4 passos para você alcançar um sono profundo

O sono profundo é muito importante não só para o corpo, mas também para mente. Siga estes quatro conselhos para você alcançar melhor sono profundo possível.

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Hora de dormir.

Você trabalhou o dia todo, está esgotado, e cair em um sono profundo em questão de segundos, parece mais certo que o nascer do sol no dia seguinte.

Porém, surpreendentemente passam 10, 20, 30 minutos e nada!

Parece que de repente sua mente despertou na pior hora possível, não é?!

Bom, para a sua sorte, existem boas táticas para alcançar o majestoso sono REM, aquela fase profunda do sono em que seu corpo se regenera para o dia seguinte.

Do contrário, mesmo que a falta de sono possa aparecer em dias que antecedem acontecimentos importantes, isso pode se estender por longos dias.

E a consequência é: uma saúde mental e física debilitada por completo.

Então, prepare o papel e a caneta, pois você vai aprender agora alguns passos para trazer o sono profundo rapidinho.

Mas se até o final você achar que nada pode fazer diferença pra você, tenho certeza que vai adorar o nosso bônus.

Acompanhe!

Veja aqui 5 coisas assustadoras que podem acontecer se você dormir em um colchão velho todos os dias

Sono profundo: Trazendo para a realidade o que parecia ser apenas um sonho

Dicas para conseguir um sono profundo como o da linda mulher da foto
Imagem: shutterstock

1. Comece dando uma maneirada no exagerado hábito de sempre tomar aquele cafezinho

Quando falamos em sono profundo, é difícil se autodiagnosticar quando o problema está escondido naquele prazer culpado que ninguém assume.

Pois é, o café é um deles e talvez em outros casos:

  • o refrigerante de cola
  • o energético
  • e até o chá gelado

Por isso, fique atento em relação a quantidade que bebe, principalmente antes de dormir.

Nesses casos, onde a pessoa tem o hábito difícil de largar, o ideal é começar tomando essas bebidas somente até as 4 da tarde.

Dessa forma, dá tempo do seu corpo ter metabolizado toda a cafeína até chegar a hora de você dormir.

Mesmo assim, se durante o dia a ingestão for alta, é provável que esse tempo não seja suficiente.

Portanto, é importante diminuir a quantidade das bebidas cafeinadas também.

Bomba! Neurocientistas fazem uma alerta importante às mulheres sobre o sono e pedem que elas não ignorem este conselho.

2. Cuidado com a iluminação excessiva perto da hora de dormir

Essa é boa para aqueles que não desgrudam do celular e mantém a iluminação do aparelhinho no máximo.

E mesmo que muita gente ache bobagem, o problema é que a luz azul emitida pelas telas de LED é prejudicial não só para o sono profundo, mas também para a visão.

Tanto é, que monitores para desktops e telas com tecnologia mais avançada, já estão vindo com a chamada “luz vermelha”, onde a lâmpada interna das telas, seja da TV, computador ou celular, amplifica a gama de coloração avermelhada para amenizar esses prejuízos.

Agora, se você não tem uma dessas novas belezinhas, coloque o brilho do seu celular, TV e computador no mínimo durante a noite.

Veja aqui 14 coisas que você nunca deve fazer antes de dormir

3. Placar = sono profundo 0 vs. calor 3 = Insônia na certa

Bem, cama e calor nunca foram a melhor combinação, não é mesmo?!

Mas o fato é que se você não tiver um ar condicionado ou climatizador em casa, pode ficar realmente difícil de pegar no sono, e quem dirá o sono profundo.

Com isso, aqui vão algumas dicas:

Estenda uma toalha molhada na cabeceira da cama

Isso irá aumentar a umidade do ambiente e deixá-lo mais agradável para uma boa noite de sono.

Aplique óleo essencial de hortelã no corpo antes de dormir

O hortelã é uma erva totalmente refrescante, e fazendo isso, você não só minimiza a sensação do mormaço do calor…

…como também pode ajudar a desobstruir as suas narinas, ao inspirar um pouco do óleo que ficou nas suas mãos.

Mas antes de partir para o nosso próximo passo, deixo um aviso:

Evite colocar o ventilador ou outros aparelhos que emitem algum tipo de vento diretamente no seu rosto.

Mesmo que isso te ajude a dormir, pode desencadear uma grave crise de sinusite, fazendo o paciente sentir fortes dores na cabeça e em torno dos olhos.

Veja aqui 5 coisas que você faz todos os dias e podem estar atrapalhando o seu sono

4. Regule os seus horários

Disciplina e rotina não é bom só para as crianças ou quem tem necessidades especiais, é bom para todos.

Se você não tem um horário regular para dormir e acordar, pode encontrar problemas para pegar no sono profundo, ainda mais se você costuma reter o sono.

Isto é: Quanto mais você segura o sono para terminar um trabalho ou aquela maratona de séries que já está quase no fim, maior é o efeito no organismo.

Em outras palavras, o nosso corpo é feito para se adaptar a diferentes condições e quando fazemos de tudo para aguentar mais meia, ou uma hora acordado, nos dias seguintes seu organismo já vai ter acostumado com essa nova regra.

Assim será difícil voltar a dormir no horário.

Então faça o seguinte: Deu a hora de dormir, durma!

Além de ser bem mais fácil pegar no sono profundo todos os dias, você ainda se livra daquelas olheiras de cadáver.

Veja aqui os 20 melhores e piores alimentos para comer antes de dormir

E agora, um bônus especial…

O que posso fazer para pegar no sono profundo se a insônia é que já me pegou?

De cara, mando um alerta:

Evite ficar mais do que 15 minutos na cama, se não dormiu até esse tempinho, a noite pode ser muito longa.

Então aqui vão algumas dicas:

1. Leia um livro

Além de te relaxar, ajuda você a esquecer aquela preocupação que está te martelando na cabeça e te impedindo de pegar em um sono profundo.

Veja aqui remédio caseiro para combater a insônia e ter uma boa noite de sono

2. Ouça batidas binaurais de relaxamento

As batidas binaurais, são uma boa solução para induzir a nossa mente e corpo a fazer várias coisas que somente com o nosso autocontrole não somos capazes.

Existem diversos aplicativos para celular que disponibilizam essa terapia, só não se esqueça da regrinha do item 2 da nossa lista.

3. Ouça música instrumental para dormir

Muitos músicos desenvolvem trabalhos juntamente com associações médicas especialistas em sono profundo e isso pode ser de grande ajuda pra você.

Mas se preferir, ouça a trilha sonora calma daquele lindo filme emocionante antes de dormir.

Isso vai te induzir ao relaxamento não só pela canção, mas também pelas memórias do filme.

Agora, se a ansiedade não te deixa em paz, nem mesmo durante o dia, veja aqui 3 técnicas psicológicas para assumir o controle de (quase) todas as situações.

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