40 dicas para emagrecer rápido

Hoje o que a maioria das pessoas mais quer é emagrecer e, mais que isso, emagrecer rápido, o que, convenhamos, não é assim tão fácil.

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Se perder peso já é meio complicado, quando essa perda pretendida é de forma rápida, aí então, nem se fala!

Pois é, e é nessa hora que se corre o risco de apostar em uma dieta nada saudável, prometendo quase um milagre, porém, você já deve saber que a maioria das dietas para emagrecer rápido não funcionam como prometido.

Então, por isso, resolvemos mostrar uma listinha feita por especialistas, com 40 dicas de atitudes simples que lhe ajudarão a emagrecer rápido. Papel e caneta nas mãos, anote as dicas:

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Índice do conteúdo:

As melhores dicas para você conseguir emagrecer rápido

1. Anote o que você come durante a semana

Estudos descobriram que pessoas que mantêm diários alimentares acabam comendo cerca de 15 por cento menos comida do que aquelas que não costumam fazer isso.

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E muito cuidado com os fins de semana: Um estudo realizado em uma Universidade da Carolina do Norte constatou que as pessoas tendem a consumir 115 calorias à mais por dia durante o fim de semana, principalmente em álcool e gordura.

Por isso, pegue leve nas massas, molhos, condimentos, refrigerantes, álcool e lanches em geral, se quiser, realmente, emagrecer rápido.

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2. Calcule mais 10 por cento na quantidade de calorias diárias

Se você acha que está consumindo 1700 calorias por dia e não entende porque não está perdendo peso, adicione a esse cálculo mais 170 calorias.

Dessa forma, será mais fácil ajustar seus hábitos alimentares de acordo com esse novo cálculo, que, provavelmente, é mais preciso.

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3. Tenha um parceiro de dieta online

Um estudo da Universidade de Vermont descobriu que parceiros online podem lhe ajudar, e muito, a emagrecer rápido.

A pesquisa acompanhou os voluntários por 18 meses. Aqueles que entraram em um programa de dieta com acompanhamento online, perderam mais peso do que aqueles que se encontraram em um grupo de apoio físico.

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4. Repita um mantra

Nem sempre é fácil manter o foco no que se deve ou não fazer, por isso, experimente repetir pensamentos positivos para si mesmo:

  • “Eu posso perder peso.”
  • “Eu vou sair para minha caminhada hoje.”
  • “Eu sei que eu posso resistir ao carrinho pastelaria depois do jantar.”

Repita essas frases e antes que imagina, eles se tornarão realidade.

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5. Substitua sucos e refrigerantes por água

Ok, se quiser beber um suco de laranja no café da manhã. Mas durante o restante do dia, substitua sucos e refrigerantes por água.

Pesquisas mostraram que os americanos costumam consumir um extra de 245 calorias por dia só com refrigerantes. Isso é mais ou menos 90.000 calorias a mais por ano!

E mais, segundo a pesquisa, apesar dessas calorias todas, as bebidas açucaradas não provocam sensação de saciedade, ao contrário da água.

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6. Comer menos do que costuma

Essa dica é muito importante, procurar comer menos do que costuma, por exemplo, tirar três garfadas de sua refeição, dar uma mordida a menos no sanduíche ou beber um suco de laranja ou refrigerante a menos.

Experimente poupar qualquer um destes e irá se livrar de cerca de 100 calorias por dia.

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7. Assista uma hora a menos de TV

Um estudo com 76 alunos de graduação descobriu que quanto mais eles assistiam televisão, mais vezes eles comiam.

Por isso, sacrifique um programa (provavelmente tem um que você nem queira tanto assistir) e o troque por um passeio.

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8. Faça faxina uma vez por semana

Pode ser em um piso, nas janelas, banheiro ou carro, é possível queimar cerca de quatro calorias para cada minuto gasto em uma limpeza pesada.

Se dedique durante 30 minutos e irá eliminar cerca de 120 calorias, o equivalente à meio pote de sorvete de baunilha.

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9. Coma de 3 em 3 horas

Muita gente engorda, justamente, por tédio, nervosismo, hábito ou frustração, fazendo com que se recorra à beliscadas constantes.

Acredite, se estiver com vontade de comer um alimento específico, provavelmente, isso é um desejo, e não fome.

