6 piores coisas que mais fazem o cabelo cair e você não sabia

Todos os dias, perdemos cerca de 100 fios de cabelo, como parte de um ciclo natural, essencial para que novos fios nasçam e para que as madeixas se mantenham fortes, saudáveis e cheias de brilho.

Algumas mulheres, no entanto, perdem muito mais do que essa quantidade média de fios, problema que pode estar relacionado diretamente à alimentação, problemas hormonais e até mesmo emocionais.

A queda de cabelo é um dos principais sintomas ligados a alterações no organismo e pode apontar quando algo não vai bem com o seu corpo.

Apesar do aparente e incômodo problema estético, descobrir e tratar as possíveis causas da queda de cabelo é essencial para manter o couro cabeludo saudável e as madeixas fortes, brilhantes e sem queda.

Veja as 6 piores coisas que mais fazem o cabelo cair e você não sabia

Para te auxiliar a ficar distante deste problema, confira abaixo as 6 piores coisas que mais fazem o cabelo cair e que você, provavelmente, não sabia.

1 – Alimentação inadequada

Cabelos fortes e saudáveis precisam de nutrientes que não são conquistados somente através de xampus e condicionadores.

Por isso, a alimentação correta é essencial para que os cabelos estejam sempre exuberantes.

Sendo assim, se a sua alimentação for pobre em nutrientes e vitaminas, você acaba de descobrir uma das piores coisas que mais fazem o cabelo cair.

Cabelos incríveis precisam de um couro cabeludo saudável.

Para isso, é necessário que você consuma bastante proteínas magras, gorduras saudáveis e vitaminas e minerais, como o ferro, zinco, vitamina A e vitamina C.

Segundo Liza Drayer, autora do Best Seller “A dieta da beleza”, o consumo de proteínas é fundamental para a formação da textura do cabelo.

Se o consumo não é suficiente, o organismo não é capaz de criar novos fios e substituir aqueles que caíram, abrindo, assim, espaço para a proliferação de fios secos, opacos, finos e quebradiços.

De acordo com a autora, inserir alimentos como ostras, salmão, nozes e iogurte na dieta, é uma excelente saída para este tipo de situação.

O chá verde também é uma bebida milagrosa, que influencia nos hormônios ligados à queda de cabelo, ajudando a combater o problema.

Veja Também: 4 alimentos que interferem no crescimento dos cabelos

E mais: 10 alimentos que fortalecem unhas e cabelos

2 – Cigarro

Dentre uma infinidade de malefícios causados pelo hábito de fumar, o cigarro também é uma das piores coisas que mais fazem o cabelo cair.

Isso porque o tabaco cria radicais livres e deposita altas doses de toxinas no sangue, interferindo na ação natural realizada pelo organismo de transportar nutrientes às extremidades do corpo, caso do couro cabeludo e dos folículos capilares.

Anos de hábito com o tabagismo podem fazer com que essas toxinas enfraqueçam os fios, que começam a cair, em quantidades cada vez maiores.

Veja Também: Largar o cigarro é possível: Confira 5 dicas para você parar de fumar de vez

E mais: 10 coisas que fazem o cabelo cair

3 – Sedentarismo é uma das piores coisas que mais fazem o cabelo cair

Para ter condições de manter os fios fortes e saudáveis, o couro cabeludo necessita de fluxo sanguíneo constante, que acelere a chegada de oxigênio e nutrientes a ele.

Isso não ocorre em pessoas que levam uma vida sedentária e, por isso, este é o 3º pior motivo que provoca a queda de cabelo em homens e mulheres.

A prática de exercícios físicos é capaz de gerar esse fluxo sanguíneo necessário ao couro cabeludo, impedindo a queda de cabelo e mantendo seus fios muito mais bonitos e sedosos.

Veja Também: Sedentarismo: Não deixe ele te matar

E mais: Tratamento caseiro que faz o cabelo parar de cair e crescer duas vezes mais rápido

4 – Ovários Policísticos

Mulheres que desenvolveram o SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) têm maior concentração de testosterona no organismo, o que favorece a perda de quantidades maiores de cabelo.

A testosterona também é uma das grandes razões que desencadeiam a calvície em homens.

A SOP tem tratamento, geralmente à base de pílulas anticoncepcionais hormonais receitados por um ginecologista.

Veja Também: Síndrome de Ovário Policístico atinge 10% das mulheres

E mais: Shampoo Caseiro de Alecrim com Canela e Cravo: Combate a Queda de Cabelo e Estimula o Crescimento dos fios

5 – Estresse e Ansiedade

O estresse e a ansiedade estão intimamente ligados à queda de cabelo.

Isso porque, tais distúrbios emocionais interferem na circulação sanguínea do couro cabeludo, afetando a chegada de nutrientes e oxigênio aos folículos capilares.

Quando a pessoa passa por uma fase de estresse emocional muito forte, seus fios param de crescer e entram em estado de repouso.

Após três meses, os mesmos fios começam a cair.

Por isso, ao se ver em uma situação de estresse, procure ajuda ou invista em alguma atividade relaxante para que você tenha condições de extravasar as suas emoções e consiga se sentir bem.

Veja Também: 15 maneiras inusitadas de aliviar rapidamente o estresse

E mais: Shampoo caseiro para combater a queda de cabelo e acelerar o crescimento dos fios

6 – Perda de Peso Rápida

A dieta acelerada, que faz você perder bastante peso em um curto período de tempo, também é uma das coisas que mais fazem o cabelo cair.

Isso porque as dietas radicais não contêm todos os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada.

Além do mais, a perda brusca de peso acaba provocando estresse no organismo, alterando o metabolismo e afetando, consequentemente, o couro cabeludo que começa a perder fios.

Curta: Nossa Página no Facebook

Siga: Nosso Perfil no Google+

Sair da versão mobile