10 dicas para saciar a fome

O verão se aproximando, está chegando a hora de mostrar mais a pele, enfim, falta pouco tempo para perder aqueles quilinhos extras e entrar em forma.

E nada de passar fome, isso está totalmente fora de cogitação, já que só vai resultar em mau humor, falta de ânimo para praticar exercícios físicos, fraqueza, mal estar, tontura e uma dor de cabeça insuportável. Vamos justamente mostrar aqui como se sentir satisfeita e sem fome sem precisar comer mais ou apelar para besteirinhas, enfim, 10 dicas para saciar a fome.

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saciar a fome

Veja como saciar a fome

Comer de três em três horas

Volta e meia falamos nesse hábito que deve ser incorporado na rotina de todos, comer de três em três horas, pois isso impede aquela sensação de muita fome fazendo com que você devore mais do que deveria na hora da refeição, ou que apele para besteirinhas, que costumam ser bem engordativas, como biscoitos e guloseimas em geral. Quando você passa a comer de tempos em tempos, o processo de digestão é acelerado, pois o seu organismo se acostuma e acaba esperando o estoque novo, e já no caso contrário, longos períodos de jejum sinalizam que precisará guardar para depois, então ele diminui a velocidade.

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Mastigar mais os alimentos

Segundo um estudo chinês, publicado em uma edição de 2011 do American Journal of Clinical Medicine, foram analisados os hábitos de mastigação dos homens obesos e magros. Não surpreendentemente, os caras maiores mastigaram menos e ingeriram a comida mais rápido do que os mais magros. Os pesquisadores afirmaram que mastigar 40 vezes, em vez da média de 15, leva para 12 por cento a menos de calorias.

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Acrescente frutas à salada

Acrescente frutas à salada para saciar a fome
Pois é, até para fugir um pouco do básico, experimente dar um up na salada com algumas frutas para aumentar um pouco o nível calórico. Além de saudáveis, as frutas ajudam na saciedade, ótimo para quem fica só nela, mas vale também para quem costuma comer salada antes de partir para o prato principal. Os vegetais já cumprem bem o papel de saciar por serem ricos em fibras (por isso, é melhor comer a salada antes da refeição), mas as frutas, além de adicionar maior valor energético, ainda colorem o prato, dando a impressão de variedade, o que leva o cérebro a pensar que está comendo mais.

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Consumir gorduras saudáveis

Um dos erros mais comuns de quem começa um dieta é cortar totalmente a gordura do cardápio, pois, além de engordar, seu estômago digere a comida mais devagar se você incluir a gordura no cardápio. Mas, saiba que gorduras não saturadas – abacates, nozes e óleos vegetais são ótimas para saciar a fome. Elas aumentam os hormônios de satisfação, que avisam ao cérebro que você está cheia, além de ajudarem a baixar a carga glicêmica da refeição, ou seja, reduzem a quantidade de gordura absorvida pelo corpo. Uma dica é, na hora de preparar, prefira o óleo à manteiga.

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Apostar nas sementes

Experimente ter um potinho de sementes para beliscar em cima da mesa, invista na chia, amêndoa, linhaça e quinua, que incham durante a digestão por absorver água, ajudando saciar a fome. Acredite, bastam cem gramas de qualquer uma dessas sementes para fazer você ficar do café da manhã até o almoço sem fome. Por estarem inchadas, elas adquirem o aspecto de gel, que gruda nas paredes e demora mais para sair do estômago, mas não são só esses os benefícios, já que cada uma dessas sementes tem sua própria vantagem, por exemplo, a chia melhora o colesterol sanguíneo, a amêndoa previne o diabetes, a linhaça regula os hormônios femininos e a quinua acelera o metabolismo.

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Comer pipoca na hora do lanche

Comer pipoca na hora do lanche faz saciar a fome
A pipoca, muito temida por quem faz dieta, na verdade, é rica em fibras e possui baixa caloria, é um alimento perfeito para beliscar e saciar a fome. Para cada porção de 25 g (o equivalente a uma xícara do milho já estourado), você recebe cerca de 10% das necessidades diárias de fibras alimentares, o que faz seu corpo se sentir satisfeito no momento. Só é preciso cuidado na hora de prepará-la, a pipoca de micro-ondas possui um alto índice glicêmico, que está relacionado à quantidade de açúcar no sangue. Ela promove o aumento de glicose na corrente sanguínea e pode causar diabetes. O ideal é preparar na panela com um fio de óleo vegetal e pouco sal. E há ainda o método em saquinho de papel pardo: coloque o milho dentro dele e feche. Leve ao micro-ondas, aperte o botão “pipoca” e espere que todos os grãos estourem e pronto!

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Incluir maçã no cardápio

Incluir maçã no cardápio faz saciar a fome
Segundo um estudo publicado no jornal americano Appettite, quem come maçã 15 minutos antes das refeições consome 15% menos calorias, tudo isso devido às suas fibras insolúveis, que não são digeridas pelo corpo e, portanto, permanecem no estômago por mais tempo, diminuindo a fome. Só não vale investir em suco, já que a consistência da fruta e o próprio ato de mastigar mandam para o cérebro a mensagem de que você está se satisfazendo.

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Beber água com gás

Acredite, aquela história de que o líquido com gás possui calorias ou causa celulite é mito. Na verdade, a água com gás possui as mesmas propriedades nutritivas e calóricas da água normal, com o benefício extra de diminuir sua vontade de beliscar quando não deve. Bebidas com gás expandem a região intestinal devido ao dióxido de carbono, fazendo com que o corpo sinta que sua barriga está cheia, só não vale abusar do refrigerante. A água gaseificada é a escolha perfeita, pois, diferentemente das sodas, não está ligada ao aumento de peso e a outros problemas, como o estrago dos dentes.

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Preferir pratos quentes

Os pratos quentes tendem a apaziguar a parte do cérebro que controla o apetite por acalmar o estômago, ao mesmo tempo em que diminui a produção de grelina, um hormônio produzido pelo órgão que leva a mensagem de fome para o cérebro. Invista nos pratos quentes para saciar a fome.

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Temperar com pimenta vermelha

Temperar com pimenta vermelha faz saciar a fome
Pois é, quanto mais sabor, melhor! Apesar de comidas sem tempero parecerem mais saudáveis e até menos calóricas, são as ricas em especiarias as mais satisfatórias e as com pimenta vermelha são campeãs, pois possuem capsaicina, componente que supre a vontade de comer. O concentrado de sabores fortes é mais bem percebido pelo cérebro, fazendo com que a mensagem de que já comemos o bastante chegue mais rápido.

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