo, pode proporcionar vários benefícios a saúde. A melhor opção de chocolate, sem dúvidas é o meio amargo, pois ele têm maiores quantidades de cacau e, por isso, muito mais benefícios. No entanto, a quantidade ideal não deve ultrapassar 30 gramas por dia – o que equivale a uma pequena barra ou dois bombons.

Veja Também: Veja como tirar proveito do chocolate sem engordar

Conheça os benefícios do chocolate para a saúde


Além de ser consumido em barra, o chocolate também é muito utilizado no preparo de trufas, bolos e outros tipos de bolos. No entanto, nesses casos é preciso ficar atento, pois ele aumenta o número de gorduras e calorias da sobremesa, e ainda perde os seus nutrientes quando é muito aquecido. Se você é fã de chocolate e também gosta de cuidar da sua saúde, conheça os benefícios do chocolate para a saúde.

Veja Também: Cupcake delicioso passo a passo

Benefícios do chocolate

Proporciona saciedade: O chocolate meio amargo pode te ajudar a se sentir mais satisfeito e não exagerar na comida. Isso acontece porque o cacau possui ácidos fenólicos, que podem aumentar a produção do hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade. No entanto, não adianta apenas consumir chocolate, é preciso ter outros cuidados com a alimentação e a saúde.

Veja Também: Dicas imperdíveis para aliviar os sintomas da TPM

Previne derrames: Por ser rico em antioxidantes, o cacau reduz a inflamação nas artérias, além da quantidade de colesterol que fica preso na parede dos vasos, ajudando a prevenir a formação de trombos na corrente sanguínea, que causam o derrame. Esse é considerado um dos melhores benefícios do chocolate para a saúde.

Veja Também: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

Saiba os benefícios do chocolate

Ajuda a emagrecer: Não é brincadeira. O chocolate pode ajudar na sua dieta, porém apenas se for consumido com cautela e combinado a uma alimentação equilibrada. O doce ajuda na perda de peso por ser rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias. Mas para obter esse benefício, o chocolate deve ser consumido na versão amarga, com muito cacau.

Veja Também: 11 alimentos para ajudar a emagrecer

Melhora o raciocínio: Como o chocolate é rico em cafeína, ele pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental de um modo geral. O doce ajuda a melhorar o raciocínio, pois é rico em flavonoides, porém apenas na verão amargo e meio amargo. O chocolate ao leite também contém flavonoides, mas em menor quantidades.

Veja Também: Naked cake é a nova tendência em bolos para casamentos

Controla o colesterol: O consumo regular de chocolate meio amargo também pode ajudar a diminuir o colesterol total e o colesterol ruim, pois ele é rico em cacau e flavonoides. Além disso, os antioxidantes presentes nesse tipo de chocolate, ainda ajuda a reduzir a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.

Veja Também: Os 10 piores alimentos para a saúde

benefícios do chocolate

Antienvelhecimento: Entre os benefícios do chocolate, também vale e a pena destacar o seu poder antienvelhecimento. Por ser rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o doce ajuda a controlar o radicais livres do nosso organismo. Isso é muito bom, pois quando os radicais livres estão elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. E por ter o poder de controlar essa substância, o chocolate ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Veja Também: Beber água ajuda a rejuvenescer

Agora que você conhece os benefícios do chocolate para saúde, não precisa mais se sentir culpada na hora de degustar essa delícia. Vale lembrar que ele deve ser consumido em poucas quantidades e de preferência na versão amargo e meio amargo.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.