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Com fome você come qualquer coisa que chegar em suas mãos. Para evitar que se jogue em qualquer coisa que veja pela frente, procure comer de 3 em 3 horas, dessa forma, irá se sentir saciado e não correrá o risco de atacar nenhum alimento muito calórico.

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10. Cheire uma banana, uma maçã, ou uma bala de hortelã quando sentir fome

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Parece loucura para você? Pois é, mas de acordo com uma pesquisa em Chicago realizada pelo neurologista Alan R. Hirsch, apontou que pessoas que cheiraram com mais frequência esses alimentos, sentiram menos fome e perderam mais peso.

Segundo a pesquisa, sentir esses odores é um truque para que o cérebro interprete que você esteja realmente comendo.

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11. Fixe o pensamento na cor azul

Acha que isso é bobagem? Mas saiba que há uma boa razão pela qual não se vê muitos restaurantes de fast-food, decorados em azul: ele funciona como um supressor do apetite.

Então, já sabe, sirva o jantar em pratos azuis, vestido de azul, e use uma toalha de mesa azul. Por outro lado, evite o vermelho, amarelo e laranja, na sala ou onde for fazer a refeição, pois estudos comprovaram que essas cores abrem o apetite.

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12. Coma na frente de espelhos

Um estudo descobriu que comer diante de espelhos reduz o apetite, pessoas comeram quase um terço a menos.

Se olhar nos olhos reflete de volta alguns de seus próprios padrões e metas internas, e você lembra que está tentando perder peso.

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13. Passe 10 minutos por dia subindo e descendo escadas

Os Centros de Controle de Doenças apontam esse comportamento como uma técnica infalível para ajudá-lo a emagrecer rápido, desde que, claro, não passe a comer mais.

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14. Caminhe cinco minutos, pelo menos, a cada duas horas

Costuma ficar sentado diante do computador todos os dias? Acredite, uma rápida caminhada de cinco minutos a cada duas horas, equivale a uma caminhada de 20 minutos extras no final do dia.

Esses cinco minutos a cada duas horas, lhe deixarão menos propensos a investir em lanches fora dos horários pré-estabelecidos.

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15. Caminhe 45 minutos por dia, e não 30

A razão pela qual sugerimos 45 minutos, em vez do típico 30, é que um estudo da Duke Universidade descobriu que enquanto 30 minutos de caminhada por dia é suficiente para evitar o ganho de peso na maioria das pessoas, relativamente sedentárias, fazer mais de 30 minutos de exercícios resulta em perda de peso e gordura.

Queimar um adicional de 300 calorias por dia com três km de caminhada rápida (em 45 minutos) pode ajudá-lo a emagrecer rápido, mesmo se não diminuir o consumo de calorias diárias.

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16. Evite qualquer alimento que contenha açúcar

Procure uma versão com pouco ou sem açúcar de um mesmo tipo de alimento. Se você não puder, coma um pedaço de fruta em vez disso!

Opte sempre pelas versões sem açúcar de alimentos, tais como ketchup, maionese e molho de salada. Além disso, evite alimentos parcialmente hidrogenados.

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17. Como devagar, de preferência, conversando durante as refeições

Converse com o seu parceiro de jantar sobre coisas divertidas que aconteceram durante o dia. Seu cérebro demora cerca de 20 minutos para mandar sinais de saciedade para seu estômago. Ou seja, se você comer devagar o suficiente, seu cérebro vai entender que já está satisfeito.

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18. Jogue fora suas roupas “grandes”, que já não lhe servem mais

Se ao começar a perder peso, jogar fora ou doar cada peça de roupa que não lhe couber mais, a ideia de ter que comprar um guarda-roupa totalmente novo – caso engorde novamente – servirá como um forte incentivo para lhe ajudar a manter a forma.

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19. Feche a cozinha durante 12 horas

Depois do jantar, lave todos os pratos, limpe os talheres, apague a luz, e, se necessário, feche os armários e geladeira.

Segundo um um estudo da Universidade do Texas, comer tarde da noite aumenta significativamente o número total de calorias ingeridas, parar de lanchar à noite pode economizar 300 ou mais calorias por dia.

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20. Caminhe antes de jantar

Um estudo com 10 mulheres obesas, realizado na Universidade de Glasgow, na Escócia, concluiu que 20 minutos de caminhada reduz o apetite e aumenta a sensação de saciedade.

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21. Procure se mexer nas horas de lazer

Em vez de ficar sentado comendo pipoca enquanto assiste um bom filme, prefira passear em um parque local.

