Saiba como corrigir orelhas de abano

Crescer ouvindo gozações e apelidos nada simpáticos, esse é o dilema de quem tem orelhas em abano, o que acaba, muitas vezes fazendo com que a pessoa desenvolva problemas de autoestima e/ou timidez.

Afinal, todos já sabem que a aparência física está diretamente ligada ao bem-estar psicológico, emocional e social.

Veja Também: Como anda sua autoestima?

Infelizmente, as famosas orelhas de abano afetam aproximadamente 5% da população e a otoplastia, a cirurgia plástica indicada para a correção das orelhas de abano é o único caminho. Conheça agora um pouco sobre essa cirurgia que promete corrigir a forma e o desenho da orelha, além de possíveis problemas de autoestima.

Veja Também: Cirurgia Plástica, vale apena o risco?

como corrigir orelhas de abano
Para quem não sabe, as “orelhas de abano” é uma deformidade ligada, geralmente, a fatores genéticos ou características familiares e raciais, geralmente, esse tipo de cirurgia é realizado mais em crianças entre seis e dez anos, que se sentem diferentes dos amigos na escola e, acabam, muitas vezes, com sérios problemas de socialização, porém, esse procedimento também é comum entre adultos, e o fundamental é que, tanto no caso de crianças como no de adultos, haja uma vontade própria em corrigir as orelhas, e não isso seja feito por uma imposição.

Veja Também: Atrizes que são contra cirurgia plástica

Ginnifer Goodwin tem orelhas de abano
Lembrando que muitas famosas convivem muito bem com suas orelhas de abano, acima a atriz Ginnifer Goodwin, que tem orelhas de abano, mas não está nem aí e provou isso cortando o cabelo tipo ‘Joãozinho’, deixando a imperfeição mais em evidência.

Veja Também: Cirurgia plástica de bumbum: Saiba como funciona

Kate Hudson também parece conviver muito bem com as orelhas de abano
Kate Hudson também parece conviver muito bem com elas.

Kristen Stewart não importa com suas orelhas de abano
E a Kristen Stewart parece também não se importar muito não…

Cirurgia para corrigir orelhas de abano

Planejamento

como corrigir orelhas de abano
Na primeira consulta, o cirurgião irá avaliar se, realmente, o candidato apresenta algum problema em relação ao tamanho, simetria, consistência e a forma das orelhas, caso positivo, são tiradas fotografias para posterior comparação.

Veja Também: Encontre um centro de estética e cirurgia plástica

Antes de qualquer cirurgia, porém, a pessoa tem que passar por uma avaliação clínica e laboratorial, para determinar se tem condições de se submeter a um procedimento estético e cirúrgico, e no caso da otoplastia isso não é diferente, se o paciente for adulto, serão exigidos exames cardiológicos.

Veja Também: Lipoescultura: tire suas dúvidas sobre essa cirurgia

Quanto à anestesia, ela pode ser local ou geral, que será decidido em comum acordo com o anestesista, que levará em consideração o tamanho da cirurgia, as condições clínicas, psicológicas e a idade do paciente. Já sabendo que, geralmente, as crianças recebem anestesia geral e os adultos, a local, com ou sem sedação.

Veja Também: As 10 cirurgias plásticas mais procuradas

Antes

antes de corrigir orelhas de abano
Ok, está tudo resolvido e marcado, finalmente deixará para trás aqueles apelidos maldosos, então, agora é a hora de tomar algumas providências:

Veja Também: Lipocavitação: modele seu corpo sem cirurgia

  • Quem tem cabelos longos, não precisa cortá-los para a cirurgia, pois poderá prendê-los de uma forma que não atrapalhem ou entrem em contato com a região, porém, quem tem cabelos em comprimento médio, difíceis de controlar, aí, nesse caso, é recomendável deixá-los mais curtos antes da cirurgia.
  • Providenciar uma faixa elástica adaptável com velcro (do tipo ballet ou tênis) para ser usada na cabeça, nas primeiras 48 horas após a cirurgia, para proteger a região, principalmente na hora de dormir. Existem já alguns modelos feitos para isso, que podem ser adquiridos junto a fornecedores de material médico-hospitalar, que seu cirurgião poderá lhe indicar.
  • Suspender o uso de quaisquer salicilatos (como AAS, aspirina, Melhoral) por duas semanas antes e duas semanas depois da cirurgia.
  • Não esqueça de fazer jejum no dia da cirurgia.
  • Antes de ir ao hospital, já compre a medicação que o médico recomendar, analgésicos, antiflamatórios e, eventualmente, antibióticos.
  • Como terá que dormir semi-sentado nos primeiros três dias de pós-operatório, abasteça seu guarda-roupa com almofadas e travesseiros.

Veja Também: Lipoescultura e outras cirurgias Plásticas

Em poucas horas…adeus apelidos!

cirurgia para corrigir orelhas de abano
No procedimento de otoplastia, além de ser removido um fragmento de pele atrás das orelhas, é preciso, também, moldar as cartilagens com pontos, incisões ou raspagem e, em casos extremos, até mesmo remover seus segmentos para que alcance uma forma natural. O procedimento cirúrgico é feito através de um corte interno na pele atrás da orelha, quando a pele é descolada da cartilagem e fixada na nova posição com pontos internos.

Veja Também: Implante de silicone nos seios: Tire suas dúvidas

Considerada super simples, a cirurgia das orelhas de abano não requer internação, ela é realizada em caráter ambulatorial, durando, em média, entre uma e duas horas, depois disso, após a recuperação da anestesia, o paciente já é liberado.

Veja Também: Lipoescultura: menos gorduras e curvas mais definidas

O pós

antes e depois da cirurgia para corrigir orelhas de abano
Como em qualquer tratamento cirúrgico, é normal sentir um pouco de incômodo e, ao contrário de muitas cirurgias plásticas, a dor é comum na otoplastia, porém, ela pode ser perfeitamente controlada com medicação anti-inflamatória e analgésica e em crianças e pessoas com a cartilagem menos resistente, a dor é ainda menor.

Veja Também: Sol após plástica ou silicone pode causar manchas

Quanto aos pontos, sua remoção é feita após uma semana, porém, após os dois primeiros meses da operação ainda resta um pequeno inchaço que só desaparece no sexto mês. Ou seja, é preciso ter uma dose de paciência até o resultado final, acredite, é preciso três meses após o tratamento para se perceber como as orelhas vão ficar realmente.

Veja Também: O que você precisa saber sobre o Botox

Quanto às cicatrizes, elas ficam ocultas na dobra de pele atrás das orelhas.

como corrigir orelhas de abano
Na primeira semana de cirurgia, os médicos sugerem repouso, para evitar a formação de hematomas, não é aconselhável correr, baixar a cabeça, erguer objetos pesados e praticar exercícios físicos. Ainda, evite dormir de lado por duas semanas. O sol deve ser evitado no primeiro mês, e durante, pelo menos, dois meses, use travesseiros altos, de forma a apoiar neles somente a parte de sua cabeça logo acima das orelhas, a chamada região parietal

12 Comments

  1. lucas janeiro 13, 2015
    • Keven setembro 1, 2016
  2. Tatah julho 16, 2015
    • Denise Helena julho 16, 2015
  3. Clara Rios maio 23, 2016
  4. Mateus Gabriel setembro 29, 2016
  5. Vanny novembro 22, 2016
  6. Vanny novembro 22, 2016
  7. teu padastro julho 22, 2017
  8. Rafael setembro 20, 2017
  9. isac setembro 30, 2017
  10. Mike março 26, 2018

Add Comment