Será que estou grávida???

Em filmes e novelas é bem comum a mulher só perceber que está grávida depois que sofre desmaios ou sente muito enjoo, pois bem, o fato é que existem, sim, outros sintomas que são verdadeiros avisos, mas que podem passar despercebidos se a mulher não estiver muito atenta aos sinais que o seu corpo está evidenciando, e para muitas a gravidez só é descoberta após o atraso da menstruação, levando em consideração que muitas continuam menstruando nos primeiros meses. Por isso, a forma mais segura, mesmo, de saber se está grávida, não é recorrendo à vizinha ou à melhor amiga, é fazendo um teste de gravidez, que pode ser comprado na farmácia, no mínimo 15 dias após a última menstruação. Porém, veja abaixo quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez que surgem antes do atraso menstrual:

Será que estou grávida???

Estou grávida?


1. Corrimento com sangue: Quando o óvulo é fecundado pode haver um leve corrimento cor-de-rosa, que nada mais é que o corrimento normal da mulher (excesso de muco vaginal) com vestígios de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Mas, muitas nem percebem, este corrimento pode surgir poucos minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo, período em que o espermatozoide sobrevive dentro do organismo feminino. Muitas o percebem ao se limpar-se após urinar.

Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual

2. Cólica: Pouco ou nunca é associado, mas o fato é que quando o óvulo é fecundado há um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e então os hormônios femininos entram em ação para preservar o embrião e dar continuidade a gravidez, o que pode levar a um certo desconforto abdominal, muitas vezes confundido com a cólica menstrual de fraca a média intensidade. E não é só isso, muitas vezes é observada também uma pequena perda de sangue, parecida com a menstruação, mas em menor quantidade.

Milagres Acontecem

3. Inchaço abdominal: Um dos primeiros sintomas da gravidez, também causado pelas intensas alterações pélvicas que estão acontecendo, muito se deve ao aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação ao crescimento uterino, no entanto, muitas não percebem.

5 sinais para te ajudar a identificar o homem ideal

4. Seios doloridos: Isso é bem típico da mulher grávida, muitas não associam, mas nas duas primeiras semanas de gravidez, a mulher pode observar que as mamas ficam mais sensíveis e isto se deve a atuação dos hormônios que estimulam as glândulas mamárias preparando a mulher para a amamentação, sem falar que os mamilos podem ficar mais sensíveis e a aréola pode ficar mais escura que o normal pelo aumento de fluxo sanguíneo na região.

Dicas para cuidar do corpo durante a gravidez

5. Acne: Pois é, as muitas alterações hormonais pode levar ao surgimento ou piora de cravos e espinhas na mulher grávida, as acnes. Inclusive, logo nas primeiras semanas de gravidez a mulher já pode perceber um aumento da oleosidade da pele, que pode ser controlada com o uso de produtos adequados.

Como prevenir e combater estrias na gravidez

6. Cansaço: Com todas as alterações hormonais acontecendo, certamente, o cansaço aparece, e é percebido logo nas duas primeiras semanas de gravidez, isso porque o sangue da mulher fica menos viscoso e mais fluido, por isso também que a anemia é comum na gravidez.

Gravidez sem estrias é possível, saiba como!

mulher grávida sente cansaços

7. Enjoos: Talvez o mais percebido e conhecido, os enjoos acompanhados de vômitos são comuns principalmente pela manhã, mas surgem, geralmente, após a 6ª semana de gestação e pode perdurar por toda a gravidez.

Gestantes podem praticar atividades físicas?

8. Excesso de sono e tontura: Também super comum e bem característico, a tontura e o sono fora de hora são sintomas de gravidez causados pela queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue e da má alimentação devido aos enjoos e vômitos frequentes. Surgem logo nas primeiras semanas de gravidez, e vão diminuindo a partir da 20ª semana de gestação.

Conheça alguns perfumes importados para bebê

9. Aversão a cheiros fortes: É muito comum que no início da gravidez a mulher tenha aversão a cheiros fortes, mesmo que eles sejam aparentemente agradáveis como perfume, até mesmo o cheiro do marido incomoda. Muitas chegam a vomitar após sentir um cheiro forte como o de gasolina, cigarro ou produtos de limpeza.

10. Alterações no humor: A mulher grávida poderá perceber algumas variações de humor nas duas primeiras semanas de gravidez, sem causa aparente, inclusive é bem famoso o fato de chorarem em situações que não a fariam chorar antes de estar grávida e este sintoma deverá permanecer por toda a gravidez.

gravidez sintomas

Pois bem, assim que a gravidez for detectada, a primeira coisa que a futura mamãe tem que fazer é marcar uma consulta com um médico obstetra para que ele confirme a gravidez através do exame de sangue que avalia a quantidade de Beta HCG na corrente sanguínea e faça um exame de ultrassom para visualizar o útero e a implantação do embrião.

2 Comentário

  1. mayna março 8, 2014
  2. Denise Helena março 11, 2014

Adicionar comentário