12 conselhos para comprar com segurança na Black Friday

Você está animado para começar as suas compras com desconto na última sexta-feira de novembro, mas fica apreensivo de cair em golpes?

Confira 12 conselhos para comprar com segurança na Black Friday e ter só alegrias com os descontos e ofertas do período.

A Black Friday é uma campanha de redução de preços feita por boa parte do comércio norte-americano para liquidar produtos antes do pico de vendas do Natal.

No Brasil a Black Friday é realizada há alguns anos, mas infelizmente ainda tem aqueles que querem dar o seu ‘jeitinho’ para enganar os consumidores.

Fuja de problemas ficando esperto com as dicas que listamos!

Veja Também: 10 dicas para aproveitar os descontos da Black Friday sem cair em roubadas

12 Ótimos conselhos para comprar com segurança na Black Friday

Conselhos para comprar com segurança na Black Friday

1 – Consulte o site Black Friday Legal

Para evitar que lojas lesem os consumidores, foi criado um portal com o código de ética da Black Friday brasileira e uma lista com as lojas que aderiram ao movimento, elas tem um selo em suas próprias páginas também.

Verificar se a loja em que você está pensando em comprar está nessa lista é uma forma de ter certeza que está fazendo uma compra segura.

Veja Também: 5 dicas para evitar que a Black Friday vire Black Fraude

2 – Confira dados como CNPJ e endereço de lojas online

Conforme a legislação brasileira as lojas virtuais devem ter num lugar de destaque de suas páginas o número do CNPJ da empresa, endereço físico assim como um número de telefone de contato.

Ao observar que o site em questão não possui nenhuma dessas informações é melhor procurar outra página para fazer suas compras, pois se caso algo dê errado para quem você irá reclamar?

Veja Também: Black Fraude: 12 Dicas para não cair nesse golpe

3 – Compre em casa com sua Wi-Fi

Sabemos que rapidez na hora de arrematar os melhores produtos da Black Friday é essencial, contudo, compre em casa usando a sua Wi-Fi.

Quando você usar redes públicas de Wi-Fi para faze transações com dados pessoais e de cartões está se arriscando.

Essas redes geralmente não têm requisitos de segurança e hackers podem se aproveitar disso para roubar informações.

Veja Também: 5 dicas para economizar nas compras do fim de ano

4 – Cadeado no endereço

Uma forma de ter mais segurança na Black Friday, e em outros momentos também, é verificar se o site em que você quer fazer suas compras é seguro.

A indicação de segurança é feita com um cadeado ao lado do endereço da página.

Os sites que são blindados contra o roubo de informações ainda possuem selo de segurança em destaque na página.

Você ainda pode e deve pesquisar a reputação da loja na internet para ver o que os outros consumidores estão falando sobre ela.

Veja Também: 7 coisas que você precisa saber antes de comprar um perfume importado

5 – Atualize o antivírus

Alguns dias antes da Black Friday começar é interessante atualizar o seu antivírus, pois os hackers se aproveitam do processo de compras para enviar vírus.

Mantenha seu computador protegido de vírus com uma boa proteção e ao notar qualquer sinal de algo diferente passe o antivírus.

Veja Também: 5 razões para você comprar maquiagem importada

6 – Compre em lojas virtuais conhecidas

A Black Friday não é o melhor momento para conhecer lojas virtuais novas, para ter mais segurança e a garantia de receber o que está comprando faça suas compras em lojas que já conheça.

Uma das vantagens é que você provavelmente já tem cadastro e assim poderá finalizar o processo de compra mais rapidamente.

Tempo é tudo nesses dias de ofertas.

Veja Também: 10 coisas que você precisa saber antes de comprar roupa online

7 – Promoções absurdamente vantajosas não existem

Um dos conselhos mais importantes para quem deseja ter mais segurança na Black Friday é ter consciência que ofertas extremamente vantajosas não existem, mesmo nessa campanha de descontos.

Um item que normalmente custa R$ 4 mil não estará por R$ 800,00, nem na Black Friday.

Alguns criminosos aproveitam para aplicar golpes criando sites falsos em que comercializam produtos que não serão entregues ou que são falsificações baratas que não valem nem o valor pago pelo consumidor.

Veja Também: 10 coisas que você precisa saber antes de comprar roupa feminina online

8 – Saiba avaliar vantagens além dos preços

Algumas lojas não oferecem preços tão abaixo dos preços normais, porém, criam ofertas de combos em que um segundo item sai por um preço mais em conta.

Dependendo do seu objetivo é mais fácil e vantajoso escolher o combo.

Não fique olhando apenas para o preço dos produtos, pense em vantagens.

Além disso, essas lojas costumam ser mais seguras.

Veja Também: 7 coisas que você precisa fazer antes de comprar itens de decoração online

9 – Faça comparação de preços

Uma das formas de garantir que não será ludibriado durante a Black Friday é comparar os preços normais dos itens de seu interesse com os preços de promoção.

Tem muitas lojas que usam o truque de elevar o valor dos itens algumas semanas antes da campanha de ofertas e no dia voltam com o preço de sempre.

Essa pesquisa também te ajuda a fazer uma lista pertinente do que realmente vai comprar, não perder o controle é fundamental.

Veja Também: 20 Desculpas para você comprar uma roupa nova

10 – Cuidado com o frete alto

Essa é uma dica para ter mais segurança na Black Friday para o seu bolso, infelizmente algumas lojas virtuais embutem no frete o valor que estão dando de desconto nos produtos.

Para não cair nesse truque sugerimos que você faça uma simulação de frete antes de fechar a transação.

Observe ainda que alguns sites oferecem frete grátis para alguns itens e para compras a partir de um determinado valor.

Veja Também: Perfumes importados: onde comprar

11 – Guarde os registros da sua compra

Quem vai realizar as suas compras em lojas virtuais deve atentar para guardar os registros de que a transação foi feita, isto é, e-mails, prints da página de pagamento entre outros.

Se o produto demorar mais do que o previsto para chegar ou simplesmente não for entregue você tem como provar que a compra foi realizada.

É bom estar cercado de comprovações de compra.

Veja Também: 212 Vip Rosé ou 212 Vip, Qual comprar?

12 – Atenção à procedência de computadores

Como comprar com segurança na Black Friday

A Black Friday é uma excelente oportunidade para quem deseja comprar um computador novo, contudo, exige mais atenção dos consumidores.

Para começar é fundamental que você tenha certeza de que o computador em questão tem boa procedência e não é um artigo pirata.

Comprando numa loja de confiança fique atento para outra questão relevante que diz respeito às características do equipamento, isto é, se ele realmente atende as suas demandas de maneira satisfatória, não deixe que apenas o preço seja fator de decisão.

Para quem deseja um computador para finalidades básicas como navegar na internet ou usar editores de texto um dual-core já resolve.

No caso de quem usa o computador para realizar tarefas mais complexas como rodar 3D, editar imagens em softwares complexos etc a dica é procurar por um processador com maior capacidade.

Quanto mais programas você pretende rodar no computador maior precisa ser a sua capacidade de processamento.

Gostou das dicas de como comprar com segurança na Black Friday?

Veja Também: 6 dicas e produtos de beleza para economizar tempo e dinheiro

Adicionar comentário