Manchas causadas pelo sol: Saiba prevenir e tratá-las

Uma das muitas queixas das mulheres que procuram o dermatologista, talvez a maior, sem dúvida, são as manchas no rosto, que aparecem, na maioria das vezes, pelo excesso de exposição ao sol.

Veja Também: 3 tratamentos para eliminar manchas no rosto

Para quem não sabe, os raios solares colaboram para que a melanina se acumule, causando manchas escuras, mais comuns no rosto, mãos e braços, já que essas regiões do corpo estão mais expostas ao sol.

Veja Também: Peeling para manchas de acne

Além da prevenção, com cuidados simples, há diversos tratamentos para amenizar essas manchas causadas pelo sol, que podem ser naturais ou através de cremes manipulados e peelings, e é isso que mostraremos agora, dicas e tratamentos para prevenir e amenizar as manchas causadas pelo sol.

Veja Também: Sol após plástica ou silicone pode causar manchas

manchas causadas pelo sol

Como prevenir as manchas causadas pelo sol

  • Evitar a exposição excessiva ao sol;
  • Aplicar o protetor solar todos os dias, mesmo que não faça sol ou que não saia ao sol, renovando a aplicação a cada 3, ou 4 horas, e o fator de proteção vai depender da sensibilidade da sua pele, ou seja, quanto mais fácil for o aparecimento das manchas causadas pelo sol, maior deve ser o bloqueio solar através do creme. Vale lembrar que a exposição à radiação da tela do computador pode ter quase que o mesmo efeito que os raios solares na pigmentação da pele.

Veja Também: Receita de peeling caseiro para clarear a pele

Receitas caseiras

Glicerina, limão e água de rosas
Misture partes iguais de glicerina, suco de limão espremido na hora, e água de rosas. Aplique na área a ser tratada, todos os dias, deixando por meia hora. O ácido do limão branqueia, a glicerina amacia, e a água de rosas garante o frescor da pele.

Veja Também: Receita caseira de máscara facial de Ivo Pitanguy

Máscara de fruta
Amasse a polpa de abacaxi, morango, tomate, ou papaya, qualquer uma dessas frutas, desde que esteja bem madura, e deixe agir no rosto por meia hora, devendo aplicar a máscara diariamente, até obter o efeito desejado.

Veja Também: Receitas caseiras de beleza com bicarbonato

Leite azedo e mel
Leite azedo e mel para tratar manchas causadas pelo sol
Misture leite azedo com um pouco de mel e aplique nas manchas. O leite azedo libera ácido lático, que é um esfoliante natural e o mel, impede o ressecamento.

Veja Também: Receitas caseiras para clarear a pele

Batata crua
Aplique rodelas de batatas cruas sobre as manchas por quinze minutos e depois enxágue com água fria. Faça até que as manchas desapareçam.

Veja Também: Receitas de máscaras caseiras para todos os tipos de pele

Leite em pó, mel, limão e óleo de amêndoas

1 colher de chá de leite em pó, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de suco de limão e 1/2 colher de chá de óleo de amêndoas. Aplique sobre o rosto e deixe por quinze minutos, depois enxágue bem.
Já o óleo de mamona é famoso por ser altamente eficaz para retirar as manchas provocadas pelo sol.

Veja Também: 4 Receitas caseiras para acabar com cravos e espinhas

máscaras para manchas causadas pelo sol
Pepino, clara e leite de rosas
Bata um pepino com duas claras batidas em neve e uma xícara de leite de rosas, coe e aplique sobre a pele manchada, deixando por meia hora. Enxaguando a seguir.

Veja Também: Dia de Spa: 20 receitas caseiras

Tratamentos para Manchas causadas pelo sol

Tratamentos para Manchas causadas pelo sol

Clarinskin II

Esse ativo é um dos mais procurados, pois é um poderoso agente despigmentante extraído do gérmen do trigo que possui uma grande vantagem: é liberado para o uso em gestantes.

Veja Também: 4 tratamentos para você fazer antes do verão

Cremes com hidroquinona

A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é muito utilizada para eliminar manchas na pele, é um composto orgânico aromático, é um difenol, um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque.

Veja Também: 7 novidades em tratamentos Anti-idade

A hidroquinona atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina. Precisa ser usada regularmente.

Veja Também: Peeling de Diamante: Saiba o que é, para que serve e como é feito

Nano White

Esse ativo tem efeito antioxidante, associa o despigmentante de origem vegetal, o arbutin a outros ingredientes de efeito antioxidante, como as vitaminas C e E e a glutationa.

Veja Também: Peeling em lenço: nova mania para rejuvenescer

Belides

Obtido da flor margarida (Bellis Perenis), é um clareador natural de alta eficácia que atua antes, durante e depois da formação da melanina na pele. Enfim, além de amenizar a produção de melanina, esse peeling tem polifenóis e flavanóides, que são antioxidantes e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Veja Também: Peeling de Cristal: O que é e quais os benefícios?

Peeling ICP (Innovation Concept Peel)

Peeling ICP contra manchas causadas pelo sol
Esse peeling é feito com a união de vários ácidos clareadores, como o salicílico, o retinóico e o kójico. Esse mix remove a camada superficial da pele e é um tratamento para a eliminação de todos os tipos de manchas pigmentadas incluindo sardas, manchas da idade, cicatrizes. Ele é aplicado pelo médico e deve agir no rosto durante 4 horas. Para dar o efeito necessário, é peciso pelo menos 3 sessões.

Add Comment