Não só estará se movimentando, mas economizando calorias, deixando de lado seu balde de pipoca. Outras idéias mais ativas: jogue uma partida de tênis, ande de bicicleta, faça um passeio guiado a alguma cidade…

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22. Compre um pedômetro

Em média, pessoas sedentárias costumam dar apenas 2.000 a 3.000 passos por dia, por isso, se adicionar 2.000 passos, isso irá ajudar a manter seu peso atual e parar de ganhar peso; se adicionar mais do que isso, irá emagrecer rápido.

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23. Faça as refeições em pratos menores

Quanto mais comida estiver a seu alcance…mais você irá comer, independente do quanto está faminto. Então, ao invés de usar os tradicionais pratos de jantar, experimente servir a sua refeição em pratos de sobremesa. Em vez de copos grandes, invista em copos menores.

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24. Faça 90% de suas refeições em casa

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Você está mais propenso a comer mais e comidas com alto teor de gordura ou teor calórico quando faz suas refeições fora de casa.

Restaurantes hoje, principalmente os restaurantes à quilo, investem em pratos ainda maiores -por motivos óbvios- que os comuns, por isso, ou tenha muito cuidado com esses pratos quando almoçar fora de casa, ou, de preferência, procure fazer ou levar suas refeições de casa.

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25. Prefira prato que tigelas à mesa

Prefira refeições ao estilo restaurante, com tudo servido em um único prato, em vez daquele estilo familiar, com múltiplas tigelas de comida à mesa, isso lhe ajudará a não ficar tentado a repetir. Coloque em sua mente que quando o prato estiver vazio, a refeição acabou.

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26. Evite refeições com um grupo grande de pessoas

Um estudo publicado no Journal of Physiological Behavior descobriu que nós temos tendência a comer mais quando comemos com outras pessoas, provavelmente, porque ficamos mais tempo à mesa.

Por outro lado, ter uma companhia ou comer com sua família, usando o tempo à mesa para falar entre a mastigação, pode ajudar a reduzir calorias.

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27. Opte sempre pela menor porção de tudo

Se você estiver fora e encomendar uma pizza, sanduíche, escolha sempre o de menor tamanho. Ou seja, compre uma pipoca pequena, uma batata pequena, um hambúrguer pequeno.

Novamente, estudos comprovam que temos tendência a comer o que está diante de nós, mesmo que nos sentindo satisfeitos.

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28. Coma alimentos ricos em água

Um grupo de pesquisadores da Pennsylvania State University constatou que comer alimentos ricos em água, como abobrinha, tomates e pepinos, durante as refeições, reduz o consumo total de calorias. Outros alimentos ricos em água são sopas e saladas.

Mas, vale saber que você não obterá os mesmos benefícios apenas bebendo água, pois o corpo processa a fome e a sede através de diferentes mecanismos, ele simplesmente não registra uma sensação de plenitude com água (ou refrigerante, chá, café, ou suco).

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29. Coma massa com legumes

Você pode comer duas vezes mais salada de massa se ela for acompanhada de legumes, como brócolis, cenouras, tomates.. Se você comer uma proporção de 1: 1 de grãos e vegetais, os legumes ricos em fibras ajudarão a satisfazer a sua fome antes de pensar em comer mais grãos.

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30. Evite alimentos brancos

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Acredite, estudos comprovam que grandes quantidades de carboidratos simples podem causar estragos no seu organismo e levar ao ganho de peso.

Se por um lado é preciso evitar açúcar, arroz branco, farinha branca, por outro, deve procurar comer grãos inteiros, pães e arroz integral.

Um estudo de Harvard com 74 mil mulheres constatou que aquelas que comeram mais de duas porções diárias de grãos integrais ficaram 49% menos propensos a ter excesso de peso do que as que comeram farinha branca.

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31. Invista em um café da manhã simples

Algumas bebidas e shakes na moda costumam esconder muitas calorias, graças ao leite integral, creme chantilly, açúcar e xaropes açucarados, enquanto uma xícara de café comum com leite desnatado tem apenas uma pequena fração dessas calorias.

Uma dica também é apelar para leite em pó desnatado no café. Você vai obter os benefícios nutricionais do leite desnatado, que é rico em cálcio e pobre em calorias, mas não vai deixar o café tão aguado quanto com o leite desnatado comum.

