7 exames necessários na prevenção do câncer

Quando se fala em câncer, sem dúvida muita gente fica com medo e algumas acabam acreditando que é melhor nem saber se tem algo, mas o melhor jeito de se proteger é se prevenir e descobrir cedo um possível câncer.

Sendo assim vamos indicar 7 exames necessários na prevenção do câncer, para homens e mulheres, todos precisamos nos prevenir e nos proteger, já que o câncer não escolhe, ele pode vir para todos.

Veja Também:

Uma dica simples e infalível para diminuir o risco do câncer de pele

Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

Câncer de Mama

autoexame para prevenir o câncer de mama

Infelizmente é muito comum, principalmente em mulheres que já tiveram casos de câncer de mama na família, é importante estar sempre atenta para descobrir o câncer o mais cedo possível e conseguir vencê-lo com o tratamento adequado.

Saiba quais exames são necessários na prevenção:

1. Autoexame de mama

Não tenha vergonha nem se esqueça de fazer, o autoexame é bem simples e indicado que seja feito por todas as mulheres a partir dos 20 anos de idade, com a frequência de uma vez por mês.

Esse exame é feito em casa pela própria mulher, observando os seios em frente a um espelho.

  • Observe primeiro com os braços caídos, depois com os braços levantados e depois com as mãos na cintura.
  • Depois erga o braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça, com a mão direita apalpe o seio esquerdo em movimento circulares, repita o exame na mama direita.

Deve ser observado no exame se as duas mamas estão com a mesma coloração, forma e tamanho. Também observe se existem saliências, rugosidades e caroços, e se as mamas estão iguais ao exame anterior. Se existir alguma diferença procure seu médico.

Veja Também: Câncer de Mama, fique atenta!

2. Exame clínico de mama

O exame clínico de mama deve ser feito a cada 3 anos e é recomendado para mulheres maiores de 20 anos, principalmente as acima de 40 anos. Converse com seu médico e marque o seu.

Veja Também: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

3. Mamografia

Esse é um dos exames que mais se fala na prevenção do câncer, ele deve ser feito anualmente e é recomendado para mulheres acima de 40 anos, mas se você tem histórico na família pode conversar com seu médico e ele pode realizar o exame mesmo antes dos 40 anos.

Veja Também: 8 segredos embaraçosos que você deve contar para o seu ginecologista

Câncer de colo de útero

exames necessários na prevenção do câncer

4. Teste de Papanicolau

Esse exame é extremamente importante para mulheres com vida sexual ativa, ele não ajuda apenas na prevenção do câncer, mas pode detectar outras doenças ginecológicas e é muito importante que seja feito anualmente em moças sexualmente ativas e maiores de 18 anos.

Depois de três exames com resultado normal pode-se reduzir a frequência com que é feita o exame, mas isso deve ser decidido em conjunto com seu ginecologista, nunca deixe de frequentar regularmente suas consultas.

Veja Também: Planos de saúde: vantagens e desvantagens

Câncer de Próstata e intestino

prevenção do câncer de próstata

5. PSA

O exame PSA mede uma taxa que, quanto maior, indica que existem mais chances do homem ter câncer de próstata.

Esse exame é indicado para homens acima de 50 anos e deve ser feito anualmente, mas os médicos alertam que sozinho esse exame não detecta o câncer de próstata, por isso o exame de toque retal não deve ser descartado.

Veja Também: Você sabe se prevenir contra HPV?

6. Exame de Toque Retal

A maioria das pessoas conhece o exame de toque retal como um exame para detectar o câncer de próstata, mas mulheres também devem fazer o exame, pois ele ajuda na prevenção do câncer de intestino.

O exame de toque retal é indicado para homens e mulheres acima de 45 anos.

Se você está acima dessa idade não tenha vergonha de fazer o exame e se você tem um homem importante na sua vida, que esteja nessa faixa etária, não deixe que o preconceito o impeça de se prevenir do câncer.

Veja Também: Maneiras inocentes de contrair HPV que você nunca imaginou

Câncer de Colorretal

Prevenção do Câncer de Colorretal

7. Colonoscopia

Muita gente não sabe, mas o câncer de colorretal é comum no Brasil e é preciso realizar alguns exames na prevenção da doença.

Além do exame de toque retal, também é feito a colonoscopia, que deve ser realizada em homens e mulheres acima de 50 anos e é feito a cada cinco anos.

Veja Também: 10 sinais de que você precisa ir ao ginecologista

Fica a dica

A prevenção do câncer é importante em qualquer idade, afinal, essa é uma batalha que ninguém quer entrar. Por mais que com a idade e a genética esse problema possa aparecer, não deixe de se prevenir realizando esses exames e conversando com seu médico.

É muito comum não nos preocuparmos tanto quando jovens, mas tenham sempre em mente que a saúde é o bem mais importante, além de realizar os exames, use sempre protetor solar, pois câncer de pele também é muito comum e só se descobre quando se acha uma mancha no corpo, então o câncer já está lá, nesses casos fale com seu médico. Cuide-se.

Veja Também: 10 coisas que você deve perguntar ao seu ginecologista

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.