6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

O avanço da medicina proporcionou diversos benefícios para a nossa saúde. A possibilidade de fazer exames médicos para prevenir ou saber a possibilidade de surgimento de algumas doenças (como as genéticas), foram fundamentais para diminuir a mortalidade causadas por algumas doenças, dentre elas o câncer.

Veja Também: Câncer de Mama, fique atenta!

Infelizmente, a corrida do dia a dia muitas vezes não permite que o corpo receba a atenção que precisa. Exames médicos simples, que levam poucos minutos para serem colhidos, não são realizados porque pensamos que é perda de tempo. Muitas pessoas, pensam que como a maioria das doenças hoje em dia tem tratamento, não devem se preocupar com a prevenção.

Veja Também: A verdade que ninguém nunca contou a você sobre HPV

exames médicos

O câncer, a endometriose (doença que tem como um dos principais sintomas sangramentos, e pode até causar infertilidade), são doenças que, apesar de terem tratamento, muitas vezes não apresentam a resposta esperada pelos médicos. Portanto, são exemplos de doenças, dentre tantas outras, que devem ser investigadas e, se descobertas, serem tratadas o mais rápido possível.

Veja Também: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

Porém, com tantas opções de exames médicos e profissionais para procurarmos, ficamos perdidas. Qual especialista devemos procurar? Que exames devemos fazer? O profissional indicado é sempre um ginecologista ou um clínico geral.

Veja Também: 5 hábitos que prejudicam a saúde íntima feminina

Apesar da especialidade de clínica médica não ser mais tão valorizada hoje em dia, o clínico é o profissional que realizará um exame completo, indicando quais profissionais são indicados para investigar uma doença que você pode ter. Se ele, por exemplo, averiguar alguma anomalia no funcionamento do coração, te indicará um cardiologista.

Veja Também: Sedentarismo: Não deixe ele te matar

Caso você vá ao ginecologista, existem alguns exames médicos que ele pedirá como rotina. Alguns deles, são requisitados de acordo com a sua idade. Vamos falar um pouquinho de cada um deles.

Veja Também: Planos de saúde: vantagens e desvantagens

Exames médicos importantes

1) Hemograma completo

Na verdade, o completo deveria ser banido, mas ainda é usado por hábito. No hemograma, o médico investiga suas hemácias (que circulam no sangue com o nosso oxigênio), os leucócitos (células de defesa) e as plaquetas (responsáveis pela coagulação, evitam hemorragias). A alteração da quantidade de uma dessas células pode indicar a presença de alguma doença. Portanto, é considerado um dos exames médicos mais importante.

Veja Também: Chá de amora emagrece, previne e combate doenças

2) Exames de rotina

Junto com o hemograma completo, o médico provavelmente irá pedir outros exames como glicemia, TGO, TGP, colesterol total e frações, triglicerídeos e creatinina. A glicemia, avalia a quantidade de açúcar no seu sangue; taxas acima do normal, podem indicar diabetes. TGO e TGP são duas enzimas que avaliam o funcionamento do seu fígado.

Veja Também: Dieta sem Glúten: emagreça e evite doenças

Colesterol total e suas frações e os triglicerídeos, dão uma ideia de como estão seus níveis de gordura. Taxas acima do normal indicam que o consumo de gorduras deve ser reduzido. Caso contrário, podem surgir doenças graves. E, a creatinina por sua vez, mostra como está o funcionamento do seu sistema renal.

Veja Também: Dores de cabeça frequentes merecem atenção

3) Papanicolau

O papanicolau é um dos exames médicos que são realizados depois da primeira relação sexual. O médico irá coletar material para a prevenção de câncer de colo uterino.

Veja Também: Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual

Apesar de ser um exame que causa vergonha em muitas mulheres, é um exame extremamente importante. Afinal, o descobrimento da doença após um longo período pode levar à remoção do útero. Com isso, a mulher não poderá ter filhos. Caso não seja encontrada nenhuma célula cancerígena, o exame ainda sim é importante, porque avalia o risco do surgimento do câncer. Portanto, seu realizamento anual é imprescindível para a saúde da mulher.

Veja Também: Síndrome de Ovário Policístico atinge 10% das mulheres

4) Mamografia

O auto-exame de mama deve ser realizado por todas as mulheres, em qualquer idade. Consiste em uma palpação minuciosa das mamas e da região próxima às axilas. Caso uma mulher encontre uma bolinha, deve imediatamente procurar um ginecologista.O médico então irá pedir uma mamografia, exame que identifica a presença de nódulos benignos na região mamária ou tumores.

Veja Também: Implante de silicone nos seios: Tire suas dúvidas

O câncer de mama, atualmente, é o tumor mais frequente entre mulheres. Portanto, caso você tenha alguma mulher na sua família que já teve câncer de mama, deve anualmente realizar uma mamografia, um dos exames médicos mais eficientes para investigar se você tem a doença ou corre o risco de desenvolvê-la futuramente.

Veja Também: Método Contraceptivo Ideal para cada mulher

5) Densitometria óssea

Esse exame é indicado principalmente para mulheres com idade superior à 50 anos ou que já entraram na menopausa. A menopausa é a fase em que cessam as menstruações e, portante, os níveis de estrógeno e progesterona nas mulheres, além de outros hormônios, são alterados. Com isso, a chance do desenvolvimento de osteoporose aumenta.

Veja Também: Primeiro remédio para menopausa sem hormônio

Para averiguar a presença dessa doença, que aumenta a fragilidade dos ossos e tem como principais sintomas dor óssea e diminuição da estatura, deve ser realizada anualmente uma densitometria óssea.

Veja Também: Obesidade: sua vida pode está em risco

6) Avaliação cardíaca

À partir dos 40 anos, a mulher, junto com seus exames de rotina e mamografia, deve começar a preocupar-se com a saúde cardíaca. Na verdade, em todas as idades isso é importante. Porém, à partir dos 40 anos, aumenta a probabilidade de ocorrerem infartos e outras doenças cardíacas. Por isso, é necessário procurar um cardiologista para avaliar o funcionamento do coração e suas artérias.

Veja Também: Infecções vaginais – Infográfico

Dentre os exames médicos pedidos pelo cardiologista, ele pode solicitar um teste ergométrico, exame em que o paciente é submetido à um esforço físico, com o objetivo de avaliar a função cardiovascular.

Veja Também: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

Quando você procurar o especialista, não se preocupe em solicitar os exames médicos citados acima. Todos os especialistas bem preparados, saberão indicar o exame correto e a hora certa de indicar cada um deles para você. Por isso, confie no seu médico. Caso você acredite que algo está errado, procure outro médico. O importante é você ter a certeza de que está saudável e que, seu corpo, está recebendo o tratamento que merece.

Adicionar comentário