10 dicas de etiqueta no trabalho

Manter o comportamento adequado dentro do ambiente de trabalho não é apenas um aspecto positivo, mas também decisivo para subir na carreira.

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Atitudes cordiais, organização e respeito pelos colegas de profissão são vistos com bons olhos pelos gestores e pode determinar a escolha de uma promoção, por exemplo.

Confira algumas dicas de etiqueta no trabalho para melhorar as suas relações:

Evitar atrasos

É indispensável ser pontual desde o dia da entrevista de emprego, porém grande parte dos profissionais deixa essa característica de lado quando se acostuma à empresa. Independentemente do evento e dos colegas envolvidos, é importante chegar no horário marcado para não prejudicar o cronograma das atividades. Até mesmo aquele almoço com o colega de outro setor deve ser respeitado, para evitar criar conflitos desnecessários. Lembre-se de que não é agradável ficar esperando, então não faça o mesmo com os outros!

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etiqueta no trabalho - evite atrasos

Comunicação

Mesmo que você esteja passando por problemas dentro de casa, evite descontar isso nos colegas de trabalho e os trate sempre bem, independentemente da função que desempenham na empresa. Dizer “bom dia”, “por favor” e “obrigado” sempre que for necessário e se mostrar gentil é uma das etiquetas no trabalho mais fundamentais.

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Também é importante não falar de assuntos íntimos durante o expediente, nem fazer intrigas ou críticas a um colega quando ele não estiver. Tal comportamento pode chegar aos ouvidos da chefia ou então da própria pessoa envolvida, causando estranhamento e desconforto no ambiente de trabalho.

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Celular e redes sociais

Com o aumento da utilização do celular e das redes sociais, muitas empresas criaram regras específicas para que os funcionários possam usufruir dessas tecnologias sem atrapalhar as tarefas. É dever, portanto, do profissional se informar sobre essas políticas e não ultrapassar os limites que foram impostos. Se a empresa diz que o Facebook só pode ser acessado durante o horário de almoço, por exemplo, é uma gafe grave o colaborador ficar na rede o dia inteiro, desrespeitando o que foi dito. Mesmo que não haja regras, o funcionário deve se focar nas atividades a serem desenvolvidas pelas quais foi contratado.

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Além disso, o empregado precisa prestar atenção no que posta nas redes sociais, visto que publicar frases como “até que enfim é sexta-feira” ou fotos íntimas demais podem comprometer sua imagem. Falar de projetos profissionais também é arriscado, pois algum concorrente pode monitorar os funcionários da empresa e atrapalhar os planos.

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Saiba ouvir

Seja para as atividades do dia a dia ou para tomar atitudes decisivas, ouça a opinião dos colegas. Para manter a etiqueta no trabalho, nunca fale alto ou discuta, tenha paciência e saiba resolver todos os assuntos amigavelmente. Caso não haja jeito, pedir um auxílio para algum supervisor não deve ser motivo de vergonha.

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Imagine que você queira fazer as tarefas de uma maneira e o seu colega de outro, mesmo que você tenha mais tempo na empresa, não imponha a sua experiência. Procure uma terceira opinião antes de tomar a decisão, pois, muitas vezes, não somos capazes de analisar a situação no todo e é fundamental tal visão para desenvolver um bom trabalho.

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Roupa

Outra etiqueta no trabalho consiste em se vestir com roupas discretas que não chamem a atenção para qualquer parte do corpo e sejam confortáveis. Vestidos curtos, maquiagem forte e blusas muito decotadas são itens para o final de semana, não para usar diariamente. Portanto, respeite o dress code de onde trabalha: se é necessário utilizar roupa social no dia a dia ou apenas em reuniões com clientes, siga a norma!

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Organização

Mantenha os seus pertences organizados e a mesa limpa, pois isso deixa uma boa impressão profissional a quem vê. Coloque documentos e papéis importantes relacionados ao trabalho em uma mesma pasta, assim, quando alguém precisar, saberá que pode contar com a sua organização.

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Otimismo

Ao receber uma tarefa, se esforce para cumpri-la no prazo e, caso tenha dificuldades, procure as pessoas que possam oferecer ajuda. Dizer “não consigo”, “não vai dar certo” ou “não sirvo para isso” não é visto positivamente pelos gestores, pois eles esperam que os colaboradores vistam a camisa da empresa e se dediquem a todos os desafios dados. Mas isso não quer dizer que você tenha que aceitar tarefas de outro setor ou fazer de qualquer jeito só para concluir. Conversar francamente e procurar ajuda também é uma qualidade valorizada pelos empreendedores.

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Brindes corporativos

Em um evento, se sua empresa optar por distribuir brindes, como agendas e canetas, faça bom uso deles. Esse presentinho que a empresa oferece é bastante útil no dia a dia, sendo que faz parte da etiqueta no trabalho usá-lo para valorizar a ação da instituição. Jamais use um brinde que seja de empresa concorrente.

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Cuidado com as brincadeiras

É claro que todo o ambiente de trabalho deve ter um clima leve e descontraído, que inclusive ajuda no desenvolvimento das atividades. Porém, isso não significa que contar piadas sem limites seja o certo. Lembre-se de que dentro da empresa convivem diferentes tipos de pessoas, que podem se sentir ofendidas e acuadas com brincadeiras pesadas e palavrões.

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Durante as festas

Outra etiqueta no trabalho que bastante gente se esquece é de ter o mesmo comportamento que tem na empresa durante as festas de confraternização. Vestir-se bem, tratar todos educadamente, evitar falar de assuntos polêmicos e que possam constranger os colegas e até mesmo maneirar no consumo de bebidas alcoólicas são algumas das atitudes esperadas.

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Mesmo que o evento seja bastante descontraído, em uma balada ou chácara, os funcionários devem se lembrar que aquele momento é uma extensão do ambiente de trabalho, que pode ser usado para se aproximar dos colegas e ter experiências de lazer ao lado de quem trabalha.

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Aproveite para conversar sobre assuntos leves, contar de viagens que fez, da família e de experiências inesquecíveis, como ter saltado de asa delta ou se casado na praia. Embora a celebração seja corporativa, é aconselhável que os profissionais evitem falar de trabalho e criem outros tipos de vínculos. Quem sabe você não descobre que um colega também é apaixonado por esportes, por exemplo, e vocês possam até ir ao clube juntos?

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