Saiba por que um punhado de nozes pode ajudar a controlar apetite

Controlar apetite é tarefa das mais árduas para quem deseja fazer dieta e emagrecer.

A redução repentina de calorias causa crises de fome inimagináveis, o que, muitas vezes, faz você desistir da dieta logo na primeira semana.

Para que isso não ocorra, alguns alimentos podem e devem ser consumidos durante o dia, principalmente entre as principais refeições, quando a fome e a ansiedade geralmente batem.

Um desses alimentos salvadores são as nozes, oleaginosas ricas em ômega 3, ácidos graxos, ômega 6, vitamina C, zinco, potássio e tantos outros nutrientes, que podem acabar com aquela fome que sempre aparece em horas inapropriadas.

Foi o que atestou uma pesquisa divulgada pela revista “Diabetes, Obesity and Metabolism”, que estudou o metabolismo de pacientes obesos em observação.

Saiba por que um punhado de nozes pode ajudar a controlar apetite

Durante um período de cinco dias, um grupo de pacientes foi orientado a beber um smoothie de 350 calorias com 48g de nozes no lugar das refeições. Para um segundo grupo, os médicos ofereceram a bebida de mesmo sabor e calorias, sem a adição de nozes (placebo).

Após esse período, os pacientes retomaram suas dietas regulares por quatro semanas, retornando ao hospital para uma nova fase do estudo.

Desta vez, os que tomaram a bebida com as nozes ingeriram o placebo, enquanto os que ingeriram a bebida sem as oleaginosas, passaram a consumi-la.

Ao mesmo tempo, os dois grupos de pacientes foram submetidos a exames no cérebro, enquanto se deparavam com fotos de alimentos como bolos e sorvetes (com bastante gordura) e outros bastantes leves e com baixo índice de gordura, tais quais legumes e verduras.

O resultado demonstrou que os participantes que ingeriram o smoothie com nozes tiveram reações diferentes ao ver as imagens, em relação aos que ingeriram o placebo, no que tange à intensidade que as zonas do apetite e dos impulsos alimentares eram acionadas no cérebro.

Dessa forma, aqueles que se alimentaram das nozes tiveram menos desejo pelos alimentos gordurosos, do que os pacientes que estavam sendo tratados com o placebo.

Os cientistas concluíram então, que a ingestão de nozes pode transformar a maneira como cérebro lida com a comida e com o apetite, o que faz deste um alimento essencial para a dieta de quem quer aprender a comer menos e a regular o peso corporal.

Veja Também: Pare de comer esses 7 alimentos e veja como sua barriga vai secar rapidinho

E mais: 8 alimentos que você deve consumir frequentemente para queimar gorduras

Aprecie com moderação

Inserir as nozes na dieta é muito eficiente para o controle do apetite, mas é sempre bom ter bom senso nas quantidades já que, apesar de saudáveis, essas oleaginosas são também calóricas.

O ideal é ingerir pequenas doses diárias, que vão te oferecer alto teor de fibras, gorduras boas e proteínas, promovendo assim, a saciedade.

Outro estudo, realizado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, afirmou que mulheres que inseriram as nozes na dieta, de duas a três vezes por semana em pequenas quantidades, reduziram pela metade o risco de desenvolverem a obesidade.

Mais uma razão para incluir este alimento incrível e saboroso hoje mesmo no seu dia a dia.

Veja Também: 8 alimentos que realmente ajudam a eliminar gordurinhas

E mais: Evite estes 8 alimentos para murchar a barriga em 24 horas

Adicionar comentário