Babosa no cabelo: 5 receitas para dar força, brilho e maciez aos fios

A babosa no cabelo tem efeito milagroso, a planta age limpando e hidratando os fios, ajuda a acelerar o crescimento dos cabelos, evita que os fios fiquem quebradiços e sem vida. A babosa também pode ser usada no tratamento da caspa e da queda capilar.

Também conhecida como Aloe vera, a babosa é rica em poderosos nutrientes medicinais. A planta já era usada desde a época dos antigos egípcios que, a chamavam de “a planta da imortalidade”.

Historiadores asseguram que usar o gel da babosa no cabelo e pele, era um dos segredos de beleza da Cleópatra.

Veja Também:

Benefícios da babosa no cabelo

Benefícios da babosa no cabelo

Por ser uma rica fonte de aminoácidos, vitaminas e minerais, a babosa ajuda a acelerar o crescimento dos cabelos, além de contribuir para reposição de água nos fios, o que os mantém sempre hidratados.

A babosa também possui propriedades anti-inflamatórias, anestésicas, cicatrizantes e antitérmicas que auxiliam na proteção dos cabelos contra os raios UV, atuando como uma espécie de protetor solar para os fios.

Além disso, ao usar a babosa no cabelo você também conseguirá proteger os fios dos danos externos provocados pelo clima seco, como o vento e a chuva, além dos danos térmicos causados pelo uso da chapinha, secador e babyliss.

O uso da babosa também tem efeitos benéficos no couro cabeludo. Enzimas existentes na planta ajudam na remoção das células mortas, além de estimular a renovação celular no couro cabeludo, limpando-o e hidratando-o profundamente, ajudando a eliminar a caspa, combater a queda e a reduzir o excesso de oleosidade dos fios.

Usar a babosa no cabelo manterá seus fios fortes, saudáveis e com aquele ar de cabelo super bem tratado, sabe?

IMPORTANTE: Sempre que for manusear a babosa utilize luvas, toalha e blusa velhas, pois ela mancha. Sendo assim, todo cuidado é pouco!

Veja Também:

1 – Como usar a babosa no cabelo para acelerar o crescimento?

A babosa é uma ótima aliada quando o assunto é acelerar o crescimento dos fios. Isso acontece, porque quando o gel da babosa é aplicado e massageado no couro cabeludo, age aumentando o fluxo sanguíneo na região, acelerando o crescimento saudável dos cabelos.

Além do mais, a babosa age limpando profundamente os folículos capilares, eliminando o excesso de sebo. Sebo que é produzido naturalmente pelo nosso organismo, agindo como uma espécie de hidratação natural, porém em excesso, pode acabar entupindo os folículos capilares, impedindo o crescimento dos fios.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata os dois ingredientes até que se forme uma mistura homogênea.

Como aplicar:

Aplique a mistura sobre o cabelo e couro cabeludo, massageando bem o couro cabeludo para eliminação das células mortas e estimulação do fluxo sanguíneo na região. Após, envolva o cabelo com uma touca ou plástico filme. Repita o processo 1 vez na semana.

Tempo de ação:

Aguarde 10 minutos e lave os cabelos como de costume.

Resultado esperado:

O resultado é um cabelo super hidratado, cheio de brilho e, com os folículos capilares profundamente limpos e desobstruídos, o que facilitará o crescimento dos fios.

Ovo: é o alimento mais completo e rico em nutrientes do mundo! Tais nutrientes agem fortalecendo o bulbo capilar, reduzindo a queda e estimulando o crescimento dos fios.

Por ser bastante vascularizado, o couro cabeludo absorve rapidamente todos os nutrientes derivados da babosa e do ovo, por isso, a junção do ovo com a babosa é uma ótima receita para fazer os cabelos crescerem mais rápido.

Veja Também:

2 – Como usar a babosa no cabelo para combater a queda?

A babosa é uma poderosa fonte de vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais, substâncias que auxiliam no fortalecimento do bulbo capilar. Ainda, age limpando profundamente o couro cabeludo, regenerando e fortalecendo os fios.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata somente o gel da babosa, até obter uma textura que se misture ao shampoo mais facilmente. Após, em um recipiente, misture todos os ingredientes, incluindo a babosa que você bateu no liquidificador.

Como aplicar:

Lave os cabelos como de costume, só que usando o shampoo de babosa. Use o shampoo apenas 2 vezes na semana, intercale com o uso do seu shampoo de costume

Resultado esperado:

Os resultados são: folículos e bulbos capilares profundamente limpos, desobstruídos e fortalecidos. Com bulbos capilares mais fortes, a tendência é que haja uma redução da queda capilar.