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32. Se quiser se satisfazer, escolha alimentos sem ou com pouca gordura

Bateu vontade de sair um pouco da dieta? Então, opte por alimentos que não contenham nenhuma ou muita gordura, por exemplo, o mel tem apenas 64 calorias de gordura em uma colher de sopa, ou ovos, que têm apenas 70 calorias em um ovo cozido, com muita proteína.

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  • Uma ricota tem apenas 39 calorias, e muito cálcio.
  • O chocolate escuro tem cerca de 168 calorias, e possui muita gordura.

Segundo um estudo da Universidade do Tennessee, pessoas que cortaram 500 calorias por dia e comeram iogurte três vezes ao dia, durante 12 semanas, perderam mais peso e gordura corporal do que um grupo que só cortou as calorias.

A pesquisa concluiu que o cálcio em alimentos lácteos, com baixo teor de gordura, desencadeia uma resposta hormonal que inibe a produção do corpo de células de gordura e estimula a quebra de gordura.

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33. Coloque o foco onde tem menos calorias

Faça da colherada de sorvete a figuração e da tigela de frutas a estrela principal. Reduza as calorias combinando cada mordida de sorvete com um monte de frutas ou salada.

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34. Coma cereais no café da manhã cinco dias por semana

Estudos descobriram que pessoas que comem cereais no café da manhã todos os dias são significativamente menos propensos a serem obesas e ter diabetes, do que aquelas que não o fazem.

Elas também consomem mais fibras e cálcio e menos gordura do que as que comem outros alimentos no café da manhã. Faça aveia, ou derrame um cereal rico em fibras e com baixo teor de açúcar.

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35. Invista em molho de pimenta, salsa…

Canela, hortelã, cavalinha, soja, pimenta vermelha, cominho, curry, canela, são alguns dos muitos alimentos termogênicos que devemos colocar em nosso cardápio diário, pois eles oferecem muito sabor sem possuir nenhuma gordura e com poucas calorias, isso sem falar que aumentam a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo, além de reduzirem o apetite, fazendo com que possa emagrecer rápido, queimando mais calorias.

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36. Prefira comer uma fruta do que beber seu suco

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Melhor que se jogar em um suco de caixinha é comer a fruta, além de bem mais barato é também muito menos calórica a versão integral.

Por isso, prefira uma fatia de maçã, melancia ou uma laranja do que beber seus sucos. Estes alimentos em suas versões integrais irão mantê-lo satisfeito por muito mais tempo do que em suas versões em suco.

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37. Beba menos leite integral e corte cerca de 20% de calorias

Uma vez que você treine o seu paladar para desfrutar de leite desnatado, você vai ter cortado as calorias em todo o leite por cerca de metade e aparada a gordura por mais de 95 por cento.

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38. Coma uma pequena porção de nozes

Estudos descobriram que pessoas com sobrepeso que comeram uma dieta moderada em gordura contendo amêndoas perderam mais peso do que um grupo de controle que não comeu nozes.

Comer nozes uma ou duas vezes por dia ajuda a evitar a fome e mantém seu metabolismo acelerado. Você também pode beliscar cenouras ou fazer sua própria mistura com nozes, passas, sementes e frutas secas, só não pode abusar.

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39. Ganhe a maioria das calorias antes do meio dia

Estudos concluíram que quanto mais você comer na parte da manhã, menos você irá comer à noite. Isso sem falar que você tem mais oportunidades de queimar as calorias ganhas durante o dia do que as que conseguiu durante o jantar.

E à noite. prefira alimentos light, assim, você não dorme de barriga muito cheia e evita que os alimentos se acumulem e virem pneuzinhos.

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40. Escove os dentes após cada refeição, principalmente o jantar

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Escove os dentes logo após as refeições, esse hábito, além de garantir uma boca saudável, evita aquela vontade de comer um docinho.

Acredite, nosso cérebro tem uma importância fundamental na hora de perder peso, e ao deixar os dentes limpos, o frescor mentolado irá servir como um sinal para o seu corpo e cérebro de que o horário de comer acabou.

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7 Comentário

  1. Avatar Jonathas Paré 16/08/2018
  2. Avatar Jorge Quintanilha 19/08/2018
  3. Avatar Rafaela Maria 26/10/2018
  4. Avatar Andreia Cruz 24/11/2018
  5. Avatar Simone Teixeira 04/12/2018
  6. Avatar Reginaldo 10/01/2019
  7. Avatar Lara 24/04/2019

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