Base ou corretivo, o que vem antes?

Como já era de se esperar, com constantes novidades sendo lançadas no mundo da beleza, certamente, o que já não era tão simples ficou ainda mais complexo, ou seja, a rotina de maquiagem subiu um degrau a mais e está ainda mais complexa.

Tudo bem, não existem mais tantas regras rígidas para nada, mas, ao mesmo tempo, se usar base significava fazer uma maquiagem mais caprichada, hoje a base é só um detalhe em meio a tantos produtos. Pois é, e justamente, por causa dessa quantidade toda de produtos que prometem deixar nosso visual mais legal na hora da maquiagem, o que acaba sobrando são muitas dúvidas, principalmente, relacionadas à ordem correta de aplicar todos esses itens.

Veja Também:

Base ou corretivo, o que vem antes?

Ok, e como se tem falado muito ultimamente sobre o uso e a ordem correta na maquiagem da base e do corretivo, falaremos um pouco sobre isso agora.

Primeiramente, se analisarmos friamente, veremos que faz todo sentido aplicar o corretivo só após ter aplicado a base.

E isso por diversos motivos, como, por exemplo, o fato de que, muitas vezes, ao aplicar a base, grande parte das imperfeições da nossa pele já ficou camuflada, sendo mais fácil e prático, portanto, corrigir apenas as falhas que ainda aparecerem, com o corretivo, ao invés de cobrir tudo e passar a base por cima para uniformizar.

Veja Também:


Dessa forma, o resultado é uma maquiagem mais natural, claro, pois quanto mais finas as camadas de produto que aplicarmos na pele, mais legal e natural será o resultado.

Outro motivo para a base vir primeiro é que, muitas vezes, ao aplicar o corretivo primeiro e a base em seguida, o pincel (ou esponja) acaba tirando um pouco do corretivo junto, fazendo com que seja preciso reaplicar o corretivo depois de terminada a aplicação da base.

O que quer dizer…fazer o mesmo trabalho duas vezes, fazendo com que o produto fique acumulado, deixando uma camada mais espessa sobre a pele, que irá ficar bem mais pesada, com um resultado nada natural.

Mas, muita calma nessa hora, esse argumento da base primeiro vale nesse caso de corretivos em tons semelhantes ao da nossa pele, claro, pois não faz o menor sentido a mesma lógica em caso de corretivo colorido pois, dificilmente, se consegue um bom resultado aplicando-o em cima da base.


Para quem não sabe, o corretivo colorido é usado quando se quer uniformizar o tom da pele, sendo um pouco mais difícil de usar, mas não tem jeito, é a melhor opção para corrigir hematomas, despigmentações e vermelhidões da pele.

Mas é preciso saber usar, e usar com muita cautela, pois funciona com contraste, ou seja, se você quer corrigir vermelhidões, por exemplo, precisa usar um corretivo verde, entre outras opções.

Então, como já é fácil imaginar, se um corretivo colorido, no caso, verde, for aplicado por cima da base, o reflexo da maquiagem tem grande chance de ficar esverdeado, mesmo até que o produto seja bem espalhado.

Por isso, nesse caso – de corretivos coloridos – a cobertura com a base, por cima do corretivo, é fundamental para uniformizar as tonalidades.

Tá bom, sei que deve estar achando muito difícil, não é? Na verdade, não chega a ser tão simples, mas também não é nada impossível, é só uma questão de testar, experimentar, praticar.

Na maquiagem é preciso praticar ao máximo, experimentar e, até mesmo, errar, para descobrir a forma mais prática de usar algo e a com melhor resultado.

Bem, é isso, espero ter tirado a dúvida de muitas apaixonadas por make, porém, vale a dica, ninguém é obrigada a seguir nenhuma regra, ou seja, não quer dizer que você não possa descobrir uma forma totalmente sua para aplicar a base e o corretivo…

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e receba mais de maquiagem.

Sair da versão mobile