5 dicas para proteger o cabelo na piscina

Quando as temperaturas se elevam, um banho de piscina sempre cai bem, não é mesmo? O problema é que, muitas vezes os cuidados com os cabelos são deixados de lado.

Devemos ter em mente que: “nossos cabelos devem receber tantos cuidados quanto a nossa pele“.

O sol, o vento e o cloro presente na água da piscina, acabam deixando os fios frágeis, quebradiços, ressecados, opacos, embaraçados e sem vida.

Sendo assim, é de extrema importância aprender a proteger o cabelo na piscina, do sol… dos agentes externos que danificam tanto nossos fios. Pensando nisso, reunimos 5 dicas para te ajudar a manter as madeixas saudáveis antes e após a exposição à piscina.

Veja Também:

Primeiramente, é preciso saber…

Porque o cloro prejudica o cabelo?

O cloro é um produto químico usado para manter a água da piscina saudável. Age destruindo bactérias e micro-organismos presentes na água que podem transmitir doenças como: Micose, infecções nos olhos, ouvidos

Acontece que, os fios em contato com a água clorada, incham e suas escamas se abrem, com isso o fio absorve o cloro e esse, faz com que desidratem, fiquem fracos, opacos, quebradiços e mais propensos à queda.

Veja Também:

Porque o cabelo loiro fica verde na piscina?

A grande maioria das pessoas acham que os cabelos loiros ficam verdes por causa do cloro presente na piscina, o que não é verdade!

O “esverdeamento” das madeixas se dá pelo contato do sulfato de cobre (produto utilizado para eliminação de algas nas piscinas) com a queratina presente no interior dos fios.

Apesar do problema se evidenciar mais em fios loiros, acontece com todas as tonalidades de cabelo.

Então, é extremamente importante manter a saúde dos fios. Isso porque, quanto mais porosos e danificados estiverem os cabelos, mais fácil e rápida será a absorção do produto nos fios.

Veja Também:

Conselhos que te ajudarão a proteger o cabelo na piscina

Conselhos que te ajudarão a proteger o cabelo na piscina
Foto: Canva

1 – Mantenha a hidratação em dia

Ao manter os cabelos hidratados, você estará criando uma espécie de “barreira de proteção” nos fios, deixando-os menos vulneráveis à danos externos, como o cloro, o sol, o vento…

Portanto, faça da hidratação sua aliada! Abuse das máscaras nutritivas, ricas em óleos vegetais e aminoácidos, antes e após a piscina.

Veja Também:

2 – Abuse do leave-in protetor

O leave-in é um produto, sem enxágue, elaborado para proteger o cabelo do sol. Age formando uma “pélicula de proteção” em volta do fios, evitando que superaqueçam quando em contato com os raios UV.

Essa “pélicula protetora”, também ajuda a reduzir a absorção do cloro no cabelo. Portanto aplique e reaplique sempre que os fios entrarem em contato com a água da piscina.

Veja Também:

3 – Aposte no coque alto

Uma ótima dica é fazer um coque alto no cabelo ainda seco. Assim, você se mantêm estilosa, impede o contato do cabelo com a água clorada e ainda protege grande parte fios dos raios UV.

Veja Também:

4 – Molhe as madeixas antes e depois da piscina com água potável

Isso pode parecer um pouco estranho, mas é uma dica valiosa para proteger os fios.

Ao molhar os cabelos, com água potável, antes de entrar na piscina fará com que os fios absorvam “água limpa”, o que reduz as chances da água clorada penetrar na fibra capilar.

Também é importante enxaguar bem os fios ao sair da piscina, assim você removerá o cloro, evitando que ele se acumule no cabelo.

Veja Também:

5 – Evite pentear os cabelos molhados

Cabelos molhados ou úmidos se tornam mais frágeis e podem quebrar com facilidade. Ao invés de pentear os fios, arrume-os com os dedos.

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias para receber mais dicas para proteger o cabelo na piscina.

Sair da versão mobile