Ah! O uso do shampoo de babosa não deixa o cabelo super ressecado como quando usamos nosso shampoo comum. Isso, graças ao óleo de coco presente na receita.

Óleo de coco: age como uma espécie de capa protetora dos fios, evitando a perda de água e proteínas de dentro do folículo capilar. Além do mais, ele hidrata e protege o cabelo do ressecamento.

Veja Também:

3 – Como usar a babosa para combater a caspa?

A caspa é provocada por uma inflamação no couro cabeludo (dermatite seborreica). Por ter propriedades anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica, a babosa pode auxiliar no combate à caspa.

Ao utilizar a babosa no cabelo, você também estará promovendo uma limpeza profunda dos folículos capilares, o que eliminará as células mortas e reduzirá o excesso de oleosidade.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Como aplicar:

Aplique a mistura no couro cabeludo, massageando suavemente e em movimentos circulares por, aproximadamente, 20 minutos.

Tempo de ação:

Deixe repousar por mais 30 minutos. Passados os 30 minutos, lave os cabelos com um shampoo anti-caspa. Repita o processo apenas 1 vez por semana.

Resultado esperado:

Redução da inflamação e alívio da coceira provocadas pela caspa, além da remoção das crostas e placas aderidas à pele.

Mel: as propriedades umectantes, antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias do mel, ajudam a reduzir a inflamação, além de auxiliar na recomposição da barreira cutânea da região afetada pela caspa, na remoção das crostas e placas, sem agredir a região.

Iogurte Natural: por ser probiótico, pode ajudar a restabelecer o equilíbrio das bactérias no couro cabeludo.

Veja Também:

4 – Como fazer banho de brilho no cabelo com babosa?

Seus cabelos estão ressecados e sem vida? Aposte no banho de brilho com babosa! Ele age repondo nutrientes aos fios, deixando-os com aquele efeito espelhado que tanto buscamos, sabe?

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em um liquidificador, coloque o gel e vá adicionando a água até que se forme uma pasta.

Como aplicar:

Aplique a mistura, mecha a mecha, nos cabelos secos e limpos, dá raíz às pontas, massageando bem.

Tempo de ação:

Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos como de costume. O banho de brilho com babosa só pode ser feito 1 vez no mês.

Resultado esperado:

Cabelos super hidratados, fortes e com um brilho incrível.

Veja Também:

5 – Babosa no cabelo loiro

Todas sabemos que cabelos loiros necessitam de muito cuidado e atenção. Manter as madeixas descoloridas e com aparência saudável pode ser um tanto trabalhoso, sendo essencial estar sempre em dia com a rotina de tratamentos e, reforçá-la nos períodos pré e pós-coloração.

Receitas caseiras são ótimas alternativas para te auxiliar nesse propósito e, claro, a babosa não poderia estar de fora dessa, não é mesmo?

O problema, é que existem muitos relatos de casos em que o uso da babosa manchou o cabelo loiro e, isso é realmente possível! Porém, nem todo cabelo loiro irá manchar com a babosa. Mais especificamente, existem dois cenários em que isso pode acontecer:

Normalmente, os cabelos ficam mais escuros ou esverdeados. No entanto, não precisa se apavorar, pois depois de lavar os cabelos o efeito (escuro ou esverdeado) sai.

Uma dica para evitar todo esse transtorno é fazer um teste de mechas antes do procedimento, assim você conseguirá ter um controle melhor do resultado final. Porém, com a dica que vamos apresentar aqui, você poderá usufruir dos benefícios da babosa sem medo de que isso aconteça.

Veja Também:

Faça do matizador seu aliado

Para evitar que a babosa manche seu cabelo, basta incluir matizador na receita. Além de prevenir possíveis manchas, o produto ainda irá remover o aspecto amarelado dos fios.

Porém, atente-se que: o matizador em questão deve ser tipo máscara, não shampoo, ok?

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata somente o gel da babosa, por cerca de 20 segundos, até obter uma textura que se misture com mais facilidade a máscara de hidratação. Após, em um recipiente, coloque o gel batido junto com o restante dos ingredientes e misture bem até que se torne uma mistura homogênea.

Como aplicar:

Laves os cabelos apenas com shampoo e retire o excesso de água com auxilio de uma toalha. Após, separe o cabelo e aplique a mistura mecha a mecha, massageando bem.

Tempo de ação:

Deixe agir por, aproximadamente, 10 minutos e enxágue. Finalize com o condicionador de sua preferência. Repita o processo, pelo menos, 1 vez na semana.

Resultado esperado:

Cabelos hidratados, macios, regenerados, fortalecidos, brilhantes e, matizados!

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e conheça outras maneiras de usar a babosa no cabelo.

Sair da versão mobile