10 Dicas para reduzir as olheiras

Elas são capazes de destruir qualquer produção, deixam uma aparência cansada e triste, já sabe de quem estou falando, não é?

Delas, das terríveis olheiras! Então, como evitá-las?

Pois bem, para saber como mandar para bem longe essa destruidora de looks, reduzir as olheiras, vamos primeiro entendê-las, conhecê-las um pouquinho melhor.

As olheiras resultam da ação da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. Enquanto, em alguns casos, existe a tendência genética, em outros, elas resultam da dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando, assim, a pigmentação.

Veja Também: 10 coisas que causam olheiras

Tristeza, fadiga, período pré-menstrual, gestação,noites mal dormidas, fumo,estresse, alergias e rinites também são algumas causas das olheiras.

Veja Também: Aprenda disfarçar olheiras com maquiagem

reduzir as olheiras

Ok, agora que você já sabe o que são e como podem surgir, vamos às dicas para reduzir as olheiras:

1 – Durma bem

Ao dormir mal, acordamos com abomináveis rodelas roxas ao redor dos olhos, pois é nessa hora do dia que a pele se restaura, sendo assim, sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito – e isso, claro, acaba refletindo no dia seguinte.

Veja Também: Dormir bem: 10 Dicas para boa noite de sono

2 – Lave o rosto com água fria

Se engana quem pensa que lavar o rosto com água quente ajuda a aliviar a aparência das olheiras, na verdade, é o contrário. Enquanto a água morna promove uma vasodilatação, favorecendo o aparecimento das olheiras, a água gelada, por sua vez, promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras.

Veja Também: 10 receitas caseiras para tratar olheiras de forma natural

3 – Reduza o sal

O sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido, o que, embora muita gente não saiba, acaba piorando o aspecto das olheiras. A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Então…esconda o saleiro, diminua o sal!

Veja Também: Acabe com olheiras e adie o envelhecimento

4 – Diminua o álcool

como reduzir as olheiras
Acima, as olheiras de Amanda chamaram a atenção de quem assistiu ao BBB, da Rede Globo, pois é, outro vilão da retenção de líquido, o álcool “puxa” a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos, para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água.

Veja Também: Os 5 principais tratamentos para olheiras

5 – Hidrate o rosto

Uma importante dica para reduzir as olheiras é hidratando muito bem a pele, que além de ficar mais bonita, ajuda a disfarçar as olheiras.

A pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, o que acaba deixando mais evidente os vasos faciais dessa região, deixando a área com a aparência arroxeada. A dica, então, é hidratar, hidratar e…hidratar.

Veja Também: Receita caseira de máscara facial de Ivo Pitanguy

Uma boa hidratação na área dos olhos aumentará a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficarão tão aparentes, melhorando a coloração local. Sem falar que, também, haverá uma menor perda de colágeno e, com mais colágeno, a sustentação da pele melhora, diminuindo o rompimento de vasos – que também causam o aspecto arroxeado.

Veja Também: Limpeza de pele para seu rosto ficar sempre bonito

6 – Compressa de chá

 Compressa de chá para reduzir as olheiras
Apelar para a antiga receitinha da vovó também é uma boa dica na hora de tentar reduzir as olheiras, compressa de chá de camomila (pode ser chá verde), pois é, esse chá possui ação calmante e antinflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras.

Veja Também: 7 Receitas caseiras para fechar os poros dilatados

Fazer compressas frias deste chá sobre os olhos, fará um efeito de vasoconstrição, ou seja, irá contrair os vasos sanguíneos. A dica é fazer o chá mais concentrado e, antes de aplicar a compressa nos olhos, leve o o chá e os saquinhos com a erva ao freezer por alguns minutos.

Veja Também: Passo a passo de como eliminar cravos

Os saquinhos deverão repousar sobre seus olhos por, aproximadamente, 10 minutos, enquanto estiver deitada com a cabeça elevada, para estimular os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada.

Veja Também: Receitas caseiras para manter o rosto fresquinho no calor

7 – Compressas de leite e mamão

Outra receita natural para tentar reduzir as olheiras, clareando as manchas arroxeadas, é se valer de compressas de mamão com leite. O leite possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele – o que já era utilizado, inclusive, pela sábia e poderosa Cleópatra, em seus famosos banhos de leite. Já o mamão possui papaína, enzima que promove renovação da pele.

Veja Também: Esfoliação: 4 Receitas Caseiras

Para isso, é só bater meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas), até formar uma “papinha”, depois, aplicar a mistura diretamente na pele ou repousar sobre uma gaze, colocada previamente sobre as olheiras. Deixe agir 15 minutos e lave em seguida. A compressa pode ser feita uma vez por semana.

Veja Também: Pelos faciais: 5 Receitas caseiras para acabar com eles

8 – Rodelas de pepinos e batatas

reduzir as olheiras com Rodelas de pepinos e batatas
Quem quiser também pode apelar para pepinos e batatas na hora de prevenir ou tentar reduzir as olheiras, para isso, basta descansar rodelas de pepino nos olhos, os efeitos são fracos e demorados. Esse legume tem baixa concentração de calmantes e vasoconstritores.

Veja Também: 23 Dicas de Beleza que você precisa conhecer

Por exemplo, o pepino é composto de 90% de água, e seus outros 10% são os mais valiosos: o pepino possui vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular, porém, em sua ação externa no olho, o efeito é quase nulo, mas, não desanime. O pepino colabora com a vasoconstrição, levando à melhora momentânea das olheiras. O mesmo acontece com rodelas de batatas.

Veja Também: Dia de Spa: 20 receitas caseiras

9 – Massageie a região

Uma boa massagem, claro, não iria faltar em meio às muitas dicas, pois, além de relaxar, ajuda a diminuir o edema, em especial a drenagem linfática facial, que deve ser feita duas vezes ao dia. Veja abaixo o passo a passo:

Veja Também: Adstringente caseiro: as 4 melhores receitas

  • Com o dedo anular, vá deslizando suavemente e com uma leve pressão, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo;
  • Depois, comece novamente do canto interno dos olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (no canto interno) e terminar na outra extremidade;
  • Por fim, dê leves batidinhas na região, com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente.
  • Ao acabar os movimentos, feche os olhos e, com o dedo anular, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.

Veja Também: Açúcar mascavo, um ótimo esfoliante caseiro

10 – Apele para o corretivo

reduzir as olheiras com corretivo
Ok, você não amanheceu nada bem e hoje o dia foi de lascar, por fim, tentou tudo e nada, não conseguiu reduzir as olheiras, está mais parecendo um panda perdido na cidade, então, hora de tentar uma estratégia infalível para disfarçar essas rodelas roxas: apelar para um bom e amigo corretivo.

Veja Também: Dicas de beleza caseiras

Hoje já existem no mercado muitas opções de corretivos: líquidos, cremosos, em forma de bastão ou lápis, e o mais legal é que, além dos tradicionais, que se encaixam no tom de pele, existem aqueles coloridos, cada um com uma finalidade.

Pronto, com essas dicas para reduzir as olheiras, agora, sem dúvida, não tem como deixar que essas bandidas estraguem seu dia ou, seu visual!

Uma Resposta

  1. Avatar paloma 15/04/2015

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.