Esses Alimentos São Proibidos Para Quem Tem Diabetes tipo 2

A Diabetes Tipo 2 é uma doença crônica que se caracteriza por alterar a forma como a glicose é metabolizada no organismo.

A glicose (açúcar presente no sangue) é a principal fonte de energia do organismo.

Sendo assim a doença tem grande impacto na qualidade de vida do indivíduo que entre outros cuidados deve ficar atento aos alimentos que são proibidos em sua dieta.

Veja: 50 Receitas Para Diabeticos

Conheça: 6 doenças autoimunes comuns

Veja Também: Cansaço excessivo pode ser um sinal de doenças

Entendendo a Diabetes Tipo 2

O paciente que tem diabetes tipo 2 tem produção de insulina (hormônio responsável por metabolizar corretamente a glicose) em seu organismo, no entanto, ou essa produção é muito baixa ou o organismo adquire resistência a mesma. De qualquer forma a insulina não consegue cumprir o seu papel e dessa forma a glicose (açúcar) fica solta no sangue.

O controle dessa diabetes é feito através do uso de medicamentos indicados pelo médico de acordo com a necessidade e mudanças no estilo de vida. A alimentação correta e a prática de exercícios físicos é essencial. No caso dos pacientes com diabetes tipo 1 não há produção do hormônio, por isso que esses pacientes fazem uso da insulina injetável.

Conheça: Planos de saúde: vantagens e desvantagens

Consequências da Diabetes Tipo 2

Como a glicose (açúcar) não é encaminhada para dentro das células da forma como deveria acaba circulando pelo organismo e causando o que conhecemos como hiperglicemia. Quando a concentração de glicose chega a regiões específicas como as retinas, rins entre outras pode ocasionar sérios problemas de saúde.

Veja: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

Vida Saudável

As pessoas que sofrem dessa doença podem levar uma vida totalmente normal desde que mantenham o controle dos seus índices glicêmicos. O objetivo do paciente deve ser manter a sua glicemia dentro de um padrão normal e em parte isso é conseguido escolhendo assertivamente os alimentos que irão para a sua mesa.

Quem Tem Diabetes tipo 2 Pode Ter Uma Vida Saudável

A doença possui dois principais fatores de risco que são o genético e a obesidade. Basicamente se você tem familiares que tem a diabetes tipo 2 deve ficar atento, pois tem possibilidade de desenvolver o problema. Em relação à obesidade estar acima do peso é um risco porque a gordura presente no corpo atua diretamente no surgimento da resistência a insulina.

Veja Também: Dieta sem Glúten: emagreça e evite doenças

Conheça os Alimentos Proibidos Para Diabetes Tipo 2

Mel

Esses Alimentos São Proibidos Para Quem Tem Diabetes tipo 2

Ponto fraco de quem gosta de sabores doces, o mel, deve ficar de fora da alimentação dos pacientes dessa doença crônica uma vez que elevam a glicemia (quantidade de açúcar no sangue) rapidamente.

Conheça: Top 24 alimentos termogênicos para emagrecer

Adoçantes com base de Frutose

Adoçante é proibido para quem tem diabetes tipo 2

É natural que as pessoas que tem diabetes pensem que basta substituir o açúcar por adoçante que tudo ficará bem, mas não é bem assim. Evite adoçantes cuja base seja de frutose, manitol e surbitol que podem acarretar em complicações da doença.

Confira: 6 alimentos infalíveis para secar a barriga

Carboidratos

carboidratos são proibidos para quem tem diabetes 2

A escolha dos carboidratos que farão parte da sua rotina alimentar deve ser feita com muito cuidado, pois aqueles do tipo refinados como pães, bolos e biscoitos contam com elevado índice glicêmico. Quando um paciente de diabetes tipo 2 ingere um alimento com essas características aumenta rapidamente a quantidade de açúcar no seu sangue.

Mais: Conheça 9 alimentos que hidratam o corpo

Refrigerantes

Quem tem diabetes tipo 2 não pode beber refrigerantes

Verdadeiros vilões para quem tem diabetes, pois possuem uma quantidade muito alta de açúcar. Substitua por sucos naturais e água.

Veja: 5 razões para você parar de beber refrigerante

Alimentos de Origem Animal

Churrasco é um pecado para quem tem diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é uma doença considerada como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Dessa forma quanto mais se puder evitar complicar a situação é positivo. O consumo de alimentos de origem animal como carnes, leite e seus derivados eleva o nível de colesterol ruim (LDL) o que causa dificuldades na circulação do sangue.

Saiba: Comer carne vermelha pode causar câncer?

Gordura Trans

Fuja de alimentos com esse tipo de gordura porque eles além de aumentarem a quantidade de colesterol ruim também reduzem a quantidade de colesterol bom.

Veja: 5 gorduras do bem para você incluir na sua dieta e ajudar a emagrecer

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.