Ácido retinóico: o que é, para que serve, dicas e recomendações

Nos dias de hoje, um dos assuntos mais falados dentro da comunidade de beleza é sobre o famoso skin care, que quer dizer cuidados com a pele em inglês. Como já sabemos, os cuidados com nossa pele estão cada vez mais relevantes, e por isso muitos produtos milagrosos aparecem para nos ajudar nessa jornada. Mas e o ácido retinóico, será que é bom mesmo?

Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre o que é essa nova substância chamada ácido retinóico, para que ela serve, quais são suas vantagens e desvantagens, para quem ela é mais indicada e todas as dicas para usá-la! Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então vamos lá!

Veja Também:

Ácido Retinóico: O que é?

De maneira simplificada, o ácido retinóico é uma substância química derivada da vitamina A, e também pode ser chamada de Tretinoína. Essa substância vem sido estudada intensamente nos últimos anos, e foi demonstrado que a mesma tem ótimos efeitos para ajudar no tratamento de acne, clareamento de manchas e muito mais.

Como essa substância ficou bem famosa nos últimos tempos, hoje em dia você também pode encontrá-la sendo vendida em farmácias com o nome de Vitacid, Vitanol A ou você pode até mesmo pedir para que um produto manipulado seja desenvolvido em farmácias especializadas.

Veja Também:

Ácido Retinóico: Para que serve?

Ácido retinóico: o que é, para que serve, dicas e recomendações

Como já citamos brevemente acima, o ácido retinóico é uma substância que está sendo estudada em detalhes por cientistas e pesquisadores do mundo todo. Isso se dá por conta da sua eficácia no tratamento de problemas na pele. Vamos citar alguns deles abaixo:

Acne

Com suas propriedades para o tratamento dermatológico, o ácido retinóico ajuda no tratamento da acne, se mostrando eficiente na maioria dos casos mais leves. Além disso, ele pode ser usado para tratar as cicatrizes de acne, que são tão comuns em tantas pessoas mundo afora.

Manchas escuras

Todo mundo tem algum problema com manchas escuras nas axilas ou em alguma parte do seu corpo, não é mesmo? Pois é, e se eu te contasse que o ácido retinóico também pode te ajudar com esse problema?

Como já comentamos acima, essa substância consegue ser bem eficiente no tratamento de manchas de acne ou manchas de hiperpigmentação. Por isso, se você estiver procurando por uma nova alternativa no seu tratamento para se livrar das manchas escuras, o ácido retinóico pode ser seu mais novo aliado.

Rugas

A fonte da juventude ainda não foi inventada, mas hoje em dia temos muitas alternativas para suavizar e melhorar nossa relação com nossos sinais de envelhecimento. O ácido retinóico é um ótimo tratamento para suavizar rugas, melhorar a flacidez da pele e suavizar a pele de maneira geral.

Veja Também:

Ácido Retinóico: como usar?

A substância é normalmente usada em forma de um creme, que você vai aplicar antes de dormir. É claro que, dependendo do seu problema e das recomendações do seu dermatologista, esse tratamento pode variar.

No momento da aplicação, você deve usar uma quantidade mínima do creme em seu rosto, um pouco em cada ponto (testa, bochechas e queixo). Após vinte minutos da aplicação, enxágue e hidrate seu rosto. Você deve usar esse produto apenas duas ou três vezes na semana, já que seu uso contínuo pode causar irritação na pele.

Veja Também:

Ácido Retinóico: desvantagens

Já falamos bastante sobre as vantagens de usar o ácido retinóico, mas será que existem desvantagens? É claro que, como qualquer outro produto ou medicamento, a substância possui suas desvantagens, então você precisa tomar alguns cuidados. Vamos ver as principais desvantagens abaixo:

É claro que esses efeitos colaterais não acontecem em qualquer paciente ou com qualquer quantidade de produto. Por isso, você precisa ficar atento e usar esse produto seguindo as recomendações médicas, para que sua experiência com o mesmo seja positiva e satisfatória!

O ácido retinóico é uma das substâncias mais famosas no tratamento de problemas da pele, como acne, manchas escuras e rugas. Esse produto pode ser o seu maior aliado, mas tome cuidado e use a substância com responsabilidade! Dessa maneira, você vai ficar ainda mais bonita e feliz!

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias para receber mais dicas de skin care.

Sair da versão mobile