Redobre os cuidados com seu corpo no inverno

As temperaturas estão caindo a cada dia, e a proximidade do inverno abre a temporada para aquela preguiça gostosa e para relaxar um pouco com a dieta e com os cuidados com a pele e os cabelos, certo?

Errado! Muito, muito errado!

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Para evitar uma verdadeira maratona contra o relógio e colocar a famosa “operação verão” em prática às vésperas do final do ano, é melhor manter alguns cuidados para lá de básicos (em qualquer estação do ano) e evitar que sua aparência e saúde sejam prejudicadas só por causa das mil desculpas que sempre arranjamos para relaxar demais durante o inverno.

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cuidados com o corpo no inverno

Hidratação

Beba muita água

Antes mesmo de pensar em tratamentos com cosméticos, devemos nos lembrar que, em primeiro lugar, vem o melhor e mais eficiente hidratante de todos: a água.

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Quando as temperaturas estão mais baixas, dificilmente transpiramos, mas isso não significa que nosso corpo não precise de água.

Continue a tomar ao menos dois litros de água todos os dias e não quebre esse hábito. Existem até aplicativos para celular para lembrar quando é hora de tomar água. Não há desculpas para esquecer de hidratar-se normalmente.

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beber água para cuidar do corpo no inverno

Protetor solar sempre

O sol pode não estar brilhando lá fora, mas sua radiação é capaz de atravessar as espessas camadas de nuvens e chegar até a pele do rosto, colo e mão.

Basta olhar qualquer site de previsão do tempo e verificar que a incidência de raios UV é bem intensa mesmo em dias nublados.

Não descuide de sua pele e aplique o protetor solar antes da maquiagem diariamente, mesmo se estiver chovendo lá fora.

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Cuidado na hora do banho

cuidados com o corpo no inverno durante o banho

Ainda falando em água, devemos tomar muito cuidado com a temperatura do chuveiro. Já sabemos há muito tempo que a água quente é nociva para os cabelos e também para a pele. Mas você sabia que esses danos podem ser ainda mais intensos durante o inverno?

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Isso porque a tendência é tomarmos banhos mais quentes e prolongados. Assim, a alta temperatura da água remove a oleosidade natural da pele e dos cabelos, dando a ambos textura e aspecto ressecados.

Mesmo que não pareça nada fácil, tente regular seu chuveiro para a temperatura mais amena que seu corpo puder suportar. Você não vai se arrepender.

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Não se esqueça dos cremes

Cuide bem da sua pele diariamente. A pele das mãos e das articulações (joelhos e cotovelos) tendem a ficar mais ressecadas no frio. Procure um produto de alto teor de hidratação e específico para cada região do corpo.

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Nos cabelos, mantenha a rotina de hidratações semanais, mesmo que eles sejam lavados com menos frequência. Use óleo de argan ou silicone reparador de pontas para evitar a ação da poeira dos dias mais secos.

Os lábios também sofrem muito com a ação do frio. Para evitar rachaduras labiais e aquele aspecto ressecado, utilize sempre batom com ativos hidratantes (aproveite e renove sua coleção com as cores do inverno).

Também vale usar lip balm ou mesmo a boa e velha manteiga de cacau: o importante é não deixar seus lábios desprotegidos.

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Alimentação no Inverno

alimentação para cuidar do corpo no inverno

Venhamos e convenhamos que o frio é a estação mais convidativa para as armadilhas calóricas. Um chocolate quente para esquentar aqui, um delicioso fondue ali, e é claro, aqueles caldinhos deliciosos para espantar o frio.

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Além de sentir mais fome, comemos com menos culpa, já que ninguém vai exibir o corpo por alguns meses. Além disso, comer se torna um dos programas favoritos de inverno, já que o clima não é dos mais convidativos para curtir outras atividades ao livre.

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Mas tome cuidado: tente não exagerar nas delícias de inverno (que também é a época das festas juninas, cheias de quitutes!). Mantenha a disciplina e evite alimentos gordurosos, frituras e açúcares em excesso.

Uma dica é substituir o chocolate quente por um chá sem açúcar. Pode ser o chá verde, que é um termogênico natural, ou camomila para espantar a ansiedade.

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A luta contra a preguiça

dicas para você cuidar do corpo no inverno

Imagine a seguinte cena: faz frio lá fora, e pode até estar caindo uma garoa gelada.

Existem duas opções: assistir um bom filme debaixo das cobertas ou sair para seus treinos, caminhadas e corridas. Não será difícil optar pelo conforto e o calor do lar, e relaxar tranquilamente.

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Mas, por mais que a tentação seja forte e o clima não colabore para enfrentar a rua, tente juntar forças pelo menos para praticar alguma atividade indoor.

É possível treinar na academia ou mesmo em casa: pule corda, dance, jogue algum jogo de videogame com detecção de movimentos. Se esforce para não se render integralmente ao sofá e à televisão. Não deixe de se exercitar pelo menos durante uma hora por dia, três dias na semana.

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Às vezes não damos conta, mas devemos nos cuidar todos os dias. E não se trata só de disciplina, mas de amar-se e reservar alguns minutos do dia para o próprio bem-estar. Curta o inverno e não se esqueça de manter hábitos saudáveis!

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