Xampu: descubra o ativo certo para seus cabelos

Ficou bem lá para trás o tempo em que todo mundo usava o mesmo xampu, hoje as coisas mudaram e já existem os específicos para cada tipo de cabelo, desde liso, cacheado, seco, misto, normal, oleoso e por aí vai.

Veja Também: Como cuidar de cabelos cacheados

Mas, vamos combinar, com tanta opção, fica até difícil escolher um entre tantos frascos que, diga-se de passagem, a cada dia estão mais lindos e chamativos. Mas…você sabe quais ingredientes procurar no rótulo para obter os melhores resultados para o seu tipo de cabelo? Pois então, pensando nisso, preparamos uma listinha com os melhores ativos para cada objetivo, assim, com certeza, fica mais fácil acertar na hora de escolher o xampu ideal para seus cabelos.

Veja Também: Como escolher o shampoo certo para o seu cabelo

xampu certo

Veja qual o Xampu Certo para o seu cabelo

Primeiramente, é preciso saber exatamente qual seu tipo de cabelo, basicamente, existem três origens primordiais: negroide (cabelo crespo de origem africana), mongoloide (o liso dos asiáticos) e o caucasoide (liso a ondulado de origem europeia). Ok, a gente sabe que aqui é o samba do crioulo doido, tudo junto e misturado, então, essa classificação não se aplica 100%, ou seja, o cabelo pode ter traços de diversas etnias, podendo ser liso, ondulado, cacheado e crespo.

Veja Também: Como manter os cabelos hidratados e saudáveis

E vale prestar atenção, os dois últimos, tanto o cacheado como o crespo, causam mais confusão, diferenciam-se na quantidade de cachos e no quão estreitos eles são. Basicamente o cabelo cacheado tem anéis mais largos, já o crespo tem as características “molinhas”, mais estreitas.

Veja Também: 8 penteados para cabelos crespos e cacheados

Uma dúvida muito freqüente, que vale à pena ressaltar, é que um xampu para cabelos lisos não vai alisar cabelos cacheados, pois os xampus influenciam na hidratação e limpeza do cabelo, mas não na forma dos fios, que fique bem claro que para mudar o formato dos fios, só apelando para químicas bastante agressivas, que quebram as pontes de sulfeto.

Veja Também: Cabelos cacheados: Saiba tudo sobre eles

Já, em relação à produção de sebo, os cabelos se classificam em: extremamente seco, seco, misto e normal. Se você usar um xampu para cabelos secos em um cabelo oleoso, o resultado será gritante na oleosidade do cabelo, pois esse tipo de produto tem hidratantes potentes. O mesmo vale para um xampu de cabelos oleosos em um cabelo seco, o resultado será o “efeito palha”.

Veja Também: 5 Razões para investir no xampu seco

Quem tem cabelos secos e mistos, por exemplo, deve sempre usar um condicionador após a lavagem, ainda mais se usar xampus anticaspa, pois eles costumam ressecar muito os fios, nesse caso, apele para um condicionador e máscara hidratante.

Veja Também: Máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados

cabelos oleosos e curtos não têm tanta necessidade de hidratação complementar, pois as pontas desses cabelos recebem o sebo mais facilmente, não precisando de condicionador ou máscaras.

Veja Também: Cabelos oleosos: confira todas as dicas

Efeito liso

Xampo certo para Efeito liso
O frizz e o volume ficam sob controle com silicone, que fixa-se sobre a superfície do fio e cria uma camada sobre ele, protegendo-o da umidade.

Veja Também: Frizz: Saiba como prevenir e combater

Cabelos Ressecados

xampu certo com óleo de abacate
Procure por óleos, como o de abacate e o de macadâmia, que nutrem e lubrificam, e a manteiga de karité, que é rica em ácidos graxos e retém a água dentro o fio, melhorando a elasticidade dele.

Veja Também: Seu cabelo é seco ou ressecado? Saiba como tratá-los!

Cabelos oleosos

xampu com extrato de alecrim
Para quem sofre com fios oleosos, os extratos vegetais são sempre bem vindos, como o de alecrim, ideal para esse tipo de cabelo.

Veja Também: Veja como tratar e dar adeus aos fios oleosos

Cachos definidos

Xampu para Cachos definidos
Procure no rótulo por Dimeticona, um tipo de silicone, que evita a porosidade dos fios e ajuda a defini-los, e poliquartenium 10, um polímero que neutraliza a carga negativa do fio (evita o frizz) e deixa o cabelo mais definido.

Veja Também: Como ter cabelos cacheados com mechas californianas

Reconstrução

ceramidas para Xampu
Além da queratina, um clássico, outros ingredientes poderosos são as ceramidas, que protegem a estrutura do fio, e a carbocisteína, que, além do poder reconstrutor, também nivela as cutículas, garantindo mais brilho.

Veja Também: Cabelos perfeitos: 26 Dicas para consegui-los

Combater o frizz

ingredientes para o xampu
Óleos, como o de pracaxi e de ojon, ricos em gorduras, unem as cutículas dos fios e diminuem o arrepiado. O silicone também é uma boa pedida, já que protege a camada externa do fio e repele a água.

Veja Também: 6 truques e receitas caseiras para diminuir o volume dos cabelos

Prolongar a cor

ingrediente do xampu para Prolongar a cor
As vitaminas A e E são poderosos antioxidantes, que impedem a degradação da cor. Além delas, vale investir em xampus ricos em óleos, como o de oliva e o de cártamo.

Veja Também: Tendências de cores de Cabelos para 2015

Dermatites

ativo do xampu para amenizar Dermatites

Procure no rótulo extrato de aloe-vera, que ameniza as dermatites.

Veja Também: 6 Dicas para Você Acabar com Caspa

Cabelos tingidos e quimicamente tratados

xampu para Cabelos tingidos e quimicamente tratados

Tanto quem tem cabelos tingidos como quimicamente tratados, se beneficia muito dos xampus com queratina e antioxidantes, que reestruturam e protegem a cor, respectivamente.

Add Comment