Descubra a base ideal para seu tipo de pele

Quer saber qual o segredo para uma pele naturalmente perfeita, daquelas tipo “tops models” e estrelas de tevê?? A base. Pois é, pode acreditar. Batom, sombra, lápis, rímel e corretivo não podem faltar em nenhum necessaire, mas nada disso é mais importante, para uma maquiagem perfeita, que a base. A base tem a fundamental função de uniformizar a pele, escondendo machas e imperfeições, sendo indispensável em qualquer make-up. E mais, hoje a base evoluiu tanto que já ganhou ares de tratamento de beleza, visto que em muitas possuem em suas formulações, efeito tensor, fator de proteção solar, complexo anti-radicais livres e até antibactericida.

Veja Também: BB Cream chegou para substituir a base e o primer

Descubra a base ideal para seu tipo de pele


Antes de mais nada é bom saber que o mercado de cosméticos já oferece hoje uma enorme quantidade de bases com fórmulas especiais, que oferecem num só produto, várias funcionalidades, por exemplo, os antioxidantes neutralizam os radicais livres, e potencializam o efeito das bases, sendo que os maiores destaques são a vitamina E e C, a glutationa, o acido lipídico e a coenzima Q10.

Veja Também: Aprenda disfarçar olheiras com maquiagem

É importante ficar atenta, pois embora hoje a proteção solar já esteja presente na formulação de vários produtos, dificilmente os fabricantes conseguem agregar um alto fator de proteção com as características de uma boa base, então, a maioria desses produtos não apresenta uma boa cobertura contra os efeitos maléficos dos raios solares, por isso, para a maior prevenção, é sempre aconselhável passar um filtro antes da base.

Veja Também: O inverno chegou, hora de intensificar o uso do filtro solar

Outra dica é, sempre antes do make-up, molhar bem a pele com água gelada, ou passar um pouco de gelo no rosto, para que ela fica firme e a maquiagem dure mais.

Vale ressaltar que quem tem a pele oleosa e jovem deve usar produtos mais secos, como base compacta, que contêm mais pigmentos, maior poder de cobertura, e camuflam bem as imperfeições, já as peles mais secas, ou mais maduras, necessitam de maquiagens cremosas e líquidas, de preferência oil free, que contêm menos pigmentos e permanecem na face sem ressecar a pele, o que evita que o produto evidencie rugas e linhas de expressão, dando um efeito mais natural.

Veja Também: Produtos de limpeza para a pele oleosa

E outro ponto importante é a forma de passar a base, se ela for fluida, o melhor é usar as mãos, garantindo um efeito homogêneo, caso seja compacta, devemos aplicá-la com uma esponja, que tem que estar limpa e seca.

Uma dica é na hora da aplicação, primeiro, passar a base na zona “T”, nas laterais do rosto, os movimentos devem ser de dentro para fora e de baixo para cima, no pescoço, de cima para baixo. Já as peles secas, ressecadas e em processo de escamação necessitam de mais cuidados, pois, se esfregarmos qualquer coisa, podemos acabar agravando o problema.

Veja Também: Make: a ordem dos fatores pode alterar o produto

Tipos de Base e como aplicá-las

Base Compacta
Base Compacta
esponja para aplicar Base Compacta
Sua cobertura é de média a alta, esse tipo de base é indicado para pele mista ou oleosa, e também para promover pequenos retoques, uma dica para uma aplicação perfeita, não marcando vincos ou pequenas rugas, é usar esponja molhada para que o produto possa aderir melhor à pele.

Veja Também: Dicas de sombras para olhos castanhos

Base líquida ou Cremosa
pincel de fibra ótica
Nesses dois tipos o que varia é a cobertura, a da líquida é de leve a média, e a cremosa, de média a alta. Essas bases são boas para todos os tipos de pele e devem ser aplicadas em movimentos circulares, usando pincel de fibra ótica (aquele de duas cores). A dica, nesse caso, para dar um acabamento mais natural é aplicar o produto nas costas da mão e ir passando aos poucos, do centro para as extremidades do rosto, com o pincel sempre em movimento.

Veja Também: Pincéis de maquiagem, veja como conservá-los!

Base em Bastão
pincel língua de gato
É uma base super prática, já que pode ser aplicada diretamente no rosto, sendo que, para espalhar, a dica é usar um pincel língua de gato, achatado, fazendo movimentos do centro para as laterais do rosto.

Veja Também: Maquiagem definitiva: tire suas dúvidas!

Base Mineral

kabuki
Esse tipo de base é a mais indicada para pele oleosa ou mista, sua cobertura depende de quantas camadas você vai aplicar, a dica é começar colocando um pouco de produto na tampa da embalagem, tirar o excesso do pincel (que pode ser o kabuki, redondo) e aplicar, novamente, em movimentos circulares, do centro para as laterais da face. Quem quiser mais cobertura é só repetir a aplicação.

Veja Também: 7 Dicas incríveis de como usar os pincéis corretos na maquiagem

mulheres limpando rosto demaquilante

Pois bem, a base é fundamental em qualquer maquiagem, mas a regra básica é nunca deixar de retirá-la corretamente depois. A limpeza da pele deve ser feita, de preferência, com um produto adstringente e um demaquilante, já existindo, hoje em dia, produtos específicos para a área dos olhos e boca, que removem a maquiagem pesada e podem ser usados no resto do rosto, depois é só aplicar um tônico e um hidratante e pronto!

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.