Yoga emagrece? Isis Valverde aposta na prática que une atividade e meditação

Não é de hoje que Isis Valverde é considerada ícone de beleza. Mas, sua boa forma tem chamado cada vez mais atenção, especialmente após ela começar a postar em seu Instagram posições de yoga, o que suscitou ainda mais dúvidas em torno desta prática: afinal, Yoga emagrece?

É mesmo indicado para quem deseja conquistar um corpo mais magro e definido?

À revista “Boa Forma”, Isis declarou recentemente que, com a prática de yoga, a mudança em seu corpo foi evidente, garantindo braços e abdômen bem mais definidos.

Veja: 10 motivos para praticar Yoga

Veja Também: Biomassa de banana verde emagrece mesmo?

Ísis Valverde faz yoga

Foto: Reprodução/Instagram

Mas, para quem ainda deseja perder peso (além de definir) fica a dúvida se yoga emagrece mesmo e se é uma boa opção.

Confira abaixo os principais benefícios do yoga e esclareça esta e outras questões sobre a prática!

Veja Também: Top 7 exercícios para deixar o abdome sarado

O que é yoga?

Ísis Valverde faz Yoga para emagrecer

Foto: Reprodução/Instagram

Diferentemente do que muita gente pensa, Yoga não se resume a uma atividade física.

A própria Ísis Valverde conta que começou a praticar Yoga para viver a personagem Ritinha, na novela “A Força do Querer”, a fim de controlar a ansiedade e melhorar a concentração, inclusive para conseguir ficar mais tempo embaixo da água.

Yoga trata-se, na verdade, de uma filosofia milenar que entende que mente, corpo e espírito interagem e que, através da prática, a pessoa deve ser conduzida a uma estado de paz, que a coloca em contato com ela mesmo.

Dessa forma, fica claro que o Yoga oferece benefícios que vão muito além da estética corporal e condicionamento físico, podendo melhorar a qualidade de vida do praticante de uma forma geral.

Veja Também: Top 8 exercícios para trincar a barriga

Os principais benefícios do Yoga

  • Ajuda a combater doenças;
  • Ajuda a evitar problemas respiratórios;
  • Melhora dores nas costas e outras dores relacionadas à postura;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Promove maior condicionamento físico;
  • Melhora o sistema cardiovascular e a saúde como um tudo;
  • Melhora o sono;
  • Diminui a ansiedade;
  • Promove sensação de bem-estar;
  • Promove alongamento e fortalecimento dos músculos;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • Promove maior concentração e ajuda a estimular a criatividade;
  • Melhora a disposição;
  • Promove o autoconhecimento e a paz interior;
  • Ajuda a melhorar os relacionamentos interpessoais.

Esses são apenas alguns benefícios que o Yoga oferece, mas que já deixam claro o quanto a prática pode ajudar numa melhor qualidade de vida.

Veja Também: 5 maneiras de aumentar a serotonina no cérebro para combater a depressão e melhorar a sensação de bem-estar

Afinal, Yoga emagrece?

Afinal, yoga emagrece?

Foto: Pixabay

É bom saber que esta não é finalidade do Yoga.

A prática está muito mais relacionada à consciência de integração entre corpo, mente e espírito e à busca pelo autoconhecimento.

Porém, é fato que, com a prática regular de Yoga e com hábitos de alimentação mais saudáveis, os benefícios ligados ao emagrecimento e ao fortalecimento dos músculos acabam surgindo (como consequência).

Além disso, pode-se dizer que, indiretamente, Yoga emagrece porque ajuda também a controlar a ansiedade, podendo diminuir inclusive problemas como compulsão alimentar.

Veja Também: Ficar agarradinho com seu amor melhora a relação, reduz ansiedade e faz bem a saúde

Yoga: para quem é indicado?

Ísis Valverde fazendo Yoga para perder peso

Foto: Reprodução/Instagram

Qualquer pessoa pode praticar Yoga, inclusive crianças, adolescentes e idosos, desde que com acompanhamento profissional – já que um bom professor reconhecerá as limitações do seu aluno e conduzirá as aulas da melhor forma possível.

O Yoga é indicado, sobretudo, para pessoas que buscam o autoconhecimento e uma melhora geral na saúde e na qualidade de vida, lembrando que, a perda de peso e o fortalecimento muscular poderão vir como consequência.

Se você se identifica com a ideia e está pensando em começar a praticar Yoga, o primeiro passo é procurar por um bom estúdio ou escola de Yoga na sua cidade e passar por uma entrevista prévia com o professor, que avaliará sua saúde como um todo e saberá conduzir a aula de maneira segura.

Veja Também: 5 sinais de que você está sem qualidade de vida

Yoga para iniciantes

Yoga para iniciantes

Foto: Pixabay

Não adianta pensar que vai começar a fazer Yoga hoje e, em uma semana, já estará fazendo as posições de yoga mais avançadas, e nem esperar resultados estéticos rápidos e milagrosos!

O iniciante deve respeitar seu corpo e suas limitações, tendo consciência de que força e flexibilidade são conquistadas aos poucos.

É importante ainda estar aberto a novas experiências, que surgem juntamente com o autoconhecimento promovido pela prática de Yoga.

O uso de roupas leves e confortáveis é extremamente importante, pois facilita os movimentos do corpo e permite a correta transpiração.

É recomendável que cada praticante de Yoga tenha seu próprio tapetinho (chamado Mat), por questões de higiene, e também porque, com o tempo, o aluno poderá a começar a praticar Yoga em outros ambientes fora da aula.

É essencial que qualquer problema de saúde, machucado ou dor seja informado ao professor antes de iniciar a aula, pois, respeitar os limites do próprio corpo é regra básica para uma boa prática de Yoga.

Dessa forma, a dica básica é: ter paciência e foco, sabendo que os resultados da prática de Yoga não virão da noite para o dia.

Além disso, não é indicado iniciar a prática apenas por acreditar que Yoga emagrece.

Basta lembrar que a perda de peso e o fortalecimento do corpo serão consequências de uma técnica que visa benefícios muito maiores, ligados ao corpo, mente e espírito.

Veja Também: Ciência revela o exercício secreto que promete aumentar a longevidade

Adicionar comentário