Salto alto pode prejudicar sua saúde

Andar por aí usando salto alto não é tão confortável assim, mas você acaba se acostumando, não é?

Veja Também: Saiba como andar de salto alto corretamente

Mais: Salto alto…usar ou não usar???

Não tão rápido.

Um estudo recente descobriu que mesmo que pareça mais fácil usar salto alto com o passar do tempo, esse tipo de sapato ainda está causando estragos em seu corpo mesmo sem você saber. Você não acredita? Continue lendo para conhecer esse estudo e entender o que acontece com seu corpo.

Veja Também: A volta do moderno e confortável Salto Bloco

salto alto

Pesquisadores da Universidade de Hanseo na Coréia do Sul recrutaram 40 estudantes universitários saudáveis do sexo feminino para realizar o estudo.

Os pesquisadores agruparam essas mulheres por classes e então estudaram como os seus corpos reagiram a quatro anos usando salto alto. Não são 4 dias ou 4 semanas: são 4 anos!

Veja Também: Como evitar e tratar os terríveis vasinhos

Embora em um primeiro momento o uso do salto alto tenha fortificado os músculos do tornozelo, depois, acabou enfraquecendo-os e causando um desequilíbrio no último ano, o que é um indicador chave de futuras lesões.

As mulheres que usavam sapatos com saltos de 10 centímetros, mais de três vezes por semana acabaram desenvolvendo um desequilíbrio em quatro músculos do tornozelo.

Veja Também: 5 formas de usar sapatos baixos sem perder a elegância

Se você usa salto alto, os autores do estudo recomendam que você realize regularmente exercícios que fortalecem seus tornozelos.

Caminhe ao redor em seus saltos, estique os dedos para fortalecer os músculos e levante-se na ponta dos pés para fortalecê-los ainda mais.

Se você puder ir mais longe revezando o uso de salto alto com tênis e sandálias rasteiras, será ainda melhor.

Veja Também: 10 sapatos que toda mulher precisa ter

Confira, a seguir, mais algumas informações sobre o uso do salto alto

Salto alto: quanto mais alto, pior

O salto alto pode criar problemas de saúde permanentes. Se você usa salto alto com muita frequência, está preparando seu caminho para problemas futuros.

Os desgastes prolongados decorrentes do uso de salto alto dobram os dedos dos pés continuamente em uma posição não natural e podem causar uma série de doenças, unhas encravadas e danos irreversíveis aos tendões da perna.

Veja Também: Vasinhos nas pernas, acabe com eles!

Além disso, um sapato de salto alto é geralmente apertado, o que pode causar danos aos nervos e fazer com que surjam joanetes.

O salto alto também tem sido associado a músculo da perna sobrecarregados ou feridos, artrose no joelho e lombalgia.

Veja Também: Varizes: Mitos e Verdades

problemas com o salto alto

Quando você usa salto alto, seu pé desliza para a parte posterior do sapato, forçando os dedos dos pés a ficarem em uma posição não natural e distribuindo seu peso corporal de forma incorreta.

O aumento de peso em seus dedos faz com que seu corpo se incline para frente e para compensar você se inclina para trás, criando uma postura que pode forçar seus joelhos, quadris e parte inferior das costas.

Veja Também: Calçados confortáveis para quem trabalha em pé

Ao longo do tempo, o uso do salto alto pode encurtar os músculos de suas panturrilhas e costas, levando a dores e espasmos musculares.

Sempre que você usar sapatos que restringem a forma natural do seu pé, você estará em risco de experimentar a dor.

Muitas mulheres que usam salto alto sofrem um encurtamento do tendão de Aquiles. Esticá-lo novamente ou mudar para tênis e sapatos planos pode ser muito doloroso.

Esse uso contínuo pode até mesmo levar a fascite plantar, provocando dores no calcanhar resultantes da inflamação da fáscia plantar.

Veja Também: Como evitar e eliminar marcas no calcanhar

Como fazer para evitar os danos?

1. Escolha sapatos com saltos não muito altos e uma base ampla para o calcanhar. Adicionalmente, um salto um pouco mais grosso irá distribuir a carga de maneira mais uniforme. O salto alto stilleto fornece pouco apoio e pode encurtar o tendão de Aquiles.

Veja Também: Os 10 calçados favoritos das mulheres

2. Como mencionamos anteriormente, alterne o uso do salto alto com sapatos mais planos. Não use saltos altos o dia todo; opte por sapatos mais confortáveis para ir de um lugar a outro e utilize os saltos altos apenas quando for realmente necessário.

Veja Também: Calçado para formatura: Saiba como escolher

Alternativa ao Salto Alto

3. Certifique-se de que seus sapatos são do tamanho certo evitando que seu pé deslize muito para frente, colocando ainda mais pressão sobre os dedos dos pés.

4. É muito importante conseguir mexer os dedos dos pés, então, certifique-se de que seus sapatos não sejam muito apertados.

Veja Também: O sapato ideal para cada tipo de corpo

5. Escolha palmilhas macias para reduzir o impacto sobre os joelhos.

6. Alongue-se. Tire um tempo todos os dias para alongar os músculos da panturrilha e dos pés. Isso fará toda a diferença no final do dia.

Veja Também: Aprenda Importar Calçados de Marcas Famosas

Deixe um comentário