Sedentarismo: Não deixe ele te matar

Você sabia que o sedentarismo está por trás de 13,2% das mortes ocorridas no Brasil? É isso mesmo! Ter um hábito de vida sedentário pode trazer diversos malefícios à sua saúde, como o aparecimento de diversas doenças: hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardiovasculares.

Veja Também: 5 dicas para você perder peso trabalhando

O sedentarismo é definido como a falta tão grande de exercício físico que chega a afetar a vida do indivíduo, já que a pessoa gasta poucas calorias e come normalmente – ficando a  maior parte do tempo no sofá, por exemplo. Isso pode gerar um ganho severo de peso.

Veja Também: Obesidade: sua vida pode está em risco

sedentarismo

Ao contrário do que se pensa, a falta de atividade física regular não está relacionada com não praticar esportes ou não ir à academia. Pessoas que fazem algum tipo de exercício físico, como limpar a casa, caminhar para o trabalho ou realizam algum serviço que necessite de esforço físico regularmente já não são classificadas como sedentárias. Ainda assim, é muito importante incluir algum tipo de atividade física em sua rotina. Se ainda não sabe como deixar o sedentarismo para trás, é só ler as nossas dicas e se tornar mais ativa hoje mesmo!

Veja Também: Os benefícios da caminhada para saúde

Dicas para deixar o sedentarismo para trás

Exercícios para sair do sedentarismo

1- Não é preciso se exercitar todo santo dia

O erro mais comum de quem quer sair do sedentarismo é começar a fazer exercícios diariamente. Isso não é necessário, principalmente no início. Comece a incluir exercícios em sua rotina progressivamente, treinando 2 vezes por semana e aumentando a esta quantidade com o tempo. O mesmo pode ser dito sobre o tempo: comece com 30 minutos por treino, acrescentando minutos conforme seu corpo for se adaptando.

Veja Também: Exercícios para enrijecer o músculo do tchau

como sair do sedentarismo

2- Comece devagar

Não pense que já irá começar os exercícios direto na turma avançada, principalmente se você estava “praticando” o sedentarismo há muitos anos. Vá aumentando a intensidade e dificuldade dos exercícios no decorrer do tempo.

Veja Também: Top 15 aulas que mais emagrecem

Dieta contra o sedentarismo

3- Atenção com a sua dieta

Um dos motivos para você desejar sair do sedentarismo é a estética, então, para auxiliar na perda de peso e a definição corporal, é necessário dar uma atenção especial ao que você ingere todos os dias. É possível aliar estética e saúde ajustando a sua alimentação de acordo com as suas necessidades diárias de energia.

Veja Também: Dieta certa para um emagrecimento saudável

Foco para sair do sedentarismo

4- Mantenha o foco

É muito comum ficar frustrado ou perder o foco esperando resultados rápidos, por isso, faça metas razoáveis e a longo prazo. Você não precisa começar em grande estilo: vai ficar cansada, toda suada, o cabelo bagunçado e com dores no dia seguinte. Porém, quando os dias passarem e você começar a ver os resultados, tudo valerá a pena. Você só precisa dar o primeiro passo.

Veja Também: Qual te ajuda a perder mais peso, Dieta ou Exercício?

Se você está decidida a sair do sedentarismo e de quebra perder alguns quilinhos, eu recomendo que conheça o sistema revolucionário Queima 48 horas que não necessita de nenhum equipamento, pode ser feito do conforto de sua casa ou de qualquer lugar que você esteja. E o melhor, são treinos à partir de 15 minutos diários.

Add Comment