Poucas coisas têm o poder de destruir mais um look do que uma maquiagem mal feita.
E nesse quesito, claro, a pele merece um destaque especial, já que para a maquiagem agir em nosso favor ela precisa estar bem cuidada e, claro, bem preparada para receber a maquiagem, traduzindo: com as imperfeições devidamente escondidas ou camufladas.
Ok, mas de nada adianta esconder se o resultado for notado, não é mesmo?
E isso é muito comum, até mesmo algumas celebridades já foram vítimas de base mal aplicadas. Por isso, resolvemos mostrar aqui como usar a base corretamente, ou seja, de um jeito que ninguém perceba que está usando.
Conheça: Erros de maquiagem das famosas
Preparar bem a pele
Quem costuma se maquiar para sair, com certeza, não o faz antes de se dedicar àqueles cuidados mínimos ou básicos de beleza, que é aplicar hidratante, primer e base antes da make, não é mesmo?
Veja: Make: a ordem dos fatores pode alterar o produto
Pois é, mas não é isso que os maquiadores profissionais fazem. Geralmente, eles demoram cerca de 20 a 30 minutos só para preparar a pele para, só depois, fazer a maquiagem, que leva apenas dois minutos.
Então, o fato é que a pele deve sempre ser muito bem preparada antes porque se estiver desidratada, acredite, ela pode sugar toda a umidade da base, deixando o look falso.
A dica é aplicar o sérum e o hidratante fazendo movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea e deixar a pele brilhante e depois, aguardar alguns minutos entre as camadas de cosméticos para que os produtos possam penetrar e fixar bem na pele.
Veja: Descubra qual a base certa para você
Misture fórmulas
Renomados maquiadores recomendam misturar dois tipos de fórmulas, por exemplo, usar o produto a base de água na zona T do rosto e o de silicone nas outras áreas da face.
Isso porque, na verdade, muitas pessoas com pele oleosa possuem pele mista, portanto, se aplicar a fórmula matte numa parte seca, o produto irá tirar a hidratação e deixará o look craqueado, o que ninguém merece.
Veja: 3 dicas de como escolher base para pele oleosa
Antes de aplicar a base, disfarce as manchas
Antes de aplicar a base, a dica é disfarçar as manchas e olheiras para que não seja necessário lançar mão de mais uma camada do produto para que o look não fique artificial.
Portanto, use o corretivo para corrigir as imperfeições e somente depois aplique a base.
Veja: Aprenda disfarçar olheiras com maquiagem
Primeiro vem o blush
Pois é, isso é verdade, para que o look fique o mais natural possível, a dica é aplicar o blush antes da base, isso dará a sua pele uma aparência mais natural, pois a tonalidade virá de dentro para fora, como acontece naturalmente.
Mas a dica é usar somente o blush em creme, a fórmula em pó não dá certo, irá colocar tudo a perder.
Veja: Blush: descubra qual o tom ideal para sua pele
Exagerou? Retire!
Quem já não exagerou no make alguma vez que jogue o primeiro pincel…mas nada de se desesperar, se notar que exagerou na base, pegue um pincel grande, umedeça com hidratante e, muito delicadamente, retire o excesso.
Isto vai tirar um pouco da base e adicionar um efeito iluminador.
Veja: Descubra o demaquilante certo para seu tipo de pele
Nada de brilho
Só quem tem a pele oleosa sabe como é desagradável ao acabar toda a maquiagem e perceber que a zona T está brilhando.
Então, para acabar de vez com esse problema, a dica é aplicar um pouco de pó translúcido, mas com moderação para que o resultado seja o mais natural possível.
Conheça: Strobing: a maquiagem que destaca os pontos altos do rosto
Pronto, agora é aproveitar essas dicas e conseguir uma pele de capa de revista!
Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e receba mais dicas de maquiagem.