20 Dicas para estimular o metabolismo a queimar gordura

Por mais que existam mil e uma dietas, todas prometendo a perda de peso rápida, parecendo verdadeiros milagres, e muitas até são mesmo, acredite, nada mais eficaz na hora de enxugar medidas, de uma forma definitiva, do que investir em novos hábitos e, claro, mais saudáveis. Ok, nem sempre isso é muito fácil diante de nossa rotina diária super corrida, porém, existem sim, pequenos hábitos, que se introduzidos em nosso cotidiano e que, segundo confirmam alguns estudos científicos, ajudam sim a emagrecer, por isso, resolvemos mostrar algumas sugestões que se forem bem aproveitadas poderão fazer toda a diferença para você queimar gordura:

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dormir ajuda a queimar gordura

Dicas simples para estimular o metabolismo a queimar gordura

1. Durma bem

Segundo cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, dormir menos que seis horas por noite desequilibra a produção de hormônios, e acabam subindo os níveis de tudo que desperta o apetite (caso da grelina), reduzindo as taxas do que eleva o gasto energético (como a leptina), resultando numa tendência maior a engordar. Por isso, a dica é que para estimular o metabolismo a queimar gordura, procure adotar horários certos para dormir e levantar, e assim, descansar seu organismo o suficiente.

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2. Café da manhã de rainha

Não é de hoje que se ouve falar da importância dessa refeição para a dieta e estudos novos confirmam isso, um dos mais recentes, do Wolfson Medical Center, em Israel, avaliou dois grupos que consumiam o mesmo número de calorias só mudando a distribuição dos alimentos, tipo, o grupo que comia mais no jantar perdeu 4 quilos e o que priorizava o café da manhã secou 22, daí se conclui que a refeição matinal, que é rica em proteína e carboidrato, estimula a secreção de hormônios que aumentam a saciedade e fazem queimar gordura. Portanto, se seu objetivo é estimular o metabolismo, nada de sabotar essa refeição!

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3. Coma na hora certa

Acredite, comer na hora certa estimula o organismo a funcionar direito para queimar gordura, já a alimentação em horários desregrados pode alterar os ciclos metabólicos, aumentando o risco de obesidade e certas doenças associadas.

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4. Água antes

Segundo uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, se você adotar o hábito de beber dois copos de água, uma hora ou 30 minutos antes do almoço e do jantar, estará ajudando a saciar a fome, o que a levará a comer menos, os participantes que ingeriram água nesses horários consumiram de 75 a 90 calorias a menos por refeição, e o resultado? Depois de 12 semanas, emagreceram e mantiveram o peso um ano depois.

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5. Mastigue bem

Pois é, aquela velha regrinha vale mesmo, comer devagar emagrece. Para queimar gordura, nada de pressa, reserve 30 minutos no mínimo para as refeições principais. 500 jovens obesos foram acompanhados pela pesquisadora Julia Galhardo, do Hospital Pediátrico de Bristol, na Inglaterra, divididos em dois grupos, um dos grupos recebeu uma balança computadorizada (para medir peso e tempo) para quando colocassem o prato ali, a pesquisadora avisar se estavam comendo rápido. O resultado? Depois de um ano, ela notou que o grupo com a balança que foi levado a demorar mais para finalizar a refeição (não menos de meia hora) e a comer menos, emagreceu bem mais.

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6. Nada de bebidas com açúcar

De acordo com uma pesquisa realizada com 800 pessoas feita na Argentina, geralmente se consome 200 a 400 calorias extras por dia sob a forma de refrigerantes, sucos e chás com açúcar, e se essa pesquisa fosse feita aqui no Brasil, provavelmente, esses números seriam até mais altos, considerando que a população prefere tudo mais adocicado. Pois então, substituindo essas bebidas pelas versões sem açúcar, você economiza, em média, 300 calorias.

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7. Invista em jantares românticos

Acredite, segundo um estudo realizado na Universidade McMaster, que avaliou 469 pessoas que jantaram em diferentes cafeterias de Hamilton, no Canadá, ao longo de uma semana, a mulher que sai com aquele gato por quem está apaixonada, geralmente não come, ou come muito pouco, acaba escolhendo pratos menos calóricos. Comer menos, segundo os autores, talvez seja timidez ou um recurso inconsciente para atrair o parceiro.

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8. Escolha locais tranquilos

De acordo com um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, o ambiente faz diferença, após mudarem o visual de uma loja de fast food em Illinois, deixando as luzes e a música mais suaves, os clientes passaram a consumir 18% menos calorias, pois esse novo espaço os inspirou a saborear mais os alimentos e a comer menos, apesar de manterem o mesmo pedido de antes da reforma.

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fazer compras ajuda queimar gordura

9. Faça compras e emagreça

Segundo cálculos da Escola Médica de Harvard, nos Estados Unidos, dá para gastar 155 calorias a cada 30 minutos empurrando o carrinho e mais, se você acelerar o passo, percorrendo as gôndolas como se estivesse atrasada para um compromisso vai queimar gordura ainda mais…

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10. Cultive uma horta para queimar gordura

Quem disse que morar em apartamento impede alguém de ter uma horta? Plante vasinhos com temperos e coloque na varanda, a vantagem é que além de ter ervas frescas e deixar seus pratos mais saborosos, essa medida melhora sua silhueta, já que, de acordo com estimativas da Escola Médica de Harvard, você gastará cerca de 135 calorias por meia hora ao cavar, plantar, tirar as folhas velhas e regar.

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11. Filmes de terror sim!

Segundo cientistas da Universidade de Westminster, na Grã- Bretanha, os filmes de terror produzem uma descarga de adrenalina que acelera as batidas do coração, reduz o apetite e leva o corpo a queimar gordura, e anote as dicas, os campeões foram O Iluminado (184 calorias), Tubarão (161), O Exorcista (158), Alien (152) e Jogos Mortais (133). Claro, não preciso nem dizer, esqueça a pipoca.

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12. Comédias românticas também emagrecem!

Pois é, rir, além de melhorar o astral, também ajuda a queimar gordura. Segundo estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, as gargalhadas elevam o ritmo dos batimentos cardíacos em até 20%, assim, bastam 15 minutos de boas risadas para detonar 40 calorias.

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13. Saia da frente da TV ou PC

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, feito com 36 adultos que viam, em média, cinco horas de TV por dia revelou que reduzir pela metade o tempo diante da telinha ou PC pode estimular a queima de 120 calorias extras por dia, pois, dessa forma, o grupo que cortou esse período em 50%, passou a gastar o equivalente a caminhar mais de 1,5 quilômetro, ou seja, ao sair do sofá ou da frente do PC, a tendência é você se dedicar a outras tarefas mais ativas e queimar gordura.

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14. Namore mais

Pois é, o dia dos namorados está chegando e, para a alegria dos apaixonados, segundo pesquisa da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos o sexo pode ser um ótimo exercício para queimar gordura, desde as preliminares, já que só beijo na boca requisita 34 músculos da face e consome 2 calorias por minuto (120 por hora!) e segundo cientistas italianos, tirar a roupa do parceiro pode queimar até 10 calorias e dependendo da empolgação e da criatividade do casal, essa taxa pode quadruplicar, então, pode ir anotando, na soma final, a relação sexual consome cerca de 250 calorias em meia hora.

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vitamina para queimar gordura

15. Aposte em vitamina D

Um trabalho publicado na revista científica British Journal of Nutrition mostrou que as mulheres com deficiência da vitamina demoram mais a queimar gordura e entre suas várias funções, esse nutriente fortalece os ossos e ajuda a manter a forma. Anote algumas fontes: peixes gordos (salmão, atum, sardinha) e gema do ovo. A vitamina D também é sintetizada na pele sob ação da luz solar, sendo assim, exponha braços e pernas ao sol, por 15 minutos, logo cedo ou à tardinha, sem protetor solar. Através de um exame de sangue poderá saber se suas taxas estão certas ou se você precisa de suplementação.

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16. Analise os rótulos dos alimentos

Pode parecer uma bobagem, mas um time de cientistas internacionais concluiu que as mulheres que conferem o rótulo dos alimentos são mais magras do que as que não têm esse costume, para isso analisaram mais de 25 mil dados sobre saúde, alimentação e hábitos de consumo coletados por vários institutos de saúde dos Estados Unidos.

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17. Nada de ficar muito tempo sentada!

De acordo com a endocrinologista Emma Wilmot, da Universidade de Leicester, na Inglaterra, cada adulto passa entre 50% e 70% do dia sentado, e o longo tempo parado reduz o metabolismo e aumenta em até 112% o risco de Diabetes, por isso, para preveni-la e estimular seu corpo a queimar gordura, procure pelo menos de hora em hora ficar cinco minutos em pé, vá ao banheiro, tome um café, vá beber água,…,

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18. Mexa-se!

Pesquisadores da famosa Clinica Mayo, nos Estados Unidos, mostraram que é possível queimar gordura e eliminar 350 calorias se você usar 2h30 em atividades simples do dia a dia, e vale tudo, aposentar o controle remoto, trocar o elevador pela escada, o carro pela bicicleta, ou estacionar o carro longe para caminhar alguns quarteirões, inclusive fazer aquelas atividades domésticas das quais vive fugindo, como varrer a casa e passar aspirador de pó, fazer a cama.

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19. Hidrate-se

Na verdade o que já sabíamos só foi confirmado pelos cientistas do Centro de Pesquisa Clínica Franz-Volhard, na Alemanha, que observaram que a hidratação inadequada reduz o metabolismo e que beber 500 mililitros (cerca de dois copos) tem efeito contrário, aumenta a queima de calorias em até 30% e outra coisa, quanto se ela estiver gelada, melhor ainda, pois isso faz aumentar o consumo de energia e queimar gordura, tentando igualar a água à temperatura corporal, gastando assim, mais calorias.

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20. Faça exercício

E mais, pesquisadores da Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, provaram que a queima de calorias não depende só da idade ou de como o organismo funciona, mas também do estilo de vida, o metabolismo continua a pleno vapor em quem treina regularmente. Traduzindo: malhar é igual a queimar gordura.

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