Relaxamento capilar para cabelos cacheados

O relaxamento capilar é um procedimento feito normalmente em cabelos ondulados ou crespos, pois ele alisa os fios completamente ou deixa os cachos mais definidos, com aspecto natural e leve.

Veja: Cuidados para Cabelos Cacheados – por Gil Vianna

O resultado desse processo é um cabelo com muito mais movimento. Esse método é ideal para quem gosta de ter os cabelos crespos, mas deseja diminuir o volume e o frizz.

O relaxamento capilar é personalizado, ou seja, é realizado de acordo com cada tipo de fio, fazendo com que cada mulher receba o melhor tratamento de acordo com o seu perfil e suas necessidades.

A seguir, confira as etapas do procedimento e tire as suas dúvidas!

Relaxamento capilar para cabelos cacheados

Imagem: Pinterest

Entenda as etapas do tratamento

No primeiro passo do relaxamento capilar, o cabelo é dividido em quatro partes e o protetor de fios é passado.

Em seguida, o creme relaxante é aplicado em cada mecha, pois ele é o responsável por controlar e definir os fios.

Esse processo é repetido até que todo o cabelo receba uma camada homogênea do produto.

Veja: 13 dicas essenciais para cuidar de cabelos cacheados e ondulados

mulher com cabelo cacheado

Imagem: Pinterest

O creme age nos fios por cerca de 25 minutos para que o cabelo absorva os nutrientes e o resultado seja ainda mais visível. É nesse momento que o profissional espalha o produto com um pente e avalia se será preciso prolongar o tempo da ação.

O segundo passo é enxaguar os fios com água morna para que o cabelo possa receber o produto de reconstrução, um creme que contém aminoácidos essenciais, agentes hidratantes, condicionantes e também vitaminas que o cabelo precisa para ficar mais saudável e sedoso.

Na sequência, retira-se esse produto do cabelo e é utilizado um creme neutralizante, que elimina os últimos resquícios da química e impede que essas substâncias mais fortes danifiquem o cabelo em longo prazo.

Nesse processo, o produto age durante três minutos enquanto o cabelo é massageado e o creme é espalhado. Esse é o último processo do relaxamento capilar, mas os cuidados devem continuar em casa!

Veja: Cabelos crespos estão em alta: a volta do estilo black power!

Cuidados após o tratamento

mulher com os cabelos ondulados

Imagem: Pinterest

Assim como todo tratamento, o relaxamento capilar necessita de cuidados específicos para um bom resultado e uma maior durabilidade.

Para que o seu cabelo permaneça como você deseja por mais tempo e se mantenha saudável, é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

A seguir, confira quais são os cuidados que devem ser tomados para que o tratamento dure mais:

Veja: Como fazer cauterização em cabelos cacheados

Faça a manutenção no cabelo

O relaxamento capilar não dura para sempre e, a cada lavagem, o cabelo perde um pouco do efeito do tratamento.

Por isso, tente voltar ao salão de beleza ao menos uma vez no mês para retocar os produtos e hidratar o cabelo.

Evite repetir o processo muitas vezes ao mês ou cada vez que a raiz crescer, pois esse procedimento pode danificar o cabelo quando é realizado em excesso.

Veja: Como cuidar de cabelo cacheado ruivo

Lave o cabelo duas vezes na semana

Para lavar os cabelos, prefira xampus mais leves, de preferência sem sal, e opte por um condicionador que seja específico para cabelos quimicamente tratados.

Não se esqueça que os fios que recebem alguma química devem ser cuidados diariamente com um leave-in, creme que não deve ser tirado com água depois de aplicado.

Conheça: Opções incríveis de penteados para cabelos cacheados

mulher lavando o cabelo

Imagem: Pinterest

Para quem precisa lavar o cabelo mais de duas vezes na semana, a dica é fazer a limpeza apenas com o condicionador.

Ao pular o procedimento da lavagem com o xampu, você diminui as chances de ter cabelos quebradiços, pois esse é o passo que normalmente resseca os cabelos que são quimicamente tratados.

Para obter os melhores resultados, basta molhar bastante o cabelo com água morna e, em seguida, aplicar o condicionador.

Comece com cerca de cinco centímetros da raiz, para que ela não fique oleosa, e desça massageando e espalhando o produto até as pontas.

Aplique o condicionador em abundância nas pontas, pois essa é a região normalmente mais ressecada do cabelo.

Em seguida, enxágue bem o produto e não deixe resquícios dele nos fios.

Conheça: Dicas para deixar Cabelos Cacheados bem definidos

Evite usar o secador

A melhor e mais saudável maneira de secar o cabelo é naturalmente, deixando os fios soltos ao ar livre.

Caso isso não seja possível, deixe que ele seque ao menos parcialmente e apenas depois use o secador, preferencialmente em uma temperatura média ou baixa. Esse cuidado evita que os fios fiquem danificados e com um aspecto quebradiço e seco.

Porém, se o seu cabelo estiver saudável, você pode optar por um secador ou até mesmo uma touca térmica.

Lembre-se de que o cabelo precisa estar totalmente seco para usar a chapinha ou o babyliss.

Antes de fazer qualquer um desses processos, é importante usar algum produto de proteção térmica, como cremes específicos, para preservar a saúde dos fios mesmo quando são aquecidos.

Veja: Como usar secador, chapinha ou babyliss sem maltratar os fios

mulher com os cabelos cacheados

Imagem: Pinterest

Faça uma hidratação em casa a cada duas semanas

Para que os efeitos do relaxamento capilar sejam prolongados e o seu cabelo fique hidratado e definido por mais tempo, é recomendado fazer uma hidratação nos fios a cada duas semanas.

Passe um creme de condicionamento com proteínas que limpam o cabelo e ingredientes hidratantes para fazer um tratamento profundo.

Para obter melhores resultados, coloque uma touca térmica – ou uma de banho – e deixe que o produto aja no cabelo por cerca de 30 minutos.

No momento de escolher o produto hidratante, não se deixe levar pelos preços baixos e invista em produtos de alta qualidade, pois são eles que contêm os ingredientes necessários para uma hidratação completa e eficiente.

Deixe um comentário