8 maneiras de reconhecer um ataque cardíaco antes que ele aconteça

Muito embora os riscos de doenças como o câncer de mama e o câncer de colo do útero figurem como as principais preocupações relacionadas à saúde da mulher, ainda se ignora o fato de que os problemas cardiovasculares sejam os maiores responsáveis pela causa-mortis entre as brasileiras na atualidade.

Segundo pesquisas, estima-se que, em menos de duas décadas, o número de ataques cardíacos em mulheres ultrapasse o índice masculino.

Essa estimativa alarmante é resultado de uma série de fatores ligados à vida moderna e agitada das brasileiras, que engloba estresse, sedentarismo, maus hábitos alimentares, tabagismo e sono irregular.

Os indícios que o coração dá como alerta de que está no limite e que algo vai muito errado com a saúde são diferentes em homens e mulheres.

maneiras de reconhecer um ataque cardíaco antes que ele aconteça

Enquanto neles, os sinais são claros, como dor intensa no peito e fisgadas no braço, nelas os sintomas são bem mais silenciosos e, por essa razão, é essencial e vital saber reconhece-los.

Confira abaixo quais são as formas de reconhecer um ataque cardíaco:

Veja Também: 8 Sinais de infarto em mulheres

1 – Suor Frio e Palidez

Indisposição repentina, envolvendo palidez, tontura e suor frio são sintomas que não devem jamais ser ignorados quando não apresentam um motivo aparente e podem indicar tanto um ataque cardíaco, quanto um acidente vascular cerebral (AVC).

Por isso, ao perceber esses sintomas acione, imediatamente, uma ambulância.

Veja Também: Alimento poderoso que reduz o apetite, defende o coração e afasta a diabetes

2 – Exaustão

A exaustão é a causa mais lembrada por mulheres que já sofreram ataques cardíacos. Mais de 70% delas relataram terem sentido uma fadiga excessiva e inexplicável antes de um ataque, mesmo que não tenham realizado qualquer esforço para isso.

O cansaço pode ter início horas antes do ataque, como semanas antes.

Veja Também: Cansaço excessivo pode ser um sinal de doenças

3 – Insônia

Distúrbios no sono que se prolongam por diversas noites seguidas e incapacidade de dormir ou de ter uma noite tranquila de sono por grandes períodos, é sinal de que algo não vai bem com o seu coração, o que pode resultar em um ataque cardíaco.

Veja Também: O que fazer para dormir melhor: 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono

4 – Dores

Ao contrário dos homens, que geralmente sentem dores no peito ao enfartarem, as mulheres que estão prestes a ter um ataque costumam sentir fortes pontadas na região do queixo, mandíbula e um desconforto muito intenso na garganta, como se estivesse com algum objeto entalado nela.

As dores, quando ocorre o ataque, podem se espalhar também para o ombro esquerdo, para a região superior das costas, peito e para os dois braços.

Veja Também: Dores que não devemos ignorar

5 – Dificuldades para respirar

Um dos sinais mais comuns de ataque cardíaco em mulheres e um dos mais simples de se reconhecer é a dificuldade para respirar, sem causa aparente.

A vítima sente grande dificuldade para puxar o ar e respirar fundo, ficando sem oxigenação e com limitações até para falar.

Veja Também: 20 sinais de que você pode ter algum tipo de câncer crescendo em seu corpo

6 – Enjoo

O enjoo é outro fator comum que você pode reconhecer como sintoma de ataque cardíaco. Muitas vítimas já relataram sentir muito enjoo e náuseas ou disseram ter passado por crises intensas de vômito antes de sofrerem ataques do coração.

Segundo especialistas, problemas como este ocorrem corriqueiramente, antecedendo infartos.

Veja Também: 7 sinais de câncer de mama que as mulheres ignoram

7 – Falta de apetite

Muitas vezes decorrente do enjoo constante, a falta de apetite e de fome é outro fator determinante que pode ser reconhecido como sintoma de ataque cardíaco.

Esta alteração normalmente vem acompanhada de um inchaço anormal na região do abdômen.

Veja Também: 8 sinais de alerta que sua língua pode estar enviando sobre sua saúde

8 – Ansiedade

Estar ou se sentir em uma situação limite, que a leve a um estresse e ansiedade absolutos, é um dos sintomas mais sentidos pelas mulheres minutos antes de sofrerem um ataque cardíaco.

A dificuldade em permanecer quieta, com as mãos e pernas parados, ficar com a respiração ofegante e suar frio, são sinais claros de estresse que podem indicar princípio de infarto.

Veja Também: 5 sinais de que seu corpo está com parasitas e como eliminá-los naturalmente

Caso você ou alguém do seu convívio esteja apresentando um ou mais sinais acima, procure imediatamente um médico.

Um ataque do coração, muitas vezes pode ser fatal e matar em menos de 5 minutos e o socorro pode não chegar a tempo. Por isso, esteja sempre atenta.

O melhor, sempre, é a prevenção. Mudar de hábitos, adotando uma alimentação mais saudável, livre do sedentarismo e de maus hábitos é um ótimo começo.

Caso você tenha histórico de doenças cardíacas na família, é imprescindível um acompanhamento médico regular. Esta é a melhor forma de ficar mais protegida contra este mal.

Veja Também: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.