4 tratamentos caseiros para pele oleosa

É possível substituir os produtos químicos por itens naturais e, de quebra, gastar muito menos!

[Imagem: shutterstock]

Nós mulheres sempre procuramos estar de bem com nós mesmas. Afinal, que mulher não gosta de ser vaidosa, ter o cabelo bem arrumado, uma maquiagem bem-feita e principalmente uma pele radiante, não é mesmo?

Sabemos o quanto é incomodo ter pele oleosa, ela favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de não ser nada agradável ficar com a pele brilhando o tempo todo.

Adotar cuidados específicos para esse tipo de pele é essencial para mantê-la linda e saudável. Pensando nisso, hoje falaremos sobre o assunto, dando dicas e receitinhas para cuidar da pele oleosa.

É importante salientar que: os métodos descritos aqui, são para tratamentos de uso geral e, mesmo sendo 100% naturais, podem não ser apropriados para seu tipo de pele. Por isso, é essencial consultar um médico dermatologista antes de iniciar algum dos tratamentos caseiros referidos abaixo.

Tratamentos caseiros para pele oleosa
[Imagem: shutterstock]

Tratamentos caseiros para pele oleosa

Lembrando que: os tratamentos caseiros para pele oleosa são tão eficientes quantos os cosméticos que custam uma fortuna, basta usá-los corretamente!

1. Mascara esfoliante e hidratante à base de mel, aveia e limão

[Imagem: shutterstock]

Mel: Conhecido por muito como “um santo remédio”. E, não é diferente quando se trata de deixar a pele mais bonita. Além de atuar hidratando, seu efeito antioxidante, age prevenindo a ação dos radicais livres, ajudando a retardar o envelhecimento precoce.

Aveia: Além de ser um alimento rico em fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino, seu consumo diário favorece a produção de elastina e colágeno, garantindo, consequentemente, mais elasticidade e firmeza à pele.

Além do mais, a aveia possui uma poderosa ação hidratante. E, isso não passa despercebido pela indústria cosmética. Certamente você já encontrou produtos com este ingrediente por aí… O alimento, age criando uma barreira protetora, dificultando o ressecamento da pele.

Limão: Por apresentar uma grande quantidade de vitamina C, o limão, se usado da maneira correta, estimula a produção de colágeno, mantendo a pele firme e macia. Ele também promove uma limpeza profunda na pele, ajudando no desaparecimento de manchas, além de eliminar células mortas e estimular a formação de novas células.

ATENÇÃO: A pele negra, em contato com o limão, pode fazer com que manchas aumentem ainda mais. Por isso, antes de adotar o procedimento, consulte um médico dermatologista.

NUNCA se exponha ao sol enquanto estiver com a mistura, pois isso poderá causar queimaduras graves. Recomenda-se faze-lo à noite. Não aplique em feridas abertas, machucados ou cortes.

Açúcar mascavo: Além de ser conhecido por ser um potente hidratante natural, o açúcar mascavo contém ácido glicólico, uma substância com ação esfoliativa que, além de ajudar no clareamento da pele, age estimulando a produção de colágeno, retardando o envelhecimento precoce da pele.

Por ser menos áspero que o açúcar refinado, é ideal para ser usado nos tratamentos para mãos e rosto.

ATENÇÃO: Após a utilização da máscara, lave muito bem o local, lave quantas vezes for preciso para ter certeza da remoção total do produto na pele.

O ácido glicólico, pode causar irritação em peles mais sensíveis, portanto, antes de iniciar o tratamento é essencial consultar um médico dermatologista, só ele saberá os níveis corretos do ácido ideais para seu tipo de pele.

Dica: Mantenha sua pele sempre limpa, utilizando sabonete específico para peles oleosas. Após utilize um adstringente (adstringente é ideal para peles oleosas e mistas, já o tônico é indicado para peles secas e sensíveis) para completa remoção dos resíduos acumulados nos poros. Faça esfoliações duas vezes na semana. Com isso você perceberá uma considerável redução da oleosidade.

Ingredientes:

Como usar:

Misture todos os ingredientes em um recipiente e reserve.

Lave bem o rosto, com sabonete específico para peles oleosas. Após, aplique a máscara fazendo movimentos suaves e circulares. Deixe agir por 15 minutos e enxague bem com água fria (isso fechará os poros da pele).

Repita esse processo pelo menos 2 vezes na semana.

Veja Também: 10 regras de ouro para o Antienvelhecimento

2. Máscara esfoliante à base de fubá

[Imagem: shutterstock]

O fubá atua esfoliando e limpando profundamente os poros, removendo as células mortas. Um ótimo aliado para peles oleosas. O Ingrediente também pode ser utilizado para esfoliação dos joelhos, cotovelos e calcanhares.

Você precisará de:

Como usar:

Misture todos os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta e reserve.

Lave bem o rosto, com sabonete específico para peles oleosas. Após, aplique a mistura fazendo movimentos circulares e suaves por dois minutos. Deixe agir por cinco minutos e lave com água fria (isso fechará seus poros).

Repita esse processo pelo menos 2 vezes na semana

Veja Também: Dicas de maquiagem para pele oleosa

3. Máscara com suco de limão e aveia

[Imagem: shutterstock]

Você precisará de:

Como usar:

Misture os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta.

Lave bem o rosto, com sabonete específico para peles oleosas. Após, aplique a máscara fazendo movimentos circulares e suaves. Deixe agir por cinco minutos e lave com água fria (isso fechará seus poros).

Repita esse processo pelo menos duas vezes na semana.

ATENÇÃO: Vale lembrar que, como mencionado acima, máscaras de tratamentos caseiros para pele oleosa, que possuem limão em suas composições, requerem algumas precauções.

Ao usar essas máscaras, não se exponha ao sol e/ou mormaço, do contrário o limão pode causar manchas na sua pele. A pele negra, em contato com o limão, pode fazer com que manchas aumentem ainda mais. Por isso, antes de adotar o procedimento, consulte um médico dermatologista.

Veja Também: Maquiar os olhos com pálpebras oleosas requer cuidados especiais para a maquiagem não derreter, veja!

4. Máscara caseira à base de argila verde

[Imagem: shutterstock]

Argila verde: Com propriedades adstringente, tonificante, bactericida, secativa, cicatrizante, analgésica, antisséptica e desintoxicante, a argila verde é uma ótima aliada para manter os cuidados e beleza da pele oleosa e acneica.

O ingrediente atua promovendo um peeling natural, regulando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, reduzindo o excesso de oleosidade da pele. Ainda, estimula a renovação celular, retardando o envelhecimento precoce.

Camomila: Além de acalmar, a camomila ajuda a desintoxicar e purificar a pele.

Você precisará de:

Como usar:

Misture todos os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta e reserve.

Lave bem o rosto, com sabonete específico para peles oleosas. Faça uma esfoliação (pode ser usado o fubá, mencionado no item 2 deste post) e enxague. Após, aplique a máscara no rosto e deixe agir até você perceber que a argila secou. Depois, lave com água morna, seque o rosto sem esfregar, e finalize hidratando a pele (utilize um hidratante específico para peles oleosas).

Repita o processo pelo menos 2 vezes por semana

Sair da versão